Concussion (2015)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Concussion
Um Homem entre Gigantes (BRA)
 Estados Unidos
2015 •  cor •  122 min 
Gênero drama
Direção Peter Landesman
Produção Ridley Scott
Giannina Facio
David Woltroff
Larry Shuman
Elizabeth Cantillon
Roteiro Peter Landesman
Baseado em Game Brain de
Jeanne Marie Laskas
Elenco Will Smith
Alec Baldwin
Gugu Mbatha-Raw
Arliss Howard
Paul Reiser
Luke Wilson
Adewale Akinnuoye-Agbaje
David Morse
Albert Brooks
Música James Newton Howard
Cinematografia Salvatore Totino
Edição William Goldenberg
Companhia(s) produtora(s) LStar Capital
Village Roadshow Pictures
Distribuição Columbia Pictures
Lançamento Estados Unidos 25 de dezembro de 2015
Brasil 3 de março de 2016
Idioma inglês
Orçamento US$ 35 milhões[1]
Receita US$ 47.542.935

Concussion (No Brasil, "Um Homem entre Gigantes") é um filme estadunidense biográfico de 2015, escrito e dirigido por Peter Landesman, baseado no romance de 2009 Game Brain de Jeanne Marie Laskas, estrelado por Will Smith com Dr. Bennet Omalu, um patologista nigeriano que lutou contra a National Football League, que buscava refutar suas pesquisas sobre danos cerebrais sofridos pelos jogadores profissionais de futebol americano (Encefalopatia traumática crônica).

O filme também é estrelado por Alec Baldwin, Gugu Mbatha-Raw, e Albert Brooks. Columbia Pictures lançou o filme nos EUA em 25 de dezembro de 2015.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Em 2002,[2] o center aposentado dos Pittsburgh Steelers, Mike Webster, é encontrado morto na carroceria de sua pickup. Bennet Omalu, um patologista forense do IML do Condado de Allegheny (Pensilvânia), faz a autópsia do corpo, e descobre que a vítima possuía dano cerebral grave. Ele conclui que a morte de Webster foi resultado dos efeitos de repetidos traumas na cabeça — um distúrbio a que ele dá o nome de Encefalopatia traumática crônica (ETC). Com o auxílio do antigo médico dos Steelers Julian Bailes, o colega neurologista Steven T. DeKosky e o legista Cyril Wecht, Omalu publica um artigo com seus achados, que é inicialmente descartado pela NFL.

Ao longo dos próximos anos, Omalu descobre que outros três ex-jogadores da NFL falecidos, Terry Long, Justin Strzelczyk e Andre Waters, tinha sintomas muito semelhantes aos de Webster. Ele finalmente convence o recém-nomeado comissário da NFL Roger Goodell para apresentar as suas conclusões perante uma comissão sobre a segurança do jogador. No entanto, a NFL não leva Omalu a sério; eles nem sequer lhe permitem estar no espaço para a apresentação, forçando Bailes a fazê-lo.

Omalu é submetido a uma pressão considerável a recuar a partir de seus esforços. Wecht é submetido a uma perseguição politicamente motivada por acusações de corrupção, e sua esposa, Prema, perde seu bebê depois de ser perseguida. Eles são forçados a deixar a sua casa dos sonhos em Pittsburgh e passar para Lodi (Califórnia), onde Omalu aceita um emprego com o escritório do legista do Condado de San Joaquin (Califórnia). No entanto, ele é justificada quando o ex-presidente da NFLPA Dave Duerson comete suicídio devido a crescentes problemas cognitivos; em sua nota de suicídio, Duerson admite que Omalu estava certo. Omalu é permitido para tratar em uma conferência da NFLPA sobre concussões e ETC. Em meio à crescente discussão do Congresso, a NFL é forçada a levar o assunto mais a sério.

Oferecem a Omalu um emprego como médico examinador-chefe do District of Columbia, porém ele nega para que possa continuar executando autópsias.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]