Saltar para o conteúdo

Crepúsculo (romance): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
MelM (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 201.59.132.214 para a última versão por Mestre Ginko, de 02h47min de 19 de novembro de 2011 (UTC)
Linha 30: Linha 30:
| seguido_por = [[Lua Nova (livro)|Lua Nova]]
| seguido_por = [[Lua Nova (livro)|Lua Nova]]
}}
}}

os atores de Crepúsculo criaram uma conta no forum ORDEM DA DESORDEM,eles estão livres para conversar com os fãs,cadastre-se ( www.ordemdadesordem.com.br/forum )


'''''Crepúsculo''''' (''Twilight'', no original) é um livro sobre [[vampiros]] da autoria de [[Stephenie Meyer]]. Publicado originalmente em capa dura, em [[2005]], este livro é a génese da saga ''[[Twilight (série)|Twilight]]'', onde [[Isabella Swan|Bella Swan]] é apresentada ao leitor, como uma estudante que se muda de [[Phoenix (Arizona)|Phoenix]], [[Arizona]], para [[Forks]], [[Washington]], colocando sua vida e de sua família em risco ao apaixonar-se pelo vampiro [[Edward Cullen]].
'''''Crepúsculo''''' (''Twilight'', no original) é um livro sobre [[vampiros]] da autoria de [[Stephenie Meyer]]. Publicado originalmente em capa dura, em [[2005]], este livro é a génese da saga ''[[Twilight (série)|Twilight]]'', onde [[Isabella Swan|Bella Swan]] é apresentada ao leitor, como uma estudante que se muda de [[Phoenix (Arizona)|Phoenix]], [[Arizona]], para [[Forks]], [[Washington]], colocando sua vida e de sua família em risco ao apaixonar-se pelo vampiro [[Edward Cullen]].

Revisão das 21h59min de 21 de novembro de 2011

Crepúsculo
Autor(es) Stephenie Meyer
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Assunto Vampiros
Série Twilight
Arte de capa Gail Doobinin (design)
Roger Hagadone (fotografia)
Editora Little, Brown and Company
Lançamento 5 de Outubro de 2005
Páginas 498
ISBN 0316160172
Edição portuguesa
Tradução Vera Falcão Martins
Editora Edições Gailivro
Páginas 480
ISBN 978-989-557-270-0
Edição brasileira
Tradução Ryta Vinagre
Editora Editora Intrínseca
Páginas 416 (1ª edição)
384 (2ª edição)
290 (3ª edição)
ISBN 9788598078304
Cronologia
Lua Nova

os atores de Crepúsculo criaram uma conta no forum ORDEM DA DESORDEM,eles estão livres para conversar com os fãs,cadastre-se ( www.ordemdadesordem.com.br/forum )

Crepúsculo (Twilight, no original) é um livro sobre vampiros da autoria de Stephenie Meyer. Publicado originalmente em capa dura, em 2005, este livro é a génese da saga Twilight, onde Bella Swan é apresentada ao leitor, como uma estudante que se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington, colocando sua vida e de sua família em risco ao apaixonar-se pelo vampiro Edward Cullen.

O romance ganhou diversos prêmios, incluindo o "Top 10 Livros para Jovens Adultos" da American Library Association,[1] entrar na lista de Best sellers do New York Times[2] e Best selling de 2008, no USA Today.[3]

Enredo

Predefinição:Revelações sobre o enredo

Bella Swan muda-se da ensolarada Phoenix, Arizona para a chuvosa cidade de Forks, Washington, para viver com seu pai, Charlie, o chefe da polícia local. Segundo ela, a sua mãe (Renée) sentia-se triste por não poder acompanhar o seu novo marido (Phil Dwyer) aos jogos de basebol, pois este é um jogador da segunda divisão e, então, Bella decide mudar-se para dar mais espaço ao casal.

A chegada de Bella a Forks desperta imensa curiosidade em toda a gente. Esta é uma cidade pacata, onde todos se conhecem e, por isso, a sua vinda era bastante aguardada. Na escola, Bella conhece vários colegas logo no primeiro dia de aulas e torna-se amiga de Mike, Jessica, Angela, Eric e Tyler.

Bella depressa descobre como seria monótona e entediante a sua vida em Forks, caso Edward Cullen, o misterioso rapaz que se senta a seu lado na aula de Biologia, não lhe despertasse tanta curiosidade e servisse de escape à sua rotina diária. No primeiro dia que ela o vê, Edward aparenta sentir repulsa por ela, chegando mesmo a tentar mudar os seus horários para evitá-la, pois seu cheiro era muito tentador para ele.

No entanto, quando uma van fora de controle está prestes a atropelar Bella no estacionamento, Edward salva-a do perigo sobrenaturalmente, como é percebido pela jovem, que assinala que ele estava muito distante de si para poder puxá-la da trajetória do veículo e que, a mossa deixada no automóvel após o embate, era em tudo semelhante à estrutura dos ombros do rapaz. Edward recusa-se, todavia, a falar sobre o assunto. Bella evita falar com ele durante algum tempo, mas no dia em que ela vai com as suas amigas até Port Angeles, mete-se, de novo, em apuros, de modo que Edward salva-a novamente. A partir deste instante, a cada passagem do livro, ambos acabam por se tornar cada vez mais próximos.

Ela acaba descobrindo por seu amigo Jacob Black, da tribo Quileute, que Edward e a sua família (os Cullen) são vampiros vegetarianos, ou seja, que não se alimentam de sangue humano.

Entretanto, Bella é apresentada à família Cullen. Todos gostam dela, menos Rosalie, a irmã de Edward e companheira de Emmett. Edward e Bella passam muito tempo juntos, e cada vez mais apaixonados. O vampiro é apresentado a Charlie e tudo parecia perfeito, até que tudo é lançado ao desespero quando James (um vampiro rastreador) pousa os seus olhos em Bella. Ele fica sedento, e decide alimentar-se dela a todo o custo.

Após ter fugido do seu acossador, a jovem vê-se obrigada a reencontrá-lo, sob a suspeita deste ter sequestrado a sua mãe. Bella dirige-se a um antigo estúdio de balé, no qual dançava quando era pequena, e onde James pretende sugá-la até à morte. Edward, junto com os outros membros da família Cullen, consegue porém resgatá-la, antes que James consiga pôr termo à sua vida. Acaba a história num baile da escola, onde Bella comparece com o seu par (Edward) e onde aparece também Jacob Black, que traz uma mensagem do seu pai, Billy, que diz para Bella se afastar de Edward. Nem ela nem Jacob percebem o que quer exactamente dizer esta mensagem, pois por esta altura Jacob ainda não sabe que é lobo, ou seja, o inimigo natural dos vampiros. Predefinição:Spoiler-fim

Capa

Stephenie Meyer declarou que a maçã na capa de "Twilight" representa o fruto proibido do livro de Gênesis. Ela simboliza o amor de Bella e Edward, o que é proibido, semelhante ao fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, como está implícito pela citação de Gênesis 3:3 no início do livro. Representa também o conhecimento de Bella daquilo que o bem e o mal são, bem como a escolha que ela tem do "fruto proibido", Edward, escolhendo ou não vê-lo. Em uma das cenas do filme, uma maçã cai e Edward a pega. O jeito que ele pegou a maçã com as duas mãos formou a imagem da capa.[4]

Capítulos

Segue-se uma lista dos capítulos do livro em inglês, português brasileiro e português europeu:

Cap. Estados Unidos Brasil Portugal
* Preface Prólogo Prefácio
1 First Sight À Primeira Vista Primeira Vista
2 Open Book Livro Aberto Livro Aberto
3 Phenomenon Fenômeno Fenómeno
4 Invitations Convites Convites
5 Blood Type Tipo Sangüíneo Grupo Sanguíneo
6 Scary Stories Histórias de Terror Histórias Assustadoras
7 Nightmare Pesadelo Pesadelo
8 Port Angeles Port Angeles Port Angeles
9 Theory Teoria Teoria
10 Interrogations Interrogações Interrogações
11 Complications Complicações Complicações
12 Balancing Oscilando Equilíbrio
13 Confessions Confissões Confissões
14 Mind Over Matter A Mente Domina a Matéria O Domínio da Mente sobre a Matéria
15 The Cullens Os Cullen Os Cullen
16 Carlisle Carlisle Carlisle
17 The Game O Jogo O Jogo
18 The Hunt A Caçada A Caçada
19 Goodbyes Despedidas Despedidas
20 Impatience Impaciência Impaciência
21 Phone Call Telefonema Telefonema
22 Hide-and-Seek Esconde-Esconde Jogar às Escondidas
23 The Angel O Anjo O Anjo
24 An Impasse Um Impasse Um Impasse
25 Epilogue: An Occasion Epílogo: Um Acontecimento Especial Epílogo: Uma Ocasião Especial

Recepção crítica

A recepção crítica para Twilight foi mista. A Kirkus disse que "Twilight está longe de ser perfeito: o retrato de Edward como o trágico herói monstruoso é excessivamente byroniano e o apelo de Bella é mais baseado na mágica do que no personagem. Apesar de tudo, o retrato de amantes perigosos bate o ponto; os fãs de romance obscuro vão achar difícil resistir".[5] A Publishers Weekly descreveu "a paixão cega [de Bella] pelo estranho Edward", a relação de risco dos dois e a "luta interna de Edward" como uma metáfora para a tensão sexual na adolescência.[6] Hillias J. Martin, do School Library Journal, elogiou o romance, dizendo, "Realista, sutil, sucinto e fácil de acompanhar, Twilight terá leitores agonizando para penetrar seus dentes nele".[7]

Adaptação cinematográfica

Ver artigo principal: Twilight (2008)

Twilight ganhou uma versão cinematográfica, que estreou em 21 de Novembro de 2008 nos EUA, no dia 4 de Dezembro, do mesmo ano, em Portugal e, dias mais tarde, 19 de dezembro, no Brasil. Crepúsculo já bateu o recorde de espectadores para um filme do gênero. O elenco conta com Kristen Stewart como Isabella Swan, Robert Pattinson como Edward Cullen e Taylor Lautner como Jacob Black.[8]

Referências

  1. «BBYA 2006 Top Ten with annotations». ALA. Consultado em 16 de março de 2009 
  2. Leila Summers (19 de janeiro de 2008). «Part of 'Twilight' movie will be filmed at Kalama school». The Daily News Online. Consultado em 10 de julho de 2008 
  3. «The top 100 titles of 2008». USA Today. 14 de janeiro de 2009. Consultado em 15 de janeiro de 2009 
  4. «What's with the apple?». StephenieMeyer.com. Consultado em 16 de março de 2009 
  5. «Kirkus Review at B&N.com». B&N.com. Consultado em 23 de julho de 2008 
  6. «Twilight reviews». StephenieMeyer.com. Consultado em 29 de maio de 2008 
  7. Hillias J. Martin. «Grades 5 and Up Reviews: October, 2005». School Library Journal. Consultado em 16 de novembro de 2008  Parâmetro desconhecido |dat= ignorado (|data=) sugerido (ajuda)
  8. «Full cast and crew for Twilight». IMDb. Consultado em 16 de março de 2009 

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Twilight