Cyperaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaCyperaceae
Cyperus polystachyos

Cyperus polystachyos
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: monocotiledóneas
Clado: comelinídeas
Ordem: Poales
Família: Cyperaceae
Juss. (1789)
Géneros
Ver texto.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cyperaceae

Cyperaceae Juss. é uma família de monocotiledôneas Commelinídeas pertencente à ordem Poales. É formada por ervas, em geral rizomatosa com caules triangulares em secção transversal, com frequência sem folhas acima da base. São plantas herbáceas geralmente perenes e graminiformes. Possuem corpos silicosos de formato cônico característico, que a distinguem de todas as outras monocotiledôneas. É uma família monofilética com duas subfamílias e dez tribos.

Informações botânicas[editar | editar código-fonte]

Folhas[editar | editar código-fonte]

Apresentam folhas alternas, trísticas , com corpos silicosos cônicos; compostas de bainha e lâmina, bainha fechada, lâmina simples, inteira e diminutamente serreada com venação paralela, lineares, achatadas; estípulas ausentes; lígula geralmente ausente.

Flores[editar | editar código-fonte]

São organizadas como Inflorescências em complexo arranjo de pequena espigas, chamadas espiguetas, frequentemente subtendidas por brácteas. As flores de Cyperaceae são bissexuais ou unissexuais , cada uma subtentida por uma bráctea. Tépalas estão ausentes ou reduzidas a 3-6 escamas, aristas ou pelos.  São flores discretas, sem atração visual, actinomorfas, geralmente aclamídeas e raramente monoclamídeas ou diclamídeas homoclamídeas; androceu geralmente com 1-3 estames, raramente 1 ou 2, anteras rimosas, nectários ausentes; gineceu geralmente gamocarpelar, ovário súpero com placentação basal.

Frutos[editar | editar código-fonte]

Fruto tipo aquênio, caráter de extrema importância na identificação de espécies. A maioria das Cyperaceae é dispersa pelo vento e a dispersão por insetos evoluiu diversas vezes. A dispersão dos frutos é efetuada pela água devido a parede do fruto com consistência corticosa.

Ocorrência[editar | editar código-fonte]

Cyperaceae é uma família cosmopolita com grande número de espécies, encontradas frequentemente, mas não exclusivamente, associadas às formações vegetais mal drenadas, como brejos, pântanos, charcos e margens de rios e corpos d’água. Possui aproximadamente 4500 espécies em 120 gêneros.

Ocorrências no Brasil:[editar | editar código-fonte]
  • Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins)
  • Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe)
  • Centro-oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso)
  • Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo)
  • Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina)
Domínios Fitogeográficos:[editar | editar código-fonte]

Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal

Importância econômica[editar | editar código-fonte]

Essas plantas são apropriadas para composições de paisagismo junto à margem de espelhos d’água e lagos, formando conjuntos isolados ou maciços, a pleno sol, em solos mantidos sempre úmidos. O gênero Cyperus, é utilizado com mais freqüência como planta ornamental, além disso, a espécie Cyperus papurus era utilizado pelos antigos egípcios para fazer papel. Outra espécie, a Cyperus rotundus é uma praga agrícola.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Sistema de Cronquist (1981 - 1988) – classifica a família na subclasse Commelinidae, ordem Cyperales, com 43 gêneros.

Gêneros[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Poales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.