Cirro (nuvem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: "Cirrus" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Cirrus (desambiguação) ou Cirro.
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2015). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mapa das nuvens. Os cirros são abreviados como CI.

Cirros ou Cirrus são nuvens filiformes que se formam na alta troposfera a 10 000 metros de altitude, numa temperatura ambiente inferior a 0 °C. São por isso constituídas por microscópicos cristais de gelo,[1] que devido à ação dos ventos de grande altitude ficam com a aparência de novelos muito finos de cabelo branco («cirrus» em latim significa exatamente «cachos de cabelo»). Têm um aspecto delicado, sedoso ou fibroso, de cor branca brilhante.

Os cirro estão associadas a tempo agradável e a sua direcção indica a direcção do movimento do ar a grande altitude. Formam-se em massas de ar estável, quando a humidade e a temperatura são relativamente baixas. Podem estar associados à presença de chuviscos.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Tipos de cirros:

Galeria de fotografias[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Postscript-viewer-blue.svgVer também a categoria: Fenômenos atmosféricos

Referências

  1. Infopédia. «Cirro». Consultado em 17 de outubro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cirros