Jaraguá (distrito de São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Distrito paulistano do
Jaraguá
Pico do Jaragua.jpg
Área 27,6 km²
População (15°) 201.824 hab. (2012)
Densidade 70,95 hab/ha
Renda média R$ 877,50
IDH 0,791 - médio (77°)
Subprefeitura Pirituba
Região Administrativa Noroeste
Área Geográfica 1 (Noroeste)
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Vista Aérea do Distrito

Jaraguá é um distrito situado na zona noroeste da cidade brasileira de São Paulo, que tornou-se distrito em 1948, em áreas desmembradas de Perus, Pirituba e do antigo subdistrito de "Nossa Senhora do Ó", ou, como voltou a ser conhecido Freguesia do Ó. Jaraguá faz limites com os municípios de Osasco à Oeste, e Caieiras ao Norte. Também com os bairros de Perus, Anhanguera, Brasilândia, São Domingos e Pirituba.

Em 1968, a antiga Companhia Telefônica Brasileira (CTB) construiu no bairro um pequeno prédio para servir de centro telefônico. O custo da linha telefônica, a ser adquirida pelos pretendentes a assinantes pelo sistema de "planos de expansão" geridos pelo sistema Telebrás, contudo, fez com que não houvesse número suficiente de interessados para que se iniciasse a operação do serviço no bairro. Apenas em 1984 Jaraguá passou a contar com serviço de telefones automáticos, inicialmente com 4.000 terminais, que operavam com o prefixo 841. Atualmente, aproximadamente 89.000 terminais estão instalados no centro telefônico do distrito.

A Estação Ferroviária que leva o mesmo nome do bairro teve sua construção realizada pela São Paulo Railway Company sendo inaugurada em 1891 com o nome de Taipas, na época conhecida como "Parada de Taipas", sendo posteriormente oficialmente renomeada para "Jaraguá" 1940.

Em 19/03/2010 o viaduto do Jaraguá foi inaugurado por "completo". Mesmo com muitas falhas o prefeito Gilberto Kassab inaugurou uma das obras mais atrasadas da cidade de São Paulo.

Este viaduto facilita a travessia de Carros, Ônibus, Caminhões e outros meios que antes necessitavam parar na cancela da estação Jaraguá e aguardar a passagem dos trens de passageiros ou de carga causando trânsito e muitos acidentes com pedestres.

Está em tramitação da Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei 384/2017, de autoria do político Fábio Riva (PSDB), que cria a Prefeitura Regional Jaraguá / Taipas.

Turismo[editar | editar código-fonte]

No distrito do jaraguá estão localizados : Pontos Turísticos, Áreas de Lazer, Centros de Logística, além de rodovias e avenidas de grande importância para a cidade de São Paulo. Cujos mais representativos são:

Pico do Jaraguá[editar | editar código-fonte]

O Pico do Jaraguá é uma montanha aberta a visitação turística que oferece mirantes de onde é possível avistar grande parte da Cidade de São Paulo bem como municípios limítrofes das regiões norte e oeste da Região Metropolitana de São Paulo. em seu cume estão localizados os retransmissores de televisão e rádio de várias emissoras tais como Rede Globo, Rede Bandeirantes, Rádio Cultura, dentre outros. É local muito procurado por moradores e turistas, inclusive para a prática atividades física como caminhada, corrida e ciclismo além de oferecer trilhas que levam o visitante das partes mais baixas até as mais altas da Montanha, sendo esta atividade indicada somente com o acompanhamento de guias especializados.

Parque Estadual do Jaraguá[editar | editar código-fonte]

O Parque Estadual do Jaraguá é formado por área remanescente da Mata atlântica, integra desde 1994 o chamado Cinturão verde da cidade de São Paulo (do qual também faz parte a Serra da Cantareira que ladeia toda a Zona Norte de São Paulo) que foi reconhecido como Reserva da Biosfera pela UNESCO. No Parque Estadual do Jaraguá estão localizados construções históricas como uma casa de taipa de pilão que foi residencia de Afonso Sardinha, um dos mais famosos bandeirantes brasileiros.

Acessos[editar | editar código-fonte]

O Distrito é cortado pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes, pela Linha 7 - Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, possuindo três estações: Vila Aurora, Jaraguá e Vila Clarice, e por avenidas como Raimundo Pereira de Magalhães antiga ligação entre as cidades de São Paulo e Campinas. Suas principais avenidas são AV: Alexios Jafet, Deputado Cantidio Sampaio, Elisio Teixeira Leite,Estrada das Taipas, Jerimanduba e Raimundo Pereira de Magalhães.

Setor produtivo[editar | editar código-fonte]

No Distrito do Jaraguá estão situadas importantes empresas nacionais e multi-nacionais como a Central de distribuição do Grupo Pão de Açúcar, a siderúrgica alemã Voith, e a empresa de transportes pesados. Há também o Conjunto City Jaraguá[1]


Evolução demográfica do distrito de Jaraguá [2]


Referências

  1. «Rua Oscar Pander, Conjunto City Jaraguá, São Paulo - SP - CEP 02998240». ceps.io. Consultado em 2 de janeiro de 2017  Texto " ceps.io" ignorado (ajuda)
  2. «Tabelas» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Comércios do bairro
{http://www.estacoesferroviarias.com.br/j/jaragua.htm]
Mais informações sobre o Bairro Jaraguá
araguá é um distrito situado na zona noroeste da cidade brasileira de São Paulo, que tornou-se distrito em 1948, em áreas desmembradas de PerusPirituba e do antigo subdistrito de "Nossa Senhora do Ó", ou, como voltou a ser conhecido Freguesia do Ó. Jaraguá faz limites com os municípios de Osasco à Oeste, e Caieiras ao Norte. Também com os bairros de PerusAnhangueraBrasilândiaSão Domingos e Pirituba.

Em 1968, a antiga Companhia Telefônica Brasileira (CTB) construiu no bairro um pequeno prédio para servir de centro telefônico. O custo da linha telefônica, a ser adquirida pelos pretendentes a assinantes pelo sistema de "planos de expansão" geridos pelo sistema Telebrás, contudo, fez com que não houvesse número suficiente de interessados para que se iniciasse a operação do serviço no bairro. Apenas em 1984 Jaraguá passou a contar com serviço de telefones automáticos, inicialmente com 4.000 terminais, que operavam com o prefixo 841. Atualmente, aproximadamente 89.000 terminais estão instalados no centro telefônico do distrito.

A Estação Ferroviária que leva o mesmo nome do bairro teve sua construção realizada pela São Paulo Railway Company sendo inaugurada em 1891 com o nome de Taipas, na época conhecida como "Parada de Taipas", sendo posteriormente oficialmente renomeada para "Jaraguá" 1940.

Em 19/03/2010 o viaduto do Jaraguá foi inaugurado por "completo". Mesmo com muitas falhas o prefeito Gilberto Kassab inaugurou uma das obras mais atrasadas da cidade de São Paulo.

Este viaduto facilita a travessia de Carros, Ônibus, Caminhões e outros meios que antes necessitavam parar na cancela da estação Jaraguá e aguardar a passagem dos trens de passageiros ou de carga causando trânsito e muitos acidentes com pedestres.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.