Trabalho voluntário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Crianças com carrinho, limpando sujeira e detritos num dia de limpeza numa comunidade em Yaoundé, Camarões.

O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro[1] . É uma profissão de prestígio social, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário[2] .

Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma "profissionalização voluntária"; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos. [3]

O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não-governamentais, componentes do Terceiro Setor. Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo.

O voluntariado tem as pessoas no centro do desenvolvimento. O voluntariado proporciona que uma pessoa veja como dela também um problema que geralmente ela veria como distante[4] .

Atualmente existem diversas organizações que se utilizam do trabalho voluntário de milhares de pessoas, no mundo todo. Bons exemplos de organizações internacionais são: Cruz Vermelha, TECHO|TETO, "Lions Clubs International", Rotary International, Médicos Sem Fronteiras, AFS Intercultural Programs, Engenheiros Sem Fronteiras e o Serviço Voluntário Internacional do Brasil, que tem ramificações em vários países.

Existem diversas formas de atuação para um trabalho voluntário, que variam de presenciais ou a distancia, através de ações individuais, (médicos, advogados, dentistas); participação de campanhas (doação de sangue, arrecadação de livros, reciclagem); criação de grupos para apoio ou suporte (associação de moradores, grupo de trabalhos com objetivos como o saneamento e saúde, por exemplo); trabalho em Organização social com oportunidades em quase todas as áreas de atuação; atuação em projetos públicos com o objetivo de melhoria na cidade (mutirões de limpeza das ruas); Atuação em conselhos como os de Pais e mestres de escolas, ou escola da Família, e projetos semelhantes dentro de escolas públicas ou privadas.

O trabalho voluntariado é regulamentado no Brasil pela Lei 9.608/1998. É considerado serviço voluntário “a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade” [5]

O trabalho voluntário, ao contrário do que pode parecer, é exercido de forma séria e necessita de especialização e profissionalismo, já que são realizados em locais como hospitais, clínicas e/ou escolas, por exemplo, e precisam do auxílio de profissionais formados em diversas áreas, mas também de pessoas que possuam vontade de participar deste tipo de atividade. [6]

No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985, e internacionalmente é comemorada em 5 de dezembro, data proclamada pela ONU também em 1985.[7] ambas com o objetivo de reconhecer e destacar a ação das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social e para o bem da comunidade. [8] .

Entidades/ Grupos que atuam com trabalho voluntário[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Trabalho voluntário

Referências

  1. http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/trab_voluntario.htm
  2. http://www.educardpaschoal.org.br/web/fundacao-seja-voluntario.asp
  3. https://voluntariadoesmt.wordpress.com/voluntariado/
  4. PNUD (30 Abril 2015). Plataforma online da ONU permite que voluntários contribuam com o desenvolvimento global sem sair de casa PNUD Brasil. Visitado em 05/27/2015.
  5. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9608.htm
  6. http://www.cm-viladoconde.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=39019
  7. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/pt-br/?system=datacomemorativa&id=566
  8. http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/08/campanha-comemora-dia-nacional-do-voluntariado.html
  9. http://www.svibrasil.org/
  10. http://www.vidaporvidas.com/
  11. http://www.esf-brasil.org/
  12. http://bolsadovoluntariado.pt/
  13. http://www.voluntariosemacao.org.br/
  14. http://www.brasilvoluntario.org.br/
  15. http://sve.proatlantico.com/vagas/abertas
  16. http://www.filantropia.org/
  17. http://www.voluntarios.com.br/
  18. http://www3.ethos.org.br/
  19. http://www.abrinq.com.br/
  20. http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
  21. https://pt-br.facebook.com/entregaporsp
  22. https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/projeto-entrega-por-sp-espalha-sorrisos-pela-cidade/
  23. Fabio Tito (05/05/2015). Grupo faz rotas noturnas a fim de tirar 'invisibilidade' de moradores de rua G1. Visitado em 29/05/2015 de 29/05/2015.
  24. Fabio Tito (05/05/2015). FOTOS: Grupo percorre SP com doações para moradores de rua G1. Visitado em 29/05/2015.
  25. Entrega por SP (30/04/2015). Aqui você confere depoimentos de quem já se entregou por SP. Mande o seu também! Entrega por SP. Visitado em 29/05/2015.
  26. http://www.doutoresdaalegria.org.br/
  27. http://www.sonharacordado.org.br/
  28. ONU Brasil (29/04/2015). Serviço de voluntariado da ONU incentiva brasileiros a contribuir online para a paz e o desenvolvimento ONU Brasil. Visitado em 27/05/2015.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.