Avenida Ipiranga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura importante avenida da cidade de Porto Alegre, veja Avenida Ipiranga (Porto Alegre).

'
País
Vista da Avenida Ipiranga.
Nomes anteriores Beco do Mata-Fome e Beco dos Curros
Extensão aproximadamente 1.300
Início Rua da Consolação, 438
Subprefeitura(s)
Distrito(s) República
Bairro(s) República
Fim Avenida Cásper Líbero, 175

A avenida Ipiranga é um importante logradouro da região central da cidade de São Paulo. O comprimento da avenida limita-se do seu encontro com a Rua da Consolação até o encontro com a Avenida Casper Líbero ou vice-versa. Na avenida, encontram-se símbolos e cartões postais da cidade, como a Praça da República, Edifício Copan, Edifício Itália, entre outros. Já foi incluída em canção de Caetano Veloso ("Sampa"), transformando o seu cruzamento com a avenida São João na "esquina mais famosa do Brasil".

A rua originou-se da união de dois "becos" da antiga São Paulo. Um deles era o "beco do Mata-Fome" (que hoje estaria em partes das ruas Araújo e Consolação), existente desde fins do século XVIII, via de passagem de tropeiros e seu gado, que iam rumo ao matadouro situado no bairro da Liberdade. O segundo era o "Beco dos Curros" nas imediações da atual praça da República.

Em 1865, a Câmara Municipal de São Paulo decide abrir um novo logradouro e surge então a rua Ipiranga, nome escolhido em virtude de na mesma época ter começado um projeto para a construção de um monumento em homenagem à Independência do Brasil.

Em 1934 recebeu a nomenclatura de avenida e é hoje uma das principais vias do centro da capital paulista.

Abriga o Hotel Excelsior, construção de 1941-1943, projetado por Rino Levi, destaque na avenida Ipiranga como também dessa época o ex Hotel Terminus, que tiveram hóspedes e moradores famosos.

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) tombou o espaço interno do tradicional Cine Ipiranga, localizado na avenida de mesmo nome, na capital. O local foi fundado em 1943 e viveu os grandes momentos dos cinemas de rua na região central.

Fontes[editar | editar código-fonte]