Coandă-1910

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coandă-1910
Picto infobox aircraft.png
Na exposição aeronáutica internacional de Paris.
Descrição
Tipo / Missão Experimental
País de origem  Romênia
Fabricante Henri Coandă
Primeiro voo em 6 de dezembro de 1910 (106 anos)
Especificações
Dimensões
Comprimento 12,5 m (41,0 ft)
Envergadura 10,3 m (33,8 ft)
Altura 2,10 m (6,89 ft)
Peso(s)
Peso máx. de decolagem 420 kg (926 lb)

Coandă-1910 - foi o primeiro avião com propulsão a jato da História. Construído pelo romeno Henri Coandă e exibido na Segunda exposição aeronáutica internacional de Paris em Outubro de 1910.

História[editar | editar código-fonte]

Era uma aeronave de design pouco convencional e sua característica principal era seu sistema de propulsão. Empregava um motor do tipo termojato, que é uma tecnologia intermediária entre o motor a pistão e o motor a reação. Utilizava um motor de combustão interna comum que acionava um compressor no lugar de uma hélice. O combustível misturado ao ar comprimido era queimado em duas câmaras de combustão e ejetado pelas suas laterais. Com isto pretendia-se obter a força para impulsionar o avião.

Em 6 de dezembro de 1910, durante um teste no solo, Coandă foi surpreendido pela potência do propulsor e a aeronave decolou. Não conseguiu controlar o aparelho que caiu em chamas.

Durante este curto voo, Coandă observou que os gases superaquecidos do escape pareciam envolver as laterais do avião muito de perto e imaginou que esta seria a causa do incêndio. Investigou este efeito por muitos anos, como outras pessoas. Hoje este fenômeno é conhecido como efeito Coandă em sua homenagem.

Coandă não prosseguiu com o desenvolvimento do motor a jato. Anos mais tarde o avião italiano Caproni Campini N.1 voou com um motor semelhante e, durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão desenvolveu um propulsor também parecido para o Yokosuka MXY-7 Ohka.

Embora o original tenha sido destruído em 1910, o Muzeul Militar National,[2] de Bucareste, tem exposto uma réplica fiel do avião, bem como um grande número de documentos originais, o que permitiu reproduzi-lo com precisão.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) The Illustrated Encyclopedia of Aircraft. Londres: Aerospace Publishing.
  • (em inglês) Taylor, Michael J. H. (1989). Jane's Encyclopedia of Aviation. Londres: Studio Editions.
  • (em inglês) World Aircraft Information Files. Londres: Bright Star Publishing.

Vídeos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b (em português) Deadlybirds Jet Gênesis – O incrível Coanda 1910.
  2. (em romeno) Proavion

Ligações externas[editar | editar código-fonte]