Catedral Metropolitana Ortodoxa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Catedral Metropolitana Ortodoxa
Catedral Metropolitana Ortodoxa de São Paulo.
Estilo dominante Bizantino
Arquiteto Paulo Taufik Camasmie
Início da construção 1942
Fim da construção 1954
Religião Igreja Ortodoxa Grega de Antioquia
Diocese Arquidiocese de São Paulo e todo o Brasil
Ano de consagração 1958[1]
Website Site oficial
Geografia
País  Brasil
Região São Paulo
Local São Paulo
Coordenadas 23° 34′ S 46° 38′ W

A Catedral Metropolitana Ortodoxa (também denominada Catedral Grega Ortodoxa de São Paulo), localizada em São Paulo, Brasil, além de ser a da Arquidiocese de São Paulo e Todo o Brasil sob a Igreja Ortodoxa de Antioquia é, também, de todo o Brasil. É um exemplo de construção arquitetônica bizantina que pode ser apreciado na América do Sul. Seu projeto, cuja edificação teve início da década de 1940, foi inspirado na Basílica de Santa Sofia, construída na então capital do Império Bizantino, Constantinopla (atual Istambul). Seu bispo residencial é Dom Damaskinos Mansour.

Construída sob a supervisão do Eng. Paulo Taufick Camasmie, esta catedral - entre as ortodoxas, uma das maiores do mundo - era, inicialmente, para ser uma réplica perfeita da Basílica de Santa Sofia, mas teve que ser alterado em virtude das obras de construção do metrô. Joseph Trabulsi foi escolhido pessoalmente pelo Rei Faruk do Egito como um dos artistas que participaram de sua decoração, assim como vários artistas russos especialmente contratados.

Um dos caracteres arquitetônicos distintivos desta obra comparada a outras igrejas ortodoxas é o iconóstase feito em mármore, quando usualmente é feito em madeira.

Referências

  1. Rahme, Cláudia (2015). «Catedral Metropolitana Ortodoxa de São Paulo». Gazeta de Beirute. Consultado em 3 de Agosto de 2016 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.