Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cooperativa Gravura)
Ir para: navegação, pesquisa

A Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses é uma cooperativa portuguesa que visa promover a gravura enquanto forma de arte.

Criação[editar | editar código-fonte]

A Gravura foi criada em Lisboa, em 20 de Julho de 1956, numa altura em que nem sequer as Escolas de Belas Artes de Lisboa e do Porto se dedicavam a essa modalidade artística.

Sócios fundadores[editar | editar código-fonte]

Formaram a sua primeira direcção os seguintes sócios fundadores:

A sede[editar | editar código-fonte]

A primeira sede da cooperativa foi na garagem do também sócio fundador Eng.º Manuel Antunes Machado Torres, na Avenida Vasco da Gama, 26, em Algés. Passou depois para a Rua das Taipas, 12-r/c, em Lisboa, onde veio a ser o atelier de Sá Nogueira, e só mais tarde, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, foi possível passar para a sede e galeria, que ainda se mantém, na Travessa do Sequeiro n.º 4, igualmente em Lisboa.

Actividade[editar | editar código-fonte]

Através da sua actividade, a Gravura levou a arte ao mais recôndito do país através de exposições itinerantes em que todos os artistas colaboravam.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Tese de mestrado em História da Arte Contemporânea apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em setembro de 2010.
Catálogo da exposição realizada no Museu do Neo-Realismo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]