Conde de Buckinghamshire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Duque de Buckingham.
Conde de Buckinghamshire
Criação Jorge II
1746
Ordem Nobreza Titulada
Tipo Hereditário
1.º Titular John Hobart, 1.º Conde de Buckinghamshire
Linhagem Casa de Hanôver
Títulos Subsidiários Barão Hobart
Baronete Intwood
Actual Titular George Hobart-Hampden, 10.º Conde de Buckinghamshire
Herdeiro Sir John Vere Hobart, 4º Baronete
John Hobart, 2.º Conde de Buckinghamshire, por Thomas Gainsborough (1786)

Conde de Buckinghamshire é um título nobiliário que foi criado no Pariato da Grã-Bretanha pelo rei Jorge II para John Hobart, 5.º Baronete (de Intwood).

História[editar | editar código-fonte]

A Família Hobart, descendentes de Henry Hobart, que serviu como Procurador-Geral e Lord Chief Justice of the Common Pleas. Em 1611, foi criado Baronete, de Intwood, no Condado de Norfolk, no sistema de baronetes. Ele foi sucedido por seu filho, o 2.º Baronete. Ele representou Cambridge, Lostwithiel, Brackley e Norfolk na Câmara dos Comuns. Ele morreu sem descendência masculina e foi sucedido por seu sobrinho, o 3.º Baronete. Ele era filho de Sir Miles Hobart, o filho mais novo do 1.º Baronete. Hobart foi membro do Parlamento por Norfolk. Em 1656 casou-se com Mary, filha de John Hampden.[1]

Ele foi sucedido por seu filho mais velho, o 4.º Baronete. Ele era um General do Cavalo e foi escudeiro do Rei Guilherme III na Batalha de Boyne em 1690. Ele também representou Norfolk, King's Lynn e Bere Alston no Parlamento. Hobart foi morto em um duelo em 1698. Seu filho, o quinto Baronete, serviu como Tesoureiro da Câmara, como Capitão do Honorável Bando de Cavalheiros Pensionistas e como Lord-Lieutenant de Norfolk. Em 1728 ele foi elevado ao Pariato da Grã-Bretanha como Barão Hobart, de Blickling, no Condado de Norfolk, e em 1746 foi ainda homenageado quando foi feito Conde de Buckinghamshire, também no Pariato da Grã-Bretanha.

Com sua morte, os títulos passaram para o seu filho do primeiro casamento, o 2.º conde. Serviu como Controlador da Casa, como Embaixador na Rússia e como Lorde Tenente da Irlanda . Ele morreu sem sobreviver à descendência masculina e foi sucedido por seu meio-irmão, o terceiro conde. Ele representou St Ives e Bere Alston na Câmara dos Comuns. Seu filho mais velho, o quarto conde, era um político proeminente. Serviu como Governador de Madras, como Secretário de Estado da Guerra e das Colônias, como Chanceler do Ducado de Lencastre, como Agente Postal General Adjunto e como Presidente do Conselho de Controle . Em 1797, ele foi convocado para a Câmara dos Lordes por meio de um Mandado de Aceleração no título júnior de seu pai, Barão Hobart. A cidade de Hobart, na Tasmânia, foi nomeada em homenagem a Lorde Buckinghamshire.

Roberto Hobart, 4.º Conde de Buckinghamshire

Ele morreu sem descendência masculina e foi sucedido por seu sobrinho, o 5.º conde. George Vere Hobart, segundo filho do 3.º conde. Lorde Buckinghamshire representou brevemente St Michael's no Parlamento. Em 1824 ele assumiu por licença real o sobrenome adicional de Hampden. Ele morreu sem filhos e foi sucedido por seu irmão mais novo, o 6.º conde. Ele era um clérigo. Em 1878 ele assumiu por licença real o sobrenome adicional de Hampden. Ele foi sucedido por seu neto, o 7.º conde. Ele foi o segundo, mas único filho sobrevivente de Frederick John Hobart-Hampden, Lord Hobart, segundo filho do sexto conde. Lorde Buckinghamshire serviu brevemente como Lord-in-waiting (chicote do governo na Câmara dos Lordes) em 1895 na administração liberal do Conde de Rosebery . Casou-se com Georgiana Wilhelmina Haldane-Duncan-Mercer-Henderson, filha do Exmo. Hew Adam Dalrymple Hamilton Haldane-Duncan-Mercer-Henderson e Edith Isabella Mercer-Henderson. Em 1903, Lord Buckinghamshire assumiu por licença real os sobrenomes adicionais de Mercer-Henderson.

Após sua morte, os títulos passaram para seu único filho, o 8.º Conde. Ele foi vice-presidente dos comitês da Câmara dos Lordes e vice-presidente da Câmara dos Lordes. Em 1938 ele assumiu por licença real o sobrenome Mercer-Henderson apenas no lugar de Hobart-Hampden-Mercer-Henderson. Ele nunca se casou e com sua morte em 1963 a linhagem do segundo filho do sexto conde falhou. Ele foi sucedido por seu primo em segundo grau, o nono conde. Ele era neto do Exmo. Charles Edward Hobart-Hampden, quarto filho do sexto conde. Ele não tinha filhos e foi sucedido por seu primo de segundo grau, uma vez removido, o 10.º Conde e atual detentor dos títulos. Ele é bisneto do Exmo. George Augustus Hobart-Hampden, quinto filho do sexto conde (e o mais velho de seu segundo casamento).

Vários outros membros da família Hobart também ganharam distinção. O HON. Henry Hobart, filho mais novo do primeiro conde de seu segundo casamento, representou Norwich no Parlamento e serviu como Presidente do Ways and Means . Vere Henry Hobart, Lord Hobart, filho mais velho do sexto conde, foi governador de Madras . O HON. Augustus Charles Hobart-Hampden, terceiro filho do sexto conde, foi vice-almirante da Marinha Real . Além disso, Henrietta Howart, filha do quarto baronete e irmã do primeiro conde, foi amante de longa data do rei Jorge II .

A residência da família era Hampden House, perto de Great Hampden, em Buckinghamshire .

Baronete Hobart, de Intwood (1611)[editar | editar código-fonte]

Condes de Buckinghamshire (1746)[editar | editar código-fonte]

O herdeiro presuntivo é o primo de quarto grau do atual titular, uma vez destituído Sir John Vere Hobart, 4º Baronete (n. 1945) (ver linha de sucessão abaixo)
O herdeiro aparente do herdeiro presuntivo é seu filho George Hampden Hobart (nascido em 1982)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. George Cokayne, ed. (1900). Complete Baronetage. [S.l.: s.n.] – via archive.org