Circo romano de Mérida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Conjunto arqueológico de Mérida *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

VR Merida 03.JPG
Vista do Circo Romano de Mérida
País Espanha
Critérios iii, iv
Referência 664 en fr es
Coordenadas Europa
Histórico de inscrição
Inscrição 1993  (17.ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

O circo romano de Mérida (Mérida, Espanha) é o circo romano que foi construído na colónia romana de Emerita Augusta, fundada a 25 a.C. por Augusto (r. 27 a.C.-14 d.C.), para os soldados licenciados do exército romano de duas legiões veteranas das Guerras Cantábricas: Legio V Alaudae e Legio X Gemina. A cidade foi capital da província romana da Lusitânia. O termo emeritus significada em latim "retirado" e referia-se, neste caso, aos soldados distinguidos com honra.

O circo é parte integrante do Conjunto Arqueológico de Mérida, um dos principais e mais extensos conjuntos arqueológicos de Espanha. Foi declarado Património Mundial em 1993 pela UNESCO

A sua construção teve início nos primórdios do século I (ano 20) durante a época de Tibério e era o maior dos edifícios de espectáculos da cidade, juntamente com o anfiteatro.

Na lápide comemorativa da restauração do Circo de Mérida (337-340) surgem mencionados os imperadores Constâncio, Constantino II e Constante I, filhos de Constantino I:

Neste tão florescente e bem-aventurado século, [...] da época dos nossos senhores imperadores Flávio Cláudio Constantino, pio, feliz e máximo vencedor, Flávio Júlio Constâncio e Constante I, vencedores e augustos sempre poderosíssimos, Tibério Flávio Leto, ilustríssimo varão [...], ordenou que o circo, destruído pelo tempo, fosse reconstruído com novas colunas, rodeado com água e, assim, continuando Júlio Saturnino, perfeitíssimo varão e governador da província de Lusitânia, o seu aspecto devidamente reconstruído proporcionou à ilustre Colónia dos emiretenses [...]



O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Circo romano de Mérida