Coleco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Coleco (COnnecticut LEather COmpany) foi uma companhia fundada em 1932 por Maurice Greenberg. Inicialmente, era uma companhia que produzia couro para a indústria calçadista. Nos anos 60 a Coleco entrou para o mercado de piscinas plásticas, porém, é mais conhecida pelo seu videogame, o ColecoVision.

História[editar | editar código-fonte]

A entrada da Coleco na Guerra dos Videogames[editar | editar código-fonte]

O primeiro videogame da Coleco foi o Coleco Telstar, feito para competir com o Pong da Atari, porém, não fez muito sucesso. O Coleco Telstar tinha três variantes de Pong e tinha várias versões disponíveis no mercado.

O lançamento do ColecoVision[editar | editar código-fonte]

Depois do fracasso do Coleco Telstar e do Gemini (um 'clone' do Atari 2600), a Coleco retornou com força total e lançou o ColecoVision em 1982, porém, o console não alcançou grande sucesso e a Coleco fez sucesso lançando jogos para o Mattel Intellivision.

Telstar Classic(1976)[editar | editar código-fonte]

Foi o segundo da série Telstar, por dentro ele era igual ao seu antecessor (Coleco Telstar),porém,por fora ele tinha um visual luxuoso feito de madeira.

Telstar Alpha(1976)[editar | editar código-fonte]

Foi o terceiro console da série Telstar da Coleco. Ele ainda tinha o mesmo chip dos dois modelos anteriores e ainda fazia apenas três sons diferentes, porém, vinha com um jogo novo além de Hockey,tennis,Handball(Jai-Alai,conhecido como squash).

Coleco Telstar Alpha.jpg

ADAM, o computador que "matou" a Coleco[editar | editar código-fonte]

Em 1983, com o pequeno sucesso do ColecoVision a Coleco dá sua última cartada, lança a linha de computadores Adam. Os computadores venderam bem o estoque inicial, porém, quase todas as unidades vieram com defeitos fatais de fábrica. Além dos prejuízos de reembolso, desenvolvimento, correção dos erros das primeiras unidades, o Adam da Coleco ficou marcado como computador problemático e não vendeu mais nenhuma unidade. Com um rombo no orçamento e com o agravamento de seus problemas financeiros, a Coleco foi comprada em 1989 pela empresa de brinquedos Hasbro.

Em 2005, a River West Brands, empresa de revitalização de marca com sede em Chicago, re-introduziu a Coleco para o mercado. No final de 2006, eles introduziram o Coleco Sonic, um sistema portátil contendo vinte jogos de Master System e Game Gear.

Em dezembro de 2015, Coleco anunciou o desenvolvimento do Coleco Chameleon, um novo sistema de videogame baseado em cartucho (na realidade, um rebranding da consola Retro VGS controversa, cuja campanha Indiegogo não conseguiu garantir o financiamento quando a sua campanha terminou no início de novembro de 2015, com apenas $ 63.546 levantou o objetivo de $ 1,95 milhões de dólares). No comunicado de imprensa, foi estabelecido que o sistema seria capaz de jogar jogos novos e clássicos nos estilos 8, 16 e 32 bits. O lançamento do sistema foi anunciado previsto para o início de 2016, junto com uma demonstração na Toy Fair New York, em fevereiro.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Coleco
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.