Shopping West Plaza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Shopping West Plaza
Localização Praça Souza Aranha, 408
Água Branca, Barra Funda, São Paulo, SP, Brasil
Inauguração 1991
Proprietário Aliansce Sonae
Administração Aliansce Sonae
Números
Lojas 200
Área Construída: 115.133
Estacionamento 1.963 vagas
Salas de
cinema
7 salas Cinemark
Página oficial www.westplaza.com.br

O Shopping West Plaza é um centro comercial localizado no distrito da Barra Funda, em São Paulo, capital do estado brasileiro homônimo. Sua entrada principal, no bloco B, fica na Praça Souza Aranha.

Foi o segundo empreendimento da região, localizado próximo ao antigo Shopping Matarazzo. Nos primeiros anos após sua inauguração, era grande referência na cidade, fazendo frente aos tradicionais Iguatemi e Eldorado. Contudo, com o passar dos anos, o shopping foi tomando um perfil popular, não conseguindo fazer frente ao Pátio Higienópolis e o recém-inaugurado Bourbon Pompeia.

Após crise, o shopping foi vendido para o Brookfield Shopping Centers, proprietário de outros estabelecimentos da cidade. O novo proprietário anunciou em 2007 um grande projeto de revitalização, incluindo novas lojas, 10 salas de cinema stadium Cinemark, um grande Boulevard, mudança na fachada e no nome do estabelecimento para Pátio West Plaza. Com essa intervenção, o grupo pretendia recuperar parte do mercado perdido para os novos empreendimentos da região.

O novo Boulevard já está entregue, com algumas operações em funcionamento, mas o shopping ainda conta com vários espaços vazios. E aparentemente, a ideia de rebatizar o shopping para Pátio West Plaza foi abandonada, já que o nome não aparece em nenhum local.

Em 2011 duas novas lojas-âncora chegaram ao West Plaza: a Marisa e a Magazine Luiza, completando a renovação do mix de lojas com foco na nova classe média. As salas da rede Cinemark, anunciadas em 2007, originalmente previstas para meados de 2011 e então adiadas para o final de 2012, estão em processo final de aprovação.[1]

No final de 2011, foi anunciado que a administração do West Plaza seria transferida para a Aliansce em Janeiro de 2012.[2] Em Setembro de 2012, a Aliansce comprou a participação de 25% no shopping da IRB Brasil.[3] Em setembro de 2017, são inauguradas 7 salas de cinema da rede Cinemark, e as 2 salas Playarte encerram suas atividades.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]