Corticeira Amorim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Corticeira Amorim, SGPS, S.A é uma empresa holding portuguesa[1] presidida por António Rios de Amorim que, fundada há 140 anos, é líder mundial no setor da cortiça. A empresa faz parte do Grupo Amorim, gera um volume de negócios superior a 500 milhões de euros em mais de 100 países.[2]

Esta holding é responsável pela administração de um universo de 83 empresas que se dedicam à transformação integrada da cortiça, à investigação e desenvolvimento e à promoção e comercialização de produtos e novas soluções de cortiça. Conta a nível mundial com trinta unidades industriais, 42 distribuidores, onze joint-ventures e 248 agentes principais. Está organizada em cinco unidades de negócios – matérias-primas, rolhas, revestimentos, aglomerados compósitos e isolamentos. Disponibiliza produtos para incorporação em várias indústrias como a indústria aeronáutica, de construção, ou a indústria vinícola.

História[editar | editar código-fonte]

A origem da Corticeira Amorim remonta a 1870, altura em que é fundada uma fábrica para a produção manual de rolhas de cortiça para Vinho do Porto. Em 1922 é constituída a Amorim & Irmãos, a primeira do universo de empresas que atualmente constituem a Corticeira Amorim SGPS, SA. Em 2015, a Corticeira Amorim registou um crescimento de 7% em relação a 2014 com vendas semestrais de 309,2 milhões de euros. O resultado operacional subiu também 29,5%, para 40,3 milhões de euros.[3] A Corticeira Amorim lidera uma atividade económica em termos de desenvolvimento sustentável.[4] Ao promover a extração cíclica da cortiça, sem danificar as árvores, a empresa viabiliza o montado de sobro, um recurso natural e renovável.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]