Biblioteca de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Biblioteca de São Paulo
Biblioteca de São Paulo
País  Brasil
Estabelecida 2010
Localização São Paulo, SP
Acesso e uso
População servida Aberta ao público
Website www.bibliotecadesaopaulo.org.br

A Biblioteca de São Paulo (BSP) é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e fica localizada no Parque da Juventude. Faz parte do projeto de revitalização urbana no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru. Ocupa uma área de mais de 4 mil metros quadrados e conta com um acervo de 43 mil títulos, entre livros, jogos, brinquedos, revistas e jornais. É equipada com mobiliários confortáveis e ergonômicos, como pufes e sofás, de forma a estimular a leitura no local.[1]

Em 2017, realizou mais de 1.000 eventos culturais, fideliza mais de 28 mil sócios cadastrados e emprestou 125 mil títulos. Desde a inauguração em 8 de fevereiro de 2010, mais de 2 milhões de pessoas já conheceram o espaço. No ano passado, foram 295 mil visitas, cerca de 25 mil por mês.

A BSP é considerada por aplicar as melhores práticas de promoção e incentivo à leitura e recebe visitas de profissionais da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, professores universitários, gestores da área cultural, prefeitos municipais, secretários estaduais de cultura e educação de diversos estados da federação que desejam conhecer o projeto e adaptá-lo às suas realidades.

Pessoas com deficiência possuem acesso integral a todos os ambientes e podem utilizar o acervo de audiolivros, livros em Braille e os equipamentos de acessibilidade, como computadores e impressoras adaptados e scanners capazes de transformar livros escritos em arquivos de áudio. A programação também tem um olhar singular para inclusão e conta com atividades que permitem acolher e integrar crianças e adultos com deficiência intelectual ou física, por meio de brincadeira e jogos adaptados.

Além de inclusiva, a programação é pensada para todas as idades: são oferecidas atividades para bebês, crianças, jovens e adultos. Idosos também podem aproveitar as atividades nas bibliotecas, em especial os cursos sobre como utilizar smartphones e computadores, destinados especialmente a eles.

Semanalmente são adquiridos livros para o acervo da BSP que é circulante, ou seja, oferece serviço contínuo de empréstimo de livros, site com catálogo on-line, reserva de títulos presencial e online, serviço de sugestão e indicação de novos títulos efetuados pelos sócios, sala de games, acesso à internet e ambiente com rede wi-fi para uso livre.

Saiba mais no site oficial: http://bsp.org.br

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]