Clarice Phelps

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Clarice Evone Phelps

  Clarice Evone Phelps (née Salone) [1] é uma química nuclear americana que pesquisa o processamento de elementos transurânicos radioativos no Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL) do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Ela fez parte da equipe do ORNL que colaborou com o Joint Institute for Nuclear Research para descobrir o Tenesso (elemento químico com número atómico 117)[2]. A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) a reconhece como a primeira mulher afro-americana a se envolver com a descoberta de um elemento químico[2][3][4][5].

Phelps trabalhou anteriormente no Programa de Energia Nuclear da Marinha dos Estados Unidos. No ORNL, ela gerencia programas na Divisão de Tecnologia de Isótopos e Ciclos de Combustível do Departamento de Energia[6] que investiga usos industriais de níquel-63 e selênio-75[7].

Infância e educação[editar | editar código-fonte]

Clarice Phelps foi criada no estado do Tennessee, Estados Unidos[8]. Começou a se interessar pela química durante a infância, quando ganhou de sua mãe um microscópio e um kit de ciências baseado em enciclopédia. Seu interesse foi ainda mais alimentado por seus professores de ciências do ensino médio[9]. Ela é ex-aluna do "Tennessee Aquatic Project and Development Group', uma organização sem fins lucrativos para jovens em situação de risco[10]. Phelps concluiu um bacharelado em química pela Tennessee State University em 2003[9].

De 2016 a 2020, Phelps obteve seu título de mestrado em engenharia mecânica por meio do programa nuclear e radioquímica da Universidade do Texas em Austin. A partir de 2021, se tornou estudante de doutorado no programa de engenharia nuclear da Universidade do Tennessee[11][12].

Carreira[editar | editar código-fonte]

Marinha dos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Phelps teve dificuldade em encontrar um emprego depois de se formar e ingressou na Marinha dos Estados Unidos[13][8]:11:52. Phelps se matriculou na Escola de Energia Nuclear da Marinha, e que a ensinou "como estudar"[8]:3:22. Phelps estudou energia nuclear, teoria do reator e termodinâmica, [9] e se formou entre os 10% melhores de sua classe que continha entre 300 a 400 alunos. [8]:3:49 Em 2019, Phelps disse a um entrevistador que ela buscou química nuclear, em parte, por causa da falta de mulheres negras no campo, [8]:4:20 comentando: "Eles precisavam ver alguém como eu sentado nos mesmos espaços em que eles estavam, e se destacando naquele mesmo espaço." [8]:4:38

Phelps serviu como suboficial no Programa de Energia Nuclear da Marinha dos Estados Unidos. [10][14][15] Ela passou quatro anos e meio a bordo do porta-aviões USS Ronald Reagan, [16] operando o reator nuclear e os controles químicos do gerador de vapor e mantendo a água no reator. Ela foi considerada destaque duas vezes, [8]:2:14 e era a única mulher negra em sua divisão no navio. [8]:4:25

Laboratório Nacional de Oak Ridge[editar | editar código-fonte]

Depois de servir na Marinha dos Estados Unidos, Phelps trabalhou na empresa de instrumentos químicos Cole-Parmer em Chicago, Illinois, mas um ano depois, não gostando do clima frio de Chicago, ela voltou para o Tennessee. [8]:2:30 Phelps ingressou em Oak Ridge National Laboratory em junho de 2009[1]. Ela começou como técnica e mais tarde foi promovida a pesquisadora associada e gerente de programa[8]:2:40. Phelps trabalha no Diretório de Ciência e Engenharia Nuclear como gerente de projeto para os programas de isótopos industriais de níquel-63 e selênio-75. Como membro do Grupo de Processamento de Materiais Nucleares de Oak Ridge, faz parte da equipe de pesquisa e desenvolvimento, trabalhando com isótopos transurânicos "superpesados" que são produzidos principalmente por transmutação nuclear. Além disso, também é membro do Grupo de Isótopos Médicos, Industriais e de Pesquisa, onde pesquisa elementos como actínio, lantânio, európio e samário[9][17].

Phelps esteve envolvida na descoberta do segundo elemento mais pesado conhecido, tenesso (elemento 117)[5][18]. Ela fez parte de um processo de três meses para purificar 22 mg de berquélio-249, que foi enviado para o Joint Institute for Nuclear Research e combinado com cálcio-48 em uma reação de fusão para criar tenesso[5][9][19]. Ao creditar o laboratório de Oak Ridge da IUPAC coletivamente como principal co-descobridor do tenesso, ela reconheceu 61 indivíduos do ORNL que contribuíram para o projeto, incluindo membros da equipe de operações, pessoal de suporte e pesquisadores como Phelps[3][4][5]. Phelps é reconhecida como a primeira mulher afro-americana envolvida com a descoberta de um elemento químico[3][4][5].

Quando o Oak Ridge National Laboratory deu uma festa de gala para homenagear e celebrar a equipe que descobriu o tenesso, o nome de Phelps foi deixado de fora da lista e, quando ela apareceu, chorou ao perceber que não tinha um lugar à mesa com os outros cientistas. Além disso, uma placa para comemorar a descoberta foi criada para ser pendurada perpetuamente no laboratório e, mais uma vez, omitiu o nome dela. Phelps foi informada de que seu nome havia sido cortado por engano devido a uma quebra de linha em uma planilha. Embora o laboratório afirmasse mais tarde que "o erro [foi] rapidamente corrigido", foi somente depois que Phelps lutou por vários meses para ter seu nome incluído que o laboratório concordou[20].

Phelps contribuiu para esforços de pesquisa adicionais[9], incluindo análises espectroscópicas e estudos espectrofotométricos do estado de valência do plutônio-238 e neptúnio-237 e 238 para a National Aeronautic and Space Administration (NASA)[21]. Phelps também estudou a eletrodeposição com califórnio-252 para o projeto Californium Rare Isotope Breeder Upgrade[9].

Phelps, atualmente, é membro da American Chemical Society[9].

Divulgação Científica; Prêmios e Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Phelps está envolvida em vários projetos de extensão para aumentar a participação dos jovens nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)[9][12]. Ela atua no Comitê de Extensão Educacional do ORNL como presidente de diversidade das Escolas do Condado de Knox[14]. Ela fez divulgação por meio do programa ASCEND do capítulo de pós-graduação da irmandade Alpha Kappa Alpha, estabelecendo um programa para ensinar robótica, drones, circuitos e codificação para alunos do ensino médio em Knoxville[9][14]. Phelps também é vice-presidente do conselho da Youth Outreach in Science, Technology, Engineering and Mathematics (YO-STEM)[16].

Em parceria com escolas próximas no Tennesse, ela foi destaque no programa de histórias STEM da Oak Ridge Associated Universities[22]. Phelps recebeu o prêmio YWCA Knoxville Tribute to Women 2017 na categoria Tecnologia, Pesquisa e Inovação. Este prêmio reconhece "mulheres locais que lideram seus campos em tecnologia e se destacam no serviço comunitário"[23][24].

Em 2019, a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) incluiu Phelps na Tabela Periódica de Químicos Mais Jovens em reconhecimento ao "seu excelente compromisso com a pesquisa e o engajamento público, além de ser uma importante defensora da diversidade"[3][25][26]. Ela foi uma das duas pesquisadoras do Oak Ridge National Laboratory homenageadas desta forma[4]. Phelps está associada nesta tabela periódica honorária com o elemento einstênio, tendo junto com outros, incluindo Julie Ezold, pesquisado a purificação do einstênio-254[27], e seu colega premiado, o pesquisador de pós-doutorado Nathan Brewer da Divisão de Física do laboratório Oak Ridge, está associada ao elemento tenesso[6]. Sua inclusão segue uma competição da IUPAC e da International Younger Chemists Network (IYCN)[28][29].

No TEDx NashvilleWomen de 6 de dezembro de 2019[30], Phelps apresentou a palestra "How I Claimed a Seat at the Periodic Table", onde, de acordo com TED Talks, ela "desmascarou o mito do gênio solitário e desafiou o elitismo institucional, compartilhando histórias de mulheres de cor abrindo caminho na ciência"[31].

Artigo da Wikipédia[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2018, a física britânica Jessica Wade criou um artigo na Wikipédia em inglês sobre Phelps[32], mas foi excluído em 11 de fevereiro de 2019[33]. Em 12 de abril, o The Washington Post publicou um artigo de opinião[34] sobre, em parte, a falta de cobertura da Wikipedia em inglês dada à contribuição de Phelps à descoberta do elemento 117. A coluna, coescrita por Wade, condenou as discussões entre editores voluntários no site que resultaram na exclusão do artigo sobre Phelps[33][35][36]. De acordo com um artigo no Chemistry World de julho de 2019, "o nome dela não apareceu nos artigos que anunciavam a descoberta do tenesso e não foi perfilada pela grande mídia. A maioria das menções de seu trabalho estão no site de seu empregador – uma fonte que não é classificada como independente pelos padrões da Wikipedia e, portanto, não é admissível quando se trata de estabelecer notabilidade. O consenso da comunidade [Wikipedia] era que sua biografia tinha que ser eliminada"[35]. A exclusão foi contestada várias vezes. Em janeiro de 2020, houve um consenso para restaurá-lo, pois novas fontes já haviam sido disponibilizadas[37].

Referências

  1. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome ORNL09
  2. a b «Clarice Phelps». IUPAC 100 
  3. a b c d Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome periodic
  4. a b c d Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome oakridger
  5. a b c d e Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome PhysicsToday
  6. a b Bower, Abby (23 de julho de 2019). «Two ORNL researchers featured on 'Periodic Table of Younger Chemists' | ORNL». Oak Ridge National Laboratory 
  7. «DOE Celebrates Black History Month: Distinguished Scientists Past and Present». United States Department of Energy. 19 de fevereiro de 2020 
  8. a b c d e f g h i j Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Qualls
  9. a b c d e f g h i j Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome ORNL18
  10. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome TAP
  11. Phelps, Clarice (fevereiro de 2021). «CV» (PDF). Arquivado do original (PDF) em 17 de março de 2021 
  12. a b Gabrielle, Vincent (18 de janeiro de 2021). «40 Under 40: Clarice Phelps played key role in discovering a new element on periodic table». Knoxville News Sentinel. Consultado em 21 de setembro de 2021 
  13. Phelps, Clarice (dezembro de 2019). How I claimed a seat at the periodic table (video). TEDxNashvilleWomen. TED Talks 
  14. a b c Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Knox
  15. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome TEDx
  16. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome YOSTEM
  17. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome ORNLBio
  18. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome WaPo
  19. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome ORNLVideo
  20. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome CNN
  21. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome DePaoli
  22. «Could there be 'Hidden Figures' at Vine Middle School». ORAU. 9 de outubro de 2017 
  23. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome ORNL17
  24. «YWCA Tribune to Women | Technology, Research, Innovation». 11 de setembro de 2017 – via Vimeo 
  25. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome IUPAC
  26. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome WBIR
  27. «Separation and Purification of Berkelium-249 and Einsteinium-254». Oak Ridge National Laboratory 
  28. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome ORT
  29. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome ORNL19
  30. «TEDxNashvilleWomen | TED». TED Talks 
  31. Phelps, Clarice (dezembro de 2019). «How I Claimed a Seat at the Periodic Table». TED Talks. TEDxNashvilleWomen 
  32. «A deleted Wikipedia page speaks volumes about its biggest problem». Fast Company. Consultado em 1 de março de 2020 
  33. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Undark
  34. Zaringhalam, Maryam; Wade, Jess (12 de abril de 2019). «It matters who we champion in science». The Washington Post 
  35. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome CW
  36. Southworth, Phoebe (7 de dezembro de 2019). «Physicist accuses Wikipedia editors of sexism after female scientists she wrote profiles for tagged 'not notable enough'». The Daily Telegraph 
  37. «Wikipedia:Deletion review/Log/2020 January 31». Wikipedia (em inglês). 8 de fevereiro de 2020. Consultado em 1 de março de 2020 

Erro de citação: Elemento <ref> com nome "CNN" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "CW" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "DePaoli" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "IUPAC" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "Knox" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "oakridger" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "ORNL09" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "ORNL17" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "ORNL18" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "ORNL19" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "ORNLBio" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "ORNLVideo" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "ORT" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "periodic" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "PhysicsToday" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "Qualls" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "TAP" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "TEDx" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "Undark" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "WaPo" definido em <references> não é utilizado no texto da página.
Erro de citação: Elemento <ref> com nome "WBIR" definido em <references> não é utilizado no texto da página.

Erro de citação: Elemento <ref> com nome "YOSTEM" definido em <references> não é utilizado no texto da página.

</references>

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Multimídia