Computação voluntária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Baseado na idéia de trabalho voluntário, onde um usuário instala em seu computador pessoal um programa cujo objetivo é contribuir com um determinado projeto de pesquisa.

É necessária a instalação do programa cliente e um cadastro no projeto. Este programa é o responsável pela comunicação com o servidor dos projetos via Internet, e pelo escalonamento das tarefas na utilização dos ciclos ociosos do computador pessoal para execução da tarefa referente ao projeto selecionado.

O problema é quebrado em milhões de pequenas unidades que podem ser processadas de forma paralela e distribuída. O servidor central do projeto envia aos voluntários pequenas partes dos projetos, de forma que os projetos possam ser processados de forma muito mais rápida do que seriam em supercomputadores. Projetos que levariam milhares de anos para serem processados podem ser processados em muito menos tempo em milhões de computadores voluntários.

Os programas mais famosos mundialmente são o Folding@Home, o BOINC e o World Community Grid, os quais englobam mais de duas dezenas de projetos científicos numa plataforma unificada.

Também chamada de computação filantrópica.