Cubelo de Głogów

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Cubelo de Głogów

O Cubelo de Głogów (al. Pulverturm, Glogauer Torturm – construção gótica da metade do século XIV em Lubin situada na parte noroeste do Mercado.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Construção gótica emergida no plano de quadrado, dos tempos da construção das muralhas defensivas da cidade da metade do século XIV, elevada no século XVI.  Reconstruída novamente no século XVIII e XIX. Partes mais baixas foram feitas de pedra e tijolo, mais altas de tijolo. Telhado no pavilhão do século XIX.  O portão de Głogów consiste no edifício do portão, tangente do Norte com uma torre e portão de frente antes das muralhas. No edifício do portão ficava uma passagem de 6 m de altitude ligada com a ponte basculante de altitude inicial 10 m (depois de 20 m). Ao portão ficava muralha defensiva dupla e fosso triplo com três pontes dum qual foi basculante. A parede nordeste do cubelo aderiu a um edifício de três andares do século XVIII.

Estado atual[editar | editar código-fonte]

Uma torre de portão de seis andares e uma construção característica de Lubin. O objeto foi construído no plano quadrado. As partes mais baixas são feitas de pedra, mais altas de tijolo. Toda fechada e coberta por gesso. As janelas góticas de vários tamanhos são irregularmente postas nos molduras de pedra, maiores acima da torre, menores abaixo do edifício. O objeto é coberto por telhado quadril de cerâmica. A atenção atrai a marca da muralha defensiva na parede norte, que ilustra a altitude inicial de fortificações urbanas.

Funções  [editar | editar código-fonte]

No século XVII e XVIII a torre cumpria a função de prisão urbana e isso salvou a da destruição. Em 1908 foi arranjado o museu municipal que funcionou até 1945. Durante as lutas no fim da Segunda Guerra Mundial ficou danificada gravemente e só em 1957 foi assegurada contra a destruição completa. Depois da renovação foi usada, entre outros, pelo filial da Sociedade Polaca de Turismo (pl. Polskie Towarzystwo Turystyczno-Krajoznawcze - PTTK) de Lubin como um albergue de juventude. Atualmente o edifício é usado por Clube Alpino de Lubin, Clube do Turismo de Montanha "Problem", Associação dos Criadores da Cultura, Associação dos Amantes da Regiao de Lubin e Associação de Graduados da Escola Secundária nº 1 em Lubin "Absolwent".

Literatura[editar | editar código-fonte]

  1. S.Tokarczuk, Lubin: dzieje miasta, Wydawnictwo Dolnośląskie; Wrocław 2003r. ​ISBN 83-7384-012-5​ (pág.15)