Parque Estadual das Fontes do Ipiranga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parque das Fontes do Ipiranga
Parque do Estado
Parque da Água Funda
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Parque Estadual das Fontes do Ipiranga
Vista aérea do Parque do Estado.
Localização
País  Brasil
Estado  São Paulo
Mesorregião Metropolitana de São Paulo
Microrregião São Paulo
Localidade mais próxima São Paulo
Dados
Área &0000000000000526.000000526 hectares (5,3 km2)
Criação 12 de agosto de 1969 (54 anos)
Gestão Instituto de Botânica de São Paulo
Coordenadas 23° 38' 24.6" S 46° 37' 03.1" O
Parque das Fontes do Ipiranga Parque do Estado Parque da Água Funda está localizado em: Brasil
Parque das Fontes do Ipiranga
Parque do Estado
Parque da Água Funda

O Parque Estadual das Fontes do Ipiranga[1] ou PEFI,[2] também conhecido como Parque do Estado[2] ou Parque da Água Funda,[2] é um parque público estadual localizado no município de São Paulo. O parque hospeda diversas instituições, entre elas o Jardim Botânico de São Paulo, o Parque Zoológico de São Paulo, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo e o Observatório de São Paulo.

Geografia[editar | editar código-fonte]

É uma das pouquíssimas áreas do município em que ainda se encontra vegetação de Mata Atlântica. Estende-se por 526 hectares.

História[editar | editar código-fonte]

A atual denominação do parque data do final da década de 1960.[1]

Nos idos de 1893 a região era privada, pertencia a diversos proprietários e era 22% maior do que é hoje, mas por estar situada na Bacia do Ribeirão Ipiranga foi desapropriada pelo governo da época e a partir de então utilizada como fonte de recursos hídricos até a década de 1930, quando deixou de ser explorada para essa finalidade em decorrência da reformulação dos sistemas de abastecimento de água do município.[2]

Na década de 1950[carece de fontes?] foi construída a avenida Miguel Estefno[nota 1] para melhorar o deslocamento no interior do parque.

A região possui importância histórica considerável, pois que abriga as nascentes do riacho Ipiranga, às margens do qual a Independência do Brasil foi declarada.

Preservação[editar | editar código-fonte]

Um grupo de trabalho foi criado em 1993 para elaborar um diagnóstico do estado de preservação daquela área. A partir dessas informações, políticas de preservação ambiental seriam implantadas.

O Conselho de Defesa foi criado pelo decreto nº 43 342, de 22 de julho de 1998, para elaborar políticas para a preservação.

Alguns locais são abertos à visitação pública:

Notas

  1. A grafia correta desse topônimo consta no Dicionário de Ruas da Prefeitura Municipal de São Paulo.[3]

Referências

  1. a b Governo do Estado de São Paulo (12 de agosto de 1969). «Decreto estadual nº 52.281». Decreto estadual paulista que criou o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Consultado em 6 de julho de 2014 
  2. a b c d «Saiba mais sobre o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga». Conselho de Defesa do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (Condepefi). Consultado em 6 de julho de 2014. Arquivado do original em 23 de setembro de 2015 
  3. «Dicionário de Ruas». Prefeitura Municipal de São Paulo. Consultado em 6 de julho de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]