Club Deportivo Español de Buenos Aires

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Club Deportivo Español
Logotipo Oficial y Escudo del Club Deportivo Espanol.svg
Nome Club Social Deportivo y Cultural Español de la República Argentina – Asociación Civil
Alcunhas Los Gallegos
Fundação 12 de outubro de 1956 (61 anos)
Estádio Estadio Nueva España
Capacidade 32.500
Localização Buenos Aires,  Argentina
Competição Tercera Divisão
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Club Deportivo Español cujo nome oficial é Club Social, Deportivo y Cultural Español de la República Argentina – Asociación Civil é uma instituição esportiva da Argentina, que disputa atualmente a B Metropolitana, que é a terceira divisão do futebol argentino.

Foi fundado em 12 de outubro de 1956 por descendentes de imigrantes espanhóis em Buenos Aires. Com o passar do tempo, o clube acabou sendo um dos times de grande importância no futebol argentino, se mantendo por 15 anos na Primeira Divisão.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado por imigrantes espanhóis em 1956, e sua primeira sede foi um subsolo de um bar que se chamava "La Mesquita" e apenas um ano depois de sua fundação o clube já contava com 2.000 sócios.

No mesmo ano, o time se afilou a AFA, e começou disputar a Primera D e em 1960 conseguiu seu acesso à Primera B.

Em 11 de fevereiro de 1981 se inaugurou o Estadio Nueva España e em 1984 conseguiu o titulo da segunda divisão com 16 pontos de diferença para o segundo colocado, que era o Racing Club, com o titulo, o clube conseguiu o acesso para a Primeira Divisão.

Entre 1985 e 1994 foram os seus anos de glória, onde conseguiram duas participações para a Copa Conmebol e três participações nas ligas pré-libertadores no campeonato local.

Porém, em 1998, os problemas financeiros levaram o time à falência, chegando a ficar fechado durante 3 meses, também foi rebaixado para a Segunda divisão do ano seguinte e logo depois foi rebaixado para Terceira divisão no ano de 2000.

Mas, em 2003, os sócios do time criaram a nova instituição de Club Social, Deportivo y Cultural Español de la República Argentina,[1] o qual mantiveram o escudo e o estádio da antiga instituição.[2]

Em 2007 o time conseguiu as suas instalações esportivas de volta e em 2014 conseguiu voltar a Terceira Divisão Local.[3]

Referências