Artur Alvim (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura o bairro de mesmo nome, veja Artur Alvim (bairro).
Artur Alvim
COHAB Padre Manuel da Nobrega.jpg
Área 6,6 km²
População (42°) 104.864 hab. (2010)
Densidade 158,88 hab/ha
Renda média R$ 586,42
IDH 0,833 - elevado (58°)
Subprefeitura Penha
Região Administrativa Leste
Área Geográfica 4 Leste
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg

Artur Alvim é um distrito do município brasileiro de São Paulo, situado na zona leste do município, com 6,6 km² de superfície. Nele está situado um conjunto habitacional formado por prédios e residências baixas, denominado Cohab I.

O nome do distrito é uma homenagem ao engenheiro Artur Alvim, descendente de importante família paulistana, que participou na construção do Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil, que corta o bairro, e contribuiu na construção da primeira escola municipal da região. Essa escola, já destruída, também recebeu o seu nome.[1] Artur Alvim chegou a ser chefe da Seção de Engenharia na Administração de Herculano Velloso Ferreira Pena. No ano de 1921, idealizou e projetou a construção do chamado Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil que corta o bairro, e contribuiu para a construção da primeira escola municipal da região. A região, que até então era um amontoado de chácaras conhecido como Santa Teresa, desenvolveu-se a partir da vila surgida em torno da estação projetada por Alvim.[1]

É atendido pela Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo pela Estação Artur Alvim. No passado, também foi atendido pela Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos pela Estação Engenheiro Artur Alvim, cujas plataformas desativadas em 27 de Maio de 2000, com a inauguração do Expresso Leste, podem ser observadas até hoje.

Bairros de Artur Alvim: Jardim Marina; Vila Nhocuné; Jardim Cardoso; Jardim São José; Parque Bela Vista; Vila Santa Tereza; Conjunto Habitacional Pe. José de Anchieta; Conjunto Habitacional Pe. Manoel da Nóbrega; Parque Artur Alvim; Cidade A.E. Carvalho (parte); Parque das Paineiras; Conj. Hab. Jardim Marcial; Jardim Nordeste; Jardim Artur Alvim; Jardim Olímpia; Jardim Coimbra; Jardim Brasil; Vila Campanela; Jardim São Nicolau.

Distritos limítrofes[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Ponciano, Levino. Bairros paulistanos de A a Z, Senac, 2001. ISBN 8573592230, 9788573592238.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.