Planetário do Carmo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Planetário do Carmo.

Planetário Municipal do Carmo - Professor Acácio Riberi é um planetário localizado no Parque do Carmo - Olavo Egydio Setubal - no bairro de Itaquera, na Zona Leste da cidade brasileira de São Paulo.

Equipado com projetor modelo Universarium VIII, fabricado pela Carl Zeiss, empresa alemã, o Planetário foi inaugurado no dia 30 de novembro de 2005 e fechado em fevereiro de 2007, por problemas estruturais. O planetário foi reaberto no dia 08 em maio de 2016 e realiza atendimentos gratuitos ao público em finais de semana e feriados e visitas agendadas para escolas durante a semana.

É o planetário mais moderno da América do Sul e um dos mais modernos do mundo, com uma altíssima tecnologia. Ele é capaz de projetar 9100 estrelas, os planetas do sistema solar, a Via Láctea, galáxias, nebulosas e outros objetos astronômicos.

O prédio do Planetário do Carmo tem 1.750 m² e é composto por sala de projeção com 230 lugares e teto em forma de cúpula de 20 metros de diâmetro - com poltronas em posição unidirecional - celóstato para visualização do Sol e auditório com 70 lugares, além de espaço para leitura e exposições no saguão.

Atrás do planetário, há uma esplanada cósmica onde estão localizados dois observatórios para atividades ligadas à astronomia.

Os horários das sessões abertas ao público são: 10h, 12h, 15h e 17h, aos sábados, domingos e feriados. As apresentações, atualmente voltadas ao público infantil e são gratuitas em 2016. Ocorrem aos sábados, domingos e feriados nos meses de março a junho e agosto a novembro. Em janeiro, fevereiro, julho e dezembro, sessões durante a semana, sempre entre quarta e sexta, serão abertas ao público também. As senhas para as exibições ao público são distribuídas sempre a partir de 1h antes do horário das sessões, ou seja, a partir de 9h, 11h, 14h e 16h.[1].

Grupos escolares podem visitar o Planetário do Carmo às quartas, quintas e sextas-feiras nas sessões que acontecem às 9h, 10h30, 14h e 15h30, por meio de agendamento realizado pelo e-mail: agendamentoescolarplanetariocarmo@prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 2522-4669.

O endereço do Planetário é Rua John Speers, 137, São Paulo, SP, CEP 08265-040.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um planetário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.