Parque Guarapiranga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Guarapiranga
Localização Estrada Guarapiranga, 575 (Parque Alves de Lima), São Paulo, SP
Tipo Público
Área 152.6 mil m²
Inauguração 21 de setembro de 1974 (43 anos)
Administração SVMA

O Parque Guarapiranga é um parque municipal localizado às margens da Represa de Guarapiranga, no distrito de Jardim São Luís, na zona sul do município de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. Ocupa uma área de 152 600 metros quadrados e fica numa das margens da Represa de Guarapiranga.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

O topônimo "Guarapiranga" é derivado do termo tupi antigo gûarapiranga, que significa "guarás vermelhos" (gûará, guarás + pirang, vermelho + a, sufixo). O guará é uma ave que nasce preta e que vai se tornando vermelha à medida em que cresce.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O local era uma antiga fazenda de café que foi reflorestada com eucalipto, árvore nativa da Austrália, de crescimento muito rápido e utilizado para produção de lenha, papel e essências para a indústria farmacêutica e produtos de limpeza. Na década de 1960, a Prefeitura passou a utilizar a área como viveiro, para produzir árvores e arbustos que eram plantadas nas ruas e praças da região. Em 21 de setembro de 1974, o parque foi inaugurado. O projeto original foi feito pelo escritório do famoso paisagista Roberto Burle Marx, que aproveitou a vegetação já existente e criou belos jardins e caminhos sinuosos.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

O parque possui quiosques, churrasqueirastrilhas, quadras poliesportivas, playgrounds, sanitários, bicicletários, pista de cooper, bosque e quadra de campo. Anteriormente, havia um acesso à praia formada pela represa Guarapiranga, mas houve deslizamentos de terra e vegetação que interditaram esse caminho e o tornaram perigoso. Não há previsão para sua reabertura, conforme informações da administração do parque. Há um estacionamento gratuito para veículos na Avenida Guarapiranga, próximo à entrada principal do parque.

Fauna[editar | editar código-fonte]

Apresenta um total de 52 espécies, sendo um réptil (o teiú), dois mamíferos e 49 aves. Entre as aves, destaca-se o maior passeriforme - o pavó, que se encontra em perigo de extinção no Estado de São Paulo -, o bonito-do-campo (que possui as cores da bandeira do Brasil) e a saíra-da-mata, endêmica da Mata Atlântica. Ocorrem outras aves endêmicas como periquito-rico, arredio-pálido e pichororé. Exemplares de mamíferos como gambá-de-orelha-preta e ratão-do-banhado foram avistados.

Flora[editar | editar código-fonte]

A maior parte do parque é recoberta por um eucaliptal, entremeado por pequenos bosques com espécies remanescentes da Mata Atlântica, além de áreas ajardinadas. Podem ser observados exemplares de tamanqueiro, tapiá-guaçu, mandioqueira, guaçatonga, passuaré, angico, cabuçu, capororoca, camboatá e pau-de-tucano.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Parque Guarapiranga

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 562.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]