Universidade São Judas Tadeu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Universidade São Judas Tadeu
USJT ou USJ
Lema Se pensar bem, São Judas
Fundação 1971
Tipo de instituição Universidade privada
Mantenedora Anima Educação
Localização São Paulo, São Paulo
Funcionários técnico-administrativos +490
Reitor(a) Prof.Dra Denise Aparecida Campos
Docentes +610
Total de estudantes +20000[1]
Campus Campus Mooca (São Paulo)

Campus Butantã (São Paulo) Campus Paulista (São Paulo) Campus Santo Amaro (São Paulo) Campus Jabaquara (São Paulo) Campus Unimonte (Santos)

Cores da escola Azul e Branco
Afiliações Colégio São Judas Tadeu - CSJT
Página oficial www.usjt.br

A Universidade São Judas Tadeu (USJT) é uma instituição de ensino superior brasileira fundada na cidade de São Paulo. A universidade possui sete campi: o campus Mooca, bairro de origem da instituição, o campus Butantã, na Zona Oeste da cidade, o campus Paulista, no Centro, o campus Santo Amaro, Jabaquara na Zona Centro-Sul e o campus em São Bernardo do Campo no ABC paulista inaugurado em fevereiro de 2019. Os três últimos com início das atividades no ano de 2018. E o sexto campus Unimonte em Santos que integra a marca São Judas em 12 de abril de 2018.

Em 2016, tornou-se uma das cinco melhores universidades particulares de Ensino Superior do país, segundo o MEC.

A universidade oferece cursos de Graduação, Mestrado, Doutorado e Especialização, possuindo cerca de 20 mil alunos.

História[editar | editar código-fonte]

A Universidade foi fundada pelo casal Alberto Mesquita de Camargo e Alzira Altenfelder Silva Mesquita, quando criaram o Curso de Admissão ao Ginásio do Estado, no bairro da Mooca. Em sete depois, foi transferida para um prédio na Rua Clark, e passou a sediar os cursos de Ensino fundamental I e II e, posteriormente, o Ensino Médio. Os primeiros cursos de nível superior foram criados em 1971:Administração de empresas e Contabilidade. O reconhecimento oficial como Universidade veio em 1989.

Em 1985, tiveram início as atividades de Pós-Graduação Lato Sensu. Em 2003, foi criado o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, na área de Filosofia, seguido por mais dois, em Educação Física e em Arquitetura e Urbanismo.

Possui reconhecimento do MEC e de outros órgãos responsáveis pelos critérios de avaliação educacional, sendo, em 2012, agraciada como a melhor universidade particular de São Paulo, e uma das cinco melhores universidades (entre públicas e privadas) do estado.

Em 2017, foi anunciada a criação de 3 campus: Paulista, Jabaquara e Santo Amaro, com início no primeiro semestre de 2018.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Campus Jabaquara da Universidade São Judas Tadeu

Os seis campi da Universidade São Judas Tadeu estão localizados no Estado de São Paulo.

  • Campus Mooca: O tradicional e principal campus da universidade, que leva o nome do fundador da Universidade, o Professor Alberto Mesquita de Camargo. Esta unidade possui uma ampla rede de serviços e laboratórios, contando com cinco edifícios com 207 salas de aula, 7 oficinas didáticas, teatro experimental 90º, Praça Cultural, dois auditórios, Térreo e da Reitoria, com capacidade de 440 e 260 lugares, respectivamente, com 69.143m² de área construída.
  • O campus Butantã está localizado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, próximo à estação Butantã do metrô. O campus situa-se na Avenida Vital Brasil, 1000 (próximo à Estação Butantã, Linha 4 da ViaQuatro). Tem 59 salas de aula, um auditório com capacidade de 360 lugares e 9.6945m² de área construída.
  • O campus Jabaquara está localizado na Avenida Jabaquara, 1870. no bairro da Saúde, São Paulo.
  • O campus Unimonte está situado na cidade de Santos, no bairo Vila Mathias, localizado na Rua Comendador Martins, 52.

Os campus Mooca e Butantã possuem, juntos, 151 laboratórios didáticos, duas bibliotecas amplas, 625 professores e 549 funcionários.

Faculdades[editar | editar código-fonte]

A Universidade São Judas Tadeu é composta por cinco faculdades, sendo elas: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Faculdade de Direito (FD), Faculdade de Letras, Artes, Comunicação e Ciências da Educação (FLACCE) e Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas (FTCE)

Grupo Anima[editar | editar código-fonte]

Em 2014, a instituição foi comprada pelo Grupo Ânima de Educação[2] após uma negociação que durou em média quatro anos. Também neste ano, a São Judas foi contemplada com 87 estrelas no ranking de cursos classificados pelo Guia do Estudante[3] e lançou 13 novos cursos, sendo 10 de graduação em tecnologia e três em bacharelado.


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]