Clã Minamoto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Clã Minamoto
源氏
Clã Minamoto
Clã de Origem Casa Imperial do Japão
Fundador Minamoto no Makoto
Ramos Saga Genji
Ninmyō Genji
Montoku Genji
Seiwa Genji
Yōzei Genji
Kōkō Genji
Uda Genji
Daigo Genji
Murakami Genji
Reizei Genji
Kazan Genji
Sanjō Genji
Go-Sanjō Genji
Go-Shirakawa Genji
Juntoku Genji
Go-Saga Genji
Go-Fusakusa Genji
Ōgimachi Genji

Minamoto (?) foi um dos sobrenomes honorários dados pelos imperadores do Período Heian (794–1185 A.D.) a seus filhos e netos que não fossem considerados elegíveis para o trono. Os Taira eram outro grande ramo da dinastia imperial. O clã Minamoto era também conhecido como Clã Genji (源氏?), a partir de uma leitura alternativa dos kanji para Minamoto (gen) e uji, ou família (ji).

O primeiro imperador a conceder o sobrenome Minamoto foi o Imperador Saga. Posteriormente, Imperador Seiwa, Imperador Murakami, Imperador Uda e Imperador Daigo, entre outros, também deram aos seus filhos o nome Minamoto. Essas linhas hereditárias específicas advindas de diferentes imperadores originaram clãs específicos, referidos com o nome do imperador, seguido de Genji, e.g. Seiwa Genji. Segundo algumas fontes, o primeiro a receber o nome Minamoto foi Minamoto no Makoto, sétimo filho do Imperador Saga.[1]

Os Minamoto foram um dos quatro grandes clãs que dominaram a política do Japão no Período Heian — os outros três eram os Fujiwara, os Taira e os Tachibana.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Seiryoji, um templo em Kyoto, foi anteriormente uma vila de Minamoto no Toru (d. 895), um membro proeminente dos Saga Genji.
O domínio do clã Minamoto no Japão (1183)

Em 814, o Imperador Saga (reinado 809–823) concedeu o kabane Minamoto no Ason aos seus filhos não-herdeiros; então, eles e seus descendentes deixavam de pertencer à Família Imperial. Alguns imperadores posteriores também deram o nome Minamoto aos filhos não-herdeiros.

A mais proeminente das famílias Minamoto, Seiwa Genji, descendeu de Minamoto no Tsunemoto (917–961), um neto do 56º imperador Seiwa. Tsunemoto foi para as províncias e fundou uma grande dinastia guerreira. Minamoto no Mitsunaka (912–997) formou uma aliança com os Fujiwara. Depois disso, os Fujiwara frequentemente contaram com os Minamoto para restaurar a ordem na capital, Heian-Kyo (ou Kyoto.)

O filho mais velho de Mitsunaka, Minamoto no Yorimitsu (948–1021), se tornou protetor de Fujiwara no Michinaga; outro filho, Minamoto no Yorinobu (968–1048), suprimiu a rebelião de Taira no Tadatsune em 1032. O filho de Yorinobu, Minamoto no Yoriyoshi (998–1075), e o neto, Minamoto no Yoshiie (1039–1106), pacificaram a maior parte do nordeste do Japão entre 1051 e 1087.

As fortunas dos Seiwa Genji decaíram na Rebelião Hōgen (1156), quando os Taira executaram a maior parte da linhagem. Durante a Perturbação Heiji (1160), o líder dos Seiwa Genji, Minamoto no Yoshitomo, morreu em batalha. Taira no Kiyomori obteve poder em Kyoto forjando alianças com os imperadores aposentados Shirakawa e Toba e infiltrando o kuge. Ele mandou Minamoto no Yoritomo (1147–1199), terceiro filho de Minamoto no Yoshimoto dos Seiwa Genji, para o exílio. Em 1180, Yoritomo montou uma rebelião de grande escala contra o domínio dos Taira (a guerra Genpei ou Taira-Minamoto), culminando na destruição dos Taira e a subjugação do leste do Japão em cinco anos. Em 1192, ele recebeu o título shogun e criou o primeiro bakufu em Kamakura.

Assim, a linhagem dos Seiwa Genji provou ser a mais forte e dominante linhagem Minamoto durante o final do Período Heian, com Minamoto no Yoritomo formando o Xogunato Kamakura e se tornando xogun em 1192. E igualmente, é da linha dos Seiwa Genji que os clãs posteriores Ashikaga (fundadores do xogunato Ashikaga), Nitta e Takeda se originaram.

O protagonista do romance japonês clássico Genji Monogatari, Hikaru no Genji, recebeu o nome Minamoto por razoes políticas por seu pai, o imperador, e foi delegado para vida civil e uma carreira como oficial imperial.

A Guerra Genpei é também o tema do épico Heike Monogatari (O Conto dos Heike).

Ramos do clã Minamoto[editar | editar código-fonte]

A genealogia do clã Minamoto, Ukiyo-e por Utagawa Kuniyoshi

Saga Genji[editar | editar código-fonte]

A Saga Genji era formado por descendentes do Imperador Saga. Como Saga teve muitos filhos, e a muitos que estavam fora da linha de sucessão imperial foi concedido o título Minamoto. Entre eles, Makoto, Tokiwa e Tōru que assumiu o cargo Sadaijin; eles estavam entre os ramos mais poderosos na Corte Imperial no início do período Heian. Alguns dos descendentes de Tōru, formaram o Buke (Casa Marcial, samurai). Clãs, como o Watanabe, Matsura, e Kamachi descendem do Saga Genji.

Dentre os membros ilustres do Saga Genji e seus descendentes podemos incluir:

  • Makoto (源 信, 810–868), sétimo filho do Imperador
  • Hiromu (源弘, 812–863), oitavo filho do Imperador
  • Tokiwa (源常, 812–854), filho do Imperador
    • Okoru, primeiro filho de Tokiwa
  • Sadamu (源定, 815–863), filho do Imperador
  • Hiroshi, filho do Imperador
  • Tōru (源融, 822–895), filho do Imperador
  • Tsutomu (源勤, 824–881), filho do Imperador
  • Hiraku (源啓, 829–869), filho do Imperador

A história registra que pelo menos três das filhas do Imperador Saga também se tornaram Minamoto ( Kiyohime, Sadahime e Yoshihime), mas apenas alguns registos relativos a suas filhas são conhecidos.

Seiwa Genji[editar | editar código-fonte]

O Seiwa Genji ( 清和源氏 ) foi o ramo familiar mais bem sucedido e poderoso do Clã Minamoto. Eram descendentes diretos do Imperador Seiwa (850—881).


Minamoto no Tsunemoto era filho do Príncipe Sadazumi e neto do Imperador Seiwa

Uda Genji[editar | editar código-fonte]

O Ud Genji é um ramo do Clã Minamoto constituído pelos descendentes do Imperador Uda.

 Imperador Uda(867-931)
 ┃
 Príncipe Atsumi(893-967)
 ┃
 Minamoto no Masanobu(920-993) {Ōmi Genji}Sukenori(951-998)
 ┃
 Nariyori(976-1003)
 ┃
 Yoshitsune(1000-1058)
 ┃
 TsunekataTametoshiSasaki Hideyoshi(1112–1184)
 ┣━━━━━━┳━━━━━━━┳━━━━━━━┳━━━━━┓
 Sadatsuna Tsunetaka Moritsuna Takatsuna Yoshikiyo {Izumo Genji}
 ┏━━━━━━┳━━━━━┳━━━━━┫ ┃ ┃ ┃ ┣━━━━━┓
Hirotsuna Sadashige Hirosada Nobutsuna Takashige Clã Kaji Shigetuna Masayoshi Yasukiyo
 ┏━━━━━━┳━━━━━━━━━━━╋━━━━━━━━┓ ┏━━━━━┳━━━━━┫
Clã Ohara Clã Takashima Clã Rokkaku Clã Kyōgoku Yoriyasu Yoshiyasu Muneyasu
 ┃ ┃ ┃ 

Clã Enya Clã Toda Clã Takaoka

Gosanjo Genji[editar | editar código-fonte]

O Gosanjo Genji é um ramo do Clã Minamoto constituído pelos descendentes do Imperador Go-Sanjo.


 Imperador Go-Sanjo (1034 — 1073)
 ┏━━━━━━━━━━━╋━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━┓
 Shirakawa Sanehito Sukehito
 ┏━━━━┳━━━━━━╋━━━━━━┳━━━━━┳━━━━━━┓ ┃
 Atsufumi Kakugyōhō Horikawa Kakuhōho Kiyoehō Gyōkei Arihito
 ┏━━━━━━╋━━━━━━┓ ┃
 Toba Saikumohō Tomoaki Onin
 ┏━━━━╋━━━━━━┳━━━━━━┓
 Sutoku Toshiko Michihito Kimihito

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Frederic, Louis; Louis-Frédéric (2002). Japan Encyclopedia. Harvard University Press. ISBN 978-0-674-01753-5.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Sansom, George (1958). A History of Japan to 1334. Stanford University Press. ISBN 0804705232.
  • Watson, Burton; Shirane, Haruo (2006-06-27). The Tales of the Heike. Columbia University Press. p. 4. ISBN 978-0-231-51083-7.
  • Zöllner, Reinhard (2018-02-15). Die Ludowinger und die Takeda: Feudale Herrschaft in Thüringen und Kai no kuni (in German). BoD – Books on Demand. ISBN 978-3-7448-8682-6.


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Clã Minamoto