Universidade São Judas Tadeu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade São Judas Tadeu
USJT ou USJ
Lema Se pensar bem, São Judas
Fundação 1971
Tipo de instituição Universidade privada
Mantenedora Anima Educação
Localização São Paulo, São Paulo, {{{país}}}
Funcionários técnico-administrativos +490
Reitor(a) Prof.Dra Denise Aparecida Campos
Docentes +610
Total de estudantes +20000[1]
Campi Campus Mooca (São Paulo)

Campus Butantã (São Paulo) Campus Paulista (São Paulo) Campus Santo Amaro (São Paulo) Campus Jabaquara (São Paulo) Campus Unimonte (Santos)

Cores Azul e Branco
Afiliações Colégio São Judas Tadeu - CSJT
Página oficial www.usjt.br

A Universidade São Judas Tadeu (USJT) é uma instituição de ensino superior brasileira fundada na cidade de São Paulo. A universidade possui sete campi: o campus Mooca, bairro de origem da instituição, o campus Butantã, na Zona Oeste da cidade, o campus Paulista, no Centro, o campus Santo Amaro, Jabaquara na Zona Centro-Sul e o campus em São Bernardo do Campo no ABC paulista inaugurado em fevereiro de 2019. Os três últimos com início das atividades no ano de 2018. E o sexto campus Unimonte em Santos que integra a marca São Judas em 12 de abril de 2018.

Em 2016, tornou-se uma das cinco melhores universidades particulares de Ensino Superior do país, segundo o MEC.

A universidade oferece cursos de Graduação, Mestrado, Doutorado e Especialização, possuindo cerca de 20 mil alunos.

História[editar | editar código-fonte]

A Universidade foi fundada pelo casal Alberto Mesquita de Camargo e Alzira Altenfelder Silva Mesquita, quando criaram o Curso de Admissão ao Ginásio do Estado, no bairro da Mooca. Em sete depois, foi transferida para um prédio na Rua Clark, e passou a sediar os cursos de Ensino fundamental I e II e, posteriormente, o Ensino Médio. Os primeiros cursos de nível superior foram criados em 1971:Administração de empresas e Contabilidade. O reconhecimento oficial como Universidade veio em 1989.

Em 1985, tiveram início as atividades de Pós-Graduação Lato Sensu. Em 2003, foi criado o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, na área de Filosofia, seguido por mais dois, em Educação Física e em Arquitetura e Urbanismo.

Possui reconhecimento do MEC e de outros órgãos responsáveis pelos critérios de avaliação educacional, sendo, em 2012, agraciada como a melhor universidade particular de São Paulo, e uma das cinco melhores universidades (entre públicas e privadas) do estado.

Em 2017, foi anunciada a criação de 3 campus: Paulista, Jabaquara e Santo Amaro, com início no primeiro semestre de 2018.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Campus Jabaquara da Universidade São Judas Tadeu

Os seis campi da Universidade São Judas Tadeu estão localizados no Estado de São Paulo.

  • Campus Mooca: O tradicional e principal campus da universidade, que leva o nome do fundador da Universidade, o Professor Alberto Mesquita de Camargo. Esta unidade possui uma ampla rede de serviços e laboratórios, contando com cinco edifícios com 207 salas de aula, 7 oficinas didáticas, teatro experimental 90º, Praça Cultural, dois auditórios, Térreo e da Reitoria, com capacidade de 440 e 260 lugares, respectivamente, com 69.143m² de área construída.
  • O campus Butantã está localizado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, próximo à estação Butantã do metrô. O campus situa-se na Avenida Vital Brasil, 1000 (próximo à Estação Butantã, Linha 4 da ViaQuatro). Tem 59 salas de aula, um auditório com capacidade de 360 lugares e 9.6945m² de área construída.
  • O campus Jabaquara está localizado no bairro da Saúde, São Paulo.
  • O campus Unimonte está situado na cidade de Santos, no bairo Vila Mathias.

Os campi Mooca e Butantã possuem, juntos, 151 laboratórios didáticos, duas bibliotecas amplas, 625 professores e 549 funcionários.

Faculdades[editar | editar código-fonte]

A Universidade São Judas Tadeu é composta por cinco faculdades, sendo elas: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Faculdade de Direito (FD), Faculdade de Letras, Artes, Comunicação e Ciências da Educação (FLACCE) e Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas (FTCE)

Grupo Anima[editar | editar código-fonte]

Em 2014, a instituição foi comprada pelo Grupo Ânima de Educação[2] após uma negociação que durou em média quatro anos. Também neste ano, a São Judas foi contemplada com 87 estrelas no ranking de cursos classificados pelo Guia do Estudante[3] e lançou 13 novos cursos, sendo 10 de graduação em tecnologia e três em bacharelado.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]