Anima Mundi (festival)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Festival Internacional de Animação do Brasil, ou Anima Mundi, é uma organização de animações que ocorre anualmente no mês de julho nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil.

Iniciado em 1993, é segundo maior Festival de Animações do mundo e o maior da América Latina.[1] Durante o festival são exibidos curtas, médias e longas-metragens, seriados e comerciais. As linguagens narrativas e técnicas são as mais variadas e o festival não exige nenhum critério específico.

Por outro lado, o festival promove um concurso internacional de animações para a Internet com critérios específicos, o Anima Mundi Web, que é uma mostra competitiva paralela à que ocorre no Rio de Janeiro e em São Paulo. O concurso online recebe trabalhos realizados com o programa Flash, que são exibidos no site do Anima Mundi onde os internautas podem participar da votação pela escolha da melhor animação.

Desde 2005, acontece também o Anima Mundi Celular, competição online para animações feitas especificamente para telefones celulares.

Outro diferencial do Anima Mundi é o Estúdio Aberto, conjunto de oficinas livres e gratuitas que estimulam os espectadores a produzir suas próprias animações [2], de modo instantâneo, em sete técnicas diferentes: animação tradicional (2D), zootropo, massinha (stop-motion, pixilation, areia, recortes e animação direta na película 35mm.

Referências

  1. Angela Boldrini (28 de outubro de 2014). «Festival exibe hoje primeiro curta feminino premiado no Anima Mundi». Folha de S. Paulo. Consultado em 28 de outubro de 2014 
  2. Camila Taira (26 de julho de 2010 (atualizada em 7 de dezembro de 2010). «Anima Mundi: veja o que você não pode perder». Veja. Consultado em 28 de outubro de 2014  Verifique data em: |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.