Cordelia Chase

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cordélia Chase
Personagem fictícia de Buffy a Caça Vampiros
Nascimento 1981 ( Estados Unidos Sunnydale, Califórnia)
Morte 2003 ( Estados Unidos Los Angeles, Califórnia)
Sexo Feminino
Espécie Humana
Ocupação Caçadora
Bruxa
Poder(es) Premonições
Bruxaria (Quando possuída pela deusa Jasmine)
Amigo(s) Angel
Buffy
Doyle
Xander
Willow
Giles
Criado por Joss Whedon
Voz Brasil Iara Riça
Série(s) Buffy the Vampire Slayer
Outros Angel
Primeira aparição "Bem Vindo à Boca do Inferno" (Em Buffy)
Última aparição "Você Está de Volta" (Em Angel)
"Angel: After The Fall" (Na HQ)
Época(s) 3 Temporadas de Buffy; 6 Temporadas de Angel
Interpretado por Charisma Carpenter
Espécie Humana

Cordelia Chase é um personagem das séries Buffy a Caça Vampiros e Angel, interpretada por Charisma Carpenter.

Cordélia se tornou uma seguidora dos Poderes Que São (ou Powers That Be, na versão original) e durante o colegial cursou o Colégio Sunnydale, na cidade de mesmo nome, originalmente apresentada como uma patricinha popular com a qual todos os garotos queriam sair. Cordelia comandava o grupo das Cordettes, ao lado de Harmony Kendall, e da garota abusada que ridicularizava os Scoobies passou a ser uma deles, ao lado de Buffy Summers. Anos mais tarde, Cordelia se mudou para Los Angeles para tentar ser atriz e se tornou um membro fixo da Fang Gang, do vampiro Angel, e conseqüentemente da Investigações Angel, agência sobrenatural de serviço detetive pertecente ao mesmo. Ao lado de Angel, ela enfrentou forças malignas e ganhou o poder da precognição. Cordelia morreu em 2004, usando seus últimos momentos na Terra para auxiliar seu amigo Angel.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sunnydale High[editar | editar código-fonte]

"Cordy", como era conhecida, era filha de uma rica família que vivia na pequena cidade de Sunnydale, na Califórnia. Famosa líder de torcida local, ela e seu grupo de Cordettes ridicularizavam os alunos por ela considerados "perdedores", incluindo Willow Rosenberg, Xander Harris e Jesse McNally. Foi graças às atitudes egoístas de Cordelia que Marcy Ross, uma tímida e solitária garota, se tornou completamente invisível, por conta das forças sobrenaturais da Boca do Inferno, que sempre haviam prevalecido na escola. Quando Buffy Summers chegou na escola, foi imediatamente recebida por Cordelia e convidada para as Cordettes, mas Buffy não pode aguentar o comportamento egocêntrico de Cordelia, passando a ser considerada mais uma "perdedora" por ela. Tendo Buffy se tornado imediatamente uma amiga de Willow, Xander, Jesse e o bibliotecário Rupert Giles, Cordelia então passou a considerá-la inútil mesmo ela tendo salvado a sua vida algumas vezes de forças do mal. Quando o Mestre tentou ascendir e tomar toda a cidade, Cordelia se tornou relutantemente uma aliada dos Scoobies, e ciente de que Buffy era uma Caçadora. Cordelia começou a namorar com seu até então arqui-inimigo Xander Harris, perdendo seu espaço nas Cordettes e sua popularidade no Colégio Sunnydale. Quando Xander beijou Willow e foi flagrado por Cordelia, ela se desfez dos Scoobiese recebeu a visita de Anya Emerson, na verdade o demônio da vingança conhecido como Anyanka. Culpando Buffy por ser a causa de seus problemas pessoais, Cordelia então desejou ao demônio que Buffy nunca tivesse ido para Sunnydale, e, tendo seu desejo atendido, conheceu a realidade montada após ela ter feito o desejo, onde a cidade foi tomada pelo caos e os vampiros reinam ao lado do Mestre. Naquela realidade, Chase foi morta por aqueles que um dia ela havia mais odiado, Xander e Willow, agora vampiros. A realidade foi desfeita por Rupert Giles e todo aquele inferno que Cordelia presenciou passaram despercebidos, inclusive a morte dela. Cordelia não reatou o namoro com Xander, mas ainda continuou ao lado da Scoobie Gang, conhecendo e se apaixonando por Wesley Wyndam-Pryce, o novo Sentinela enviado para Buffy e Faith Lehane. Ela vai acompanhada por ele ao baile até que termine o colegial, após a guerra contra o maligno prefeito Richard Wilkins, quando se muda para Los Angeles para tentar ser atriz.

Los Angeles[editar | editar código-fonte]

Ao chegar na cidade, Cordelia reencontrou o vampiro com alma Angel numa festa social, e foi ela quem o incentivou a tornar a luta contra o mal um negócio. Do metade-humano, metade-demônio Doyle, Cordelia ganhou o poder da clarividência através de um beijo, o único beijo do homem que, ao morrer repentinamente, a deixou visivelmente devastada. Cordelia serviu de ligação com Angel aos Poderes Que São (Powers That Be), se tornando mais sensível e compreensiva em relação aos outros devido ao sofrimento que algumas das visões que ela tinha lhe causavam. Guiada pelo demônio Skip, Chase recebeu um chamado para ascendir a um plano mais alto, devido às suas boas ações na Terra.

Vida após a Morte[editar | editar código-fonte]

Cordelia retornou como um espírito na continuação em quadrinhos da série Angel, intitulada Angel: After the Fall. O papel dela seria auxiliá-lo mesmo depois de morta, agora uma fiel dos Poderes Que São.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Cordelia, inicialmente uma humana comum, passou a apresentar visões após receber esse dom de Doyle. Para combater a dor que esse poder lhe causava, ela se tornou uma metade-demônia e foi possuída por Jasmine, uma serva dos Poderes. Enquanto possuída por ela, Cordelia pode fazer feitiços que poderiam até mesmo "confrontar Willow", segundo ela mesma disse após os eventos ocorridos durante a fase sombria de Willow (Dark Willow).

Romances[editar | editar código-fonte]

Como era uma das mais populares do colégio, Cordélia já ficou com quase todos os rapazes populares do Colégio Sunnydale, mas seus romances que realmente tiveram ênfase foram os seguintes:

  • Xander Harris: Sempre o considerou um perdedor, assim como Willow, porém com o passar do tempo ela desenvolve um amor pelo rapaz, e acaba vencendo seu gênio de garota insuportável, quando ela deixa de lado suas amigas populares, para assumir seu romance com Xander, romance que acaba quando Xander a trai com Willow.
  • Angel: Depois de partir para Los Angeles com o vampiro, Cordélia se apaixona por ele, assim como ele também por ela, eles tem um romance, e ela até o ajuda a cuidar de seu filho, mas ela é levada para outra dimensão e só volta nos quadrinhos.

Amizades Notáveis[editar | editar código-fonte]

Nos tempos do colegial, Cordelia tinha como melhor amiga Harmony Kendall, que viria a reencontrá-la em Los Angeles já como uma vampira. Ela também se tornou íntima de Willow e Buffy Summers, antes que seu relacionamento com Xander rompesse.

Aparições no Buffyverso[editar | editar código-fonte]

Cordelia permaneceu regular nas três primeiras temporada da série Buffy, 54 episódios ao todo. O mais notável seria The Wish, quando ela deseja algo que torna o mundo um verdadeiro inferno. Em Angel, ela apareceu nas primeiras quatro temporadas regularmente, co-estrelando o episódio You're Wellcome da última temporada da série.

After the Fall[editar | editar código-fonte]

Na continuação em quadrinhos da série Angel, ela é vista como um espírito auxiliador nas edições número 12 e 13.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.