Sacomã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde junho de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Distrito paulistano do
Sacomã
Expresso tiradentes - 001.jpg
Área 14 km²
População () 237.769 hab. (2010)
Densidade 167,44 hab/ha
Renda média R$ 4.000,00
IDH 0,839 - elevado (55°)
Subprefeitura Ipiranga
Região Administrativa Sudeste
Área Geográfica Centro Expandido (parte norte)

5 - Sudeste (parte sul)

Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg

Sacomã é um distrito situado na região sudeste da cidade brasileira de São Paulo.

O nome original do distrito era Saccoman, em homenagem à família homônima de empreendedores franceses proprietária do "Estabelecimento Cerâmico Saccoman Frères", primeira grande fábrica de produtos cerâmico, especialmente telhas, do Brasil[1][2]. Parte da área antes ocupada pela fábrica é hoje a Favela Heliópolis[3].

Região historicamente de ocupação proletária, com forte presença de imigrantes espanhóis e italianos no século XX, serviu como moradia para trabalhadores de indústrias do Ipiranga, da Mooca e do ABC Paulista. Desse distrito parte a rodovia Anchieta, ponto de saída do município de São Paulo para o litoral.

Do ponto de vista cultural e tradicional, o distrito do Sacomã é ligado ao distrito do Ipiranga. A região tradicionalmente chamada de Sacomã, correspondente à área comercial localizada nas últimas quadras da Rua Silva Bueno, Rua Greenfeld, Rua Agostinho Gomes e Rua Bom Pastor, onde se encontra o terminal de ônibus Sacomã (Ipiranga)

Recebeu um novo terminal de ônibus, o Terminal Sacomã, recebendo ônibus de pontos da Zona Sul de São Paulo e do ABC. É junto a esse terminal que se inicia a primeira linha do Expresso Tiradentes.

No dia 30 de janeiro de 2010 foi inaugurada a Estação Sacomã, próxima ao Terminal de ônibus "Expresso Tiradentes", pertencente à Linha 2 do Metrô de São Paulo, e foi considerada.

Referências

  1. Henrique Skujis, Veja São Paulo. «Artista envolve Estação Sacomã com colorida árvore de cerâmica». 22 de fevereiro de 2010. Consultado em 3 de novembro de 2015 
  2. Alberto Nogueira e Danilo Janúncio, Folha de S. Paulo. «Almanaque da zona sul de SP». 9 de setembro de 2012. Consultado em 3 de novembro de 2015 
  3. BERTELLI, Luís Gonzaga. Os irmãos Saccoman e a indústria cerâmica em São Paulo. [S.l.]: Revista do Historiador 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.