Avenida Doutor Ricardo Jafet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
'
País
Avenida Doutor Ricardo Jafet a partir da estação Santos-Imigrantes.
Início Praça do Monumento, Ipiranga, São Paulo-SP
Subprefeitura(s) Ipiranga, Vila Mariana e Jabaquara
Fim Avenida Professor Abraão de Morais, Saúde, São Paulo-SP

Avenida Doutor Ricardo Jafet é um logradouro de São Paulo, considerada uma importante via, principalmente para os distritos do Cambuci, Mooca, Aclimação, Ipiranga, Saúde, Sacomã, Vila Prudente e Jabaquara, entre outros. Ela é o caminho da Rodovia dos Imigrantes, que liga São Paulo ao litoral.[1]

Inicia-se no bairro do Ipiranga, na Praça do Monumento. Quando se vai no sentido litoral, e se olha para o lado direito da avenida, é denominada região da Vila Mariana. A região oposta é o Ipiranga.

No meio da avenida, depois do cruzamento com a rua Vergueiro, há a Estação Santos-Imigrantes do Metrô de São Paulo, o que torna outro motivo para o movimento na avenida.

A avenida também é um principal acesso para os moradores da região do Cursino/Saúde/Ipiranga para acesso a Avenida dos Bandeirantes, Marginal Tietê, e o Zoológico de São Paulo, dando a importância para a avenida, além de ser um ótimo caminho para o Centro de Exposição Imigrantes, Diadema, o ABC Paulista, entre outros locais extremamente importantes para São Paulo.

O riacho do Ipiranga está canalizado abaixo dela.[2] É contígua com a Av. Professor Abraão de Moraes.[2]

Nomenclatura[editar | editar código-fonte]

Antes de receber o nome atual, a avenida já recebeu duas outras denominações: Av. Tereza Cristina e Av. Água Funda. Seu nome atual é homenagem a Ricardo Nami Jafet.[3]

Ornamentação[editar | editar código-fonte]

Em 2013, ganhou um jardim em seu canteiro, na altura das ruas Vergueiro e Rodrigo Vieira, na Chácara Klabin, no bairro do Ipiranga, por iniciativa da Subprefeitura da Vila Mariana.[4]

Referências

  1. Por: Renan Fonseca (08/07/2016 16:47). «Rodovia dos Imigrantes completa 40 anos de memórias». Arquivado desde o original em 01/09/2016. Consultado em 01/09/2016. 
  2. a b «Obras de controle de inundações na Bacia do Riacho do Ipiranga. Estudo de Viabilidade Ambiental - VOLUME I». 2014. Consultado em 01/09/2016. 
  3. SP Bairros, com base no Arquivo Histórico da Cidade de São Paulo. «Avenida Doutor Ricardo Jafet». Arquivado desde o original em 01/09/2016. Consultado em 01/09/2016. 
  4. Ipiranga News (07/11 A 13/11/2013). «Canteiro central na Ricardo Jafet ganha área ajardinada». Arquivado desde o original em 01/09/2016. Consultado em 01/09/2016.