Vila Nhocuné

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Vila Nhocuné é um bairro localizado no distrito da Vila Matilde, na zona leste paulistana.[1] O bairro faz uma divisa com o distrito de Artur Alvim, sendo circundado pelos bairros de Cidade Patriarca, Jardim Hercília e Jardim Samara [(Jardim São João)}(bairros que pertencem ao distrito de Vila Matilde), além de Artur Alvim, Jardim São José, Jardim Marina e Vila Santa Teresa, pertencentes ao distrito de Artur Alvim.

O bairro possui um hospital, Hospital Municipal Doutor Alexandre Zaio, conhecido como Hospital Vila Nhocuné.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Existem duas versões conhecidas para o nome do bairro: a primeira diz que o nome origina-se de topônimo indígena, enquanto a segunda diz se de que no passado a região era parte de uma fazenda cujo dono era um coronel; como à época as formas "nhô" e "nhá" eram muito usadas na linguagem coloquial para substituir "senhor" e "sinhá", era conhecido como "Nhô Coronel", ocasionando a corruptela "Nhocuné".[carece de fontes?] A Vila Nhocuné está passando por uma grande fase de arborização e frequência residencial, tornando-se parte de uma região movimentada devido a sua proximidade com estações de metrô, como Estação Patriarca e Artur Alvim.

Referências

  1. Revista Fórum (29 DE JUNHO DE 2018). «Funk samba soul reggae jazz em "Olhos Negros Vivo", primeiro álbum solo de Renato Gama». Consultado em 20 de julho de 2018.  Verifique data em: |data= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.