Colégio de Lamego

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Colégio de Lamego OIP é um estabelecimento de ensino particular português, localizado na cidade do mesmo nome.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundado em 1859 pelos irmãos António Joaquim Lopes Roseira e Manuel António Lopes Roseira, passando em 1894 para a propriedade da Ordem Beneditina.

Actualmente, nele são leccionados os 1º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, bem como o Ensino Secundário, havendo o regime de internato para alunos do sexo masculino.

Uma das figuras da vida cultural portuguesa que passou por esta instituição foi o escritor Aquilino Ribeiro, que o recordou em sua obra:

"Este Colégio impunha-se como estabelecimento admirável, e quero confessar que as minhas rémiges, pequenas como são, cresceram ali à medida do seu porte e do seu tamanho natural." (RIBEIRO, Aquilino. Arcas encoiradas, cap. XI).

A 21 de Julho de 1959 foi feito Oficial da Ordem da Instrução Pública.[1]

Alunos famosos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Colégio de Lamego". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 23 de fevereiro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.