Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
FCMSCSP
Fundação 1963
Tipo de instituição Filantrópica
Mantenedora Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho
Localização São Paulo, SP,  Brasil
Docentes 374
Graduação 1122
Pós-graduação 205
Página oficial https://fcmsantacasasp.edu.br/

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior de São Paulo voltada ao ensino das ciências da saúde. Possui cursos de bacharel em Medicina (considerado como um dos melhores e mais tradicionais cursos do país), Enfermagem e Fonoaudiologia, além de cursos tecnológicos em Radiologia e Sistemas Biomédicos. Também oferece cursos de pós-graduação (especialização lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu) e pós-doutorado. A faculdade é uma instituição de ensino particular, cuja mantenedora é a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho.


História[editar | editar código-fonte]

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, hospital-escola da instituição, foi o primeiro local a formar médicos e cirurgiões no estado de São Paulo, tendo sido o berço dos cursos de medicina da Universidade de São Paulo (USP) e da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, mas seu ensino foi interrompido durante algumas décadas do século XX. Na década de 1950 o corpo docente da Santa Casa se mobilizou para organizar uma nova faculdade de medicina no local, a FCMSCSP, iniciando suas atividades acadêmicas em 24 de maio de 1963, dentro do hospital-escola da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (primeiro hospital da cidade de São Paulo).

Situação Atual[editar | editar código-fonte]

O ingresso na faculdade de Medicina, até 2016, era feito pela aprovação do candidato no concurso público (vestibular) da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o mesmo que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo, porém a partir do ano seguinte, o processo seletivo passou a ser responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp). Já os cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia, Radiologia e Sistemas Biomédicos têm um processo seletivo exclusivo da faculdade.

A Faculdade já formou mais de 3.500 médicos, além de 274 mestres, 114 doutores e 26 livres-docentes. Apresenta grupos de pesquisa científica, tanto nas áreas básicas quanto clínicas.

Em 2013, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo completou 50 anos de fundação. A maioria do seu corpo docente graduou-se na própria Faculdade e, atualmente, existem 374 professores, sendo 284 (75,9%) doutores,  77 (20,6%) mestres e 13 (3,5%) especialistas, que lecionam para mais de 1.100 alunos dos cinco cursos de graduação, 200 alunos dos cursos de pós-graduação (stricto sensu) e 1.650 alunos de especialização (lato sensu)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.