Cultura da Eslovénia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cultura[editar | editar código-fonte]

Os primeiros livros a serem publicados na Eslovênia foram de autoria do reformador Protestantismo|protestante Primož Trubar (1508-1586), sendo um sobre catequismo e o outro um abecedário, ambos publicados em 1550 em Tübingen,Alemanha.

A parte central do país, Carniola, foi descrita no livro "A glória do Ducado de Carniola" (em alemão: Die Ehre deß Herzogthums Crain), publicado em 1689 pelo Barão Janez Vajkard Valvasor (1641-1693).

Alguns dos principais mestres da literatura eslovena foram os poetas France Prešeren(1800-1849), Srečko Kosovel, Edvard Kocbek e Dane Zajc, assim como os escritores Ivan Cankar (1876-1918) e Vladimir Bartol.Alojz Rebula,Drago Jančar,Boris Pahor,Tomaž Šalamun e Aleš Debeljak são os grandes nomes da literatura contemporânea eslovena, enquanto que Aleš Šteger é uma das maiores revelações dos últimos anos. O pintores eslovenos mais importantes são Anton Ažbe,Ivana Kobilca, Rihard Jakopič,Božidar Jakac,Avgust Černigoj e Zoran Mušič. Os arquitetos eslovenos de maior renome são: Jože Plečnik e Max Fabiani.

Música[editar | editar código-fonte]

A Eslovênia é o lar de numerosos músicos e compositores, incluindo o compositor Renascentismo renascentista Jacobus Gallus (1550-1591), cujo trabalho teve grande influência na música clássica da Europa Central, e o violista virtuoso Giuseppe Tartini. Durante o século XX, Bojan Adamič foi o mais influente compositor de trilhas sonoras e Ivo Petrić (nascido em 16 de junho de 1931), um compositor de música clássica europeia.

Alguns dos artistas de música contemporanea de destaque são: Slavko Avsenik, Laibach, Vlado Kreslin, Pero Lovšin, Pankrti, Zoran Predin, Lačni Franz, New Swing Quartet, DJ Umek, Valentino Kanzyani, Siddharta (banda), Big Foot Mama,Terrafolk, Katalena, Magnifico, entre outros.

Cinema[editar | editar código-fonte]

O cinema esloveno possui mais de 100 anos de tradição, onde Karol Grossmann, Janko Ravnik, Ferdo Delak, France Štiglic, Mirko Grobler, Igor Pretnar, France Kosmač, Jože Pogačnik, Matjaž Klopčič, Jane Kavčič, Jože Gale, Boštjan Hladnik e Karpo Godina são os mais importantes realizadores. Os diretores de filmes Janez Burger, Jan Cvitkovič, Damjan Kozole, Janez Lapajne e Maja Weiss são os mais notáveis representantes do chamado "renascimento do cinema esloveno".

Ciência e Tecnologia[editar | editar código-fonte]

Outros eslovenos famosos incluem o químico e vencedor do Prémio Nobel Friderik Pregl, o médico Joseph Stefan, os filósofos Slavoj Žižek e Milan Komar, o lingüista Franc Miklošič, o médico Anton Marko Plenčič, o matemático Jurij Vega, o sociólogo Thomas Luckmann, o teólogo Anton Strle e o engenheiro Herman Potočnik.

Feriados[editar | editar código-fonte]

Feriados
Data Nome em português Nome local Observações
1 e 2 Ano novo novo leto  
8 de Fevereiro Dia de Prešeren, Feriado culural esloveno Prešernov dan, slovenski kulturni praznik dia da morte do poeta esloveno France Prešeren
- Páscoa Domingo e Segunda-feira velika noč in velikonočni ponedeljek data variável
27 de Abril Dia da Revolta contra a Ocupação dan upora proti okupatorju marca o dia em que foi criado a frente de libertação, em 1941, contra a ocupação alemã, italiana e húngara na Eslovênia
1 e 2 Dia do trabalho praznik dela  
- Pentecostes binkoštna nedelja data variável
25 de Junho Dia de Independência da Eslovênia dan državnosti Comemora a proclamação da independência em 1991
15 de Agosto Dia da Assunção de Maria Marijino vnebovzetje (veliki šmaren)  
17 de Agosto União dos eslovenos em Prekmurje com o dia da Pátria dan združitve prekmurskih Slovencev z matičnim narodom po prvi svetovni vojni  
15 de Setembro Reconquista de Primorska ao dia da Pátria dan vrnitve Primorske k matični domovini  
31 de Outubro Dia da Reforma protestante dan reformacije  
1 de Novembro Dia de todos os santos dan spomina na mrtve anteriormente chamado de Dia dos mortos (dan mrtvih)
23 de Novembro Dia de Rudolf Maister dan Rudolfa Maistra  
25 de Dezembro Natal božič  
26 de Dezembro Dia da Independência e União dan neodvisnosti in enotnosti Comemora a proclamação da independência após o plebiscito em 1990

Esporte[editar | editar código-fonte]

Assim como na maioria dos países do mundo, o esporte mais praticado na Eslovênia é o futebol, seguido do basquete e do hóquei no gelo. As seleções de futebol e de basquete garantiram vaga para os respectivos mundiais em 2010. Nos Jogos Olímpicos, os eslovenos já conquistaram o total de 15 medalhas em Jogos de verão e 7 medalhas em Jogos Olímpicos de Inverno.


Flag-map of Slovenia.svg Eslovénia
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens


Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura é um esboço relacionado ao Projeto Cultura. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.