Campo Grande (distrito de São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Distrito paulistano de
Campo Grande
Área 13,1 km²
População (48°) 96.756 hab. (2015)
Densidade 73,86 hab/ha
IDH 0,921 - muito elevado (20°)
Subprefeitura Santo Amaro
Região Administrativa Centro-Sul
Área Geográfica 6 (Sul)
Distritos de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg

Campo Grande é um distrito localizado na zona centro-sul da cidade de São Paulo. Muitas vezes a região do distrito é equivocadamente confundida com o bairro de Interlagos, este localizado no distrito vizinho do Socorro.[1]

A região de Campo Grande surgiu através de um loteamento e urbanização, ambos realizados pela Cia. City, a partir de 1953. O bairro planejado não obteve o retorno desejado, tal como outros empreendimentos de sucesso da Cia City na capital paulista; o constante crescimento da região freou as expectativas de um bairro planejado na época. A partir das décadas de 1970 e 1980, o bairro se desenvolveu em uma grande área residencial, em torno dos recém instalados parques industriais, fato evidenciado até os dias atuais.

Delimitado pelas avenidas Interlagos, Yervant Kissajikian, Washington Luis, Vitor Manzini / Ponte do Socorro e em todo limite sudoeste, pelo Rio Pinheiros; esse trecho do rio também é conhecido como Rio Jurubatuba. São também as principais vias, junto com a Nações Unidas e a Nossa Senhora do Sabará.

No distrito está localizado o mais antigo e principal campo de golfe da cidade, o São Paulo Golf Club, próximo ao bairro Jardim Bélgica. Também no distrito e localizado na extremidade sul, às margens do Rio Pinheiros está o desativado aterro Santo Amaro, hoje Parque Jurubatuba.[2]

Abriga fábricas, sedes de complexos industriais de diversas multinacionais, inúmeros e isolados galpões do setor industrial, todos instalados ao longo das avenidas Nações Unidas e Eng. Eusébio Stevaux; atualmente alguns estão sendo desativados e seus terrenos estão sendo incorporados por grandes construtoras.

Além deste dinamismo do setor industrial e construção civil, há grandes centros comerciais como o Shopping Interlagos e o Shopping SP Market. Dois cemitérios de importância regional estão situados no distrito: Cemitério do Campo Grande e Cemitério de Congonhas, este último no bairro Jardim Marajoara. É atendido pela Linha 9 - Esmeralda da CPTM com a Estação Jurubatuba; muito próximo também está a Estação Socorro da mesma linha.

Evolução demográfica do distrito de Campo Grande [3]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.