Command & Conquer: Tiberian Sun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Command & Conquer: Tiberian Sun é um jogo de RTS (Real Time Strategy ou Estratégia em Tempo Real) desenvolvido pela Westwood Studios e lançada em 1999 para computador. O jogo conta a historia da Segunda Guerra do Tiberium, realizada pela GDI, que quer exterminar o cristal alienigena Tiberium e pela Irmandade da Nod controlada por Kane, o auto-proclamado Messias que tem como objetivo fazer o Tiberium se espalhar por todo o planeta terra. A historia se passa em 2030, 30 anos após a GDI ganhar a primeira Guerra do Tiberium em Command & Conquer (Tiberian Dawn).

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Command & Conquer: Tiberian Sun tem três facções, duas jogáveis (A Irmandade da NOD e GDI) e uma não jogável (The Forgotten ou numa tradução literal, Os Esquecidos). No modo Skirmish e online, o objetivo do jogo é destruir todas as construções e unidades dos oponentes. Já no modo Campanha, o jogador tem uma serie de objetivos á cumprir para ganhar e tem videos ao vencer a partida que contam a historia do jogo, interpretados por atores famosos como Michael Biehn e James Earl Jones. A infantaria do GDI é baseado no lançador de mísseis e no soldado básico (com metralhadora. As unidades do GDI utilizam de robôs para artilharia pesada (o Titan) que possui uma arma 120mm e para “carros blindados” (o Wolverine); o anfíbio (Amphibious) para atravessar lagos, rios, riachos, ECT; o Disruptor, uma unidade usada para ataques ultrasonico, sem ser afetado pelo seus próprios raios; o Hover MLRS, unidade lançador de mísseis de média-longa distância no qual se movimenta planando no ar. A The Brotherhood of Nod possui veículos em vez de robôs, e, além de possuir apenas a infantaria normal (lançador de mísseis e soldado com metralhadora), também possui motocicleta (armada com metralhadora) e o Cyborg, no qual é armado com quatro lança míssil. O tanque do Nod (Tick Tank) possui a capacidade de se fixar no chão como uma torre de defesa com uma arma 90mm. Possui, também, um carro de guerra (armado com metralhadora normal) e tanque de invisibilidade, no qual e armado com dois lança míssil antitanque e antiaéreos. Para os dois times possuem o Mobile Construction Vehicle - MCV, usado para construir os edifícios usados posteriormente, e o Móbile Sensor Array, radar montável para detectar unidades subterrâneas. Para comprar as unidades, seus componentes e soldados, o jogador tem que captar o "tiberium", um tipo de mineral vindo do espaço, que é armazenado nas refinarias e transformado em "dinheiro". A Westwood Studios inaugurou, com a série Command & Conquer, um dos mais importantes capítulos na história dos vídeo games, trazendo uma plataforma inovadora on-line de fácil acesso na época. Para se ter uma ideia era possível jogar usando uma conexão com modem de 56k com tranquilidade. Também presenteou a Westwood como um marco dos grandes jogos de estratégia e um dos melhores jogos de todos os tempos. Dentre os grandes clans que fizeram história no jogo pode-se elencar o SUNGOD Clan (cinco campeonatos mundiais), SHARKS (campeão em 3 oportunidades), TANOW, entre outros. Entre os grandes e históricos jogadores estão Kammus, Abarrat, Ablackout, Agenhadar, Velvot, Piner78, dentre outros notáveis. No seu curto espaço de tempo Tiberian Sun conseguiu conquistar milhões de fans que acompanharam as suas continuações. Atualmente há vários servidores que mantêm o jogo ainda em atividade como a XWIS e a CnCNet.

Expansão[editar | editar código-fonte]

Command & Conquer: Tiberian Sun – Firestorm é a expansão do jogo, também produzida pela Westwood Studios publicada em 7 de Março. A historia da expansão se inicia após os eventos do jogo original quando a Inteligencia Artificial da Nod, CABAL, tenta eliminar todos os humanos com seu exercito de ciborgues.

A expansão adiciona unidades e construções novas, sendo que algumas destas estavam planejadas para estarem na versão original de Tiberian Sun mas não puderam ser adicionadas pois a Eletronic Arts, que havia comprado a Westwood Studios obrigou o lançamento do jogo antes dele estar totalmente pronto.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.