Dalriada (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dalriada

Dalriada ao vivo em 2011.
Informação geral
Origem Sopron
País Hungria
Gênero(s) Folk metal
Período em atividade 1998 - atualmente
Gravadora(s) AFM Records
Integrantes Laura Binder
András Ficzek
István Molnár
Mátyás Németh-Szabó
Tadeusz Rieckmann
Barnabás Ungár
Página oficial Site Oficial

Dalriada é uma banda de folk metal de Sopron, Hungria. A banda foi fundada em 1998, mas a formação atual tornou-se ativa em fevereiro de 2003.[1] O nome da banda também foi escolhido nessa época. A banda se chamava Echo of Dalriada, até 2007. Pode se classificar o estilo da banda como épic-folk-metal com outros elementos musicais (música folclórica húngara, música renascentista).

História[editar | editar código-fonte]

Depois de alguns shows na região, em dezembro de 2003, a faixa gravada para a primeira demo Walesi Bárdok (The Bards of Wales), que é a capa da famosa balada de János Arany, obteve opiniões positivas e vieram novos convites para shows.

No ano seguinte, a banda tinha shows em cidades como Tatabánya, Agárd, Röjtökmuzsaj, Sopronkövesd, Szombathely e tocaram várias vezes em Sopron e Budapeste, no Volt-festival e no Petofi Csarnok. Tocaram com bandas como Moby Dick, Ossian, Pokolgép, Senhor, Beatrice. "Walesi Bárdok" era tocada em rádios regionais e rádios pela Internet. A banda foi indicada pelo site Diaksziget para "Banda do Mês" em agosto de 2004.

Uma canção é sobre a compilação do Usound, empresa discográfica. Em novembro de 2004 a banda disponibilizou o seu primeiro álbum, "Fergeteg",[2] que foi produzido pela Hammer Music Production. Em dezembro do mesmo ano, o canal de televisão húngaro DUNA TV, transmitiu uma entrevista com a banda.

Em 2005, a banda tinha mais shows na Hungria, tocaram no Festival Sziget, tocaram também na Transilvânia e na Áustria. A banda começou a trabalhar no seu segundo álbum, "Jégbontó", que foi lançado em fevereiro de 2006. Tendo uma ótima repercussão na Hungria, foi o 53º álbum mais vendido no mês após o lançamento. Por ocasião deste trabalho, a banda conseguiu gravar seu primeiro videoclipe oficial, para a música "Téli Ének".

Em 2008, já com o nome "Dalriada", a banda lançou o seu quarto álbum, "Szelek", que foi um sucesso no seu país, alcançando a segunda posição nas paradas musicais húngaras. Em 2009, o grupo lançou outro álbum, de nome "Arany", contendo 13 composições. O nome do trabalho remete a János Arany, um dos maiores poetas da Hungria. Inclusive, todas as composições do álbum são poesias da Arany transformadas em música. No início de 2011, o Dalriada lança mais um álbum, de nome "Igéret". Uma curiosidade é que a banda tem lançado álbuns cujos nomes referem-se aos meses do ano em húngaro arcaico. Assim, "Fergeteg" refere-se ao mês de janeiro, "Jégbontó" ao mês de fevereiro, "Kikelet" a março, "Szelek" a abril e "Ígéret" a maio. A única exceção foi o álbum Arany, uma vez que foi assim batizado por conter as obras do poeta húngaro. Se a banda mantiver este hábito, seus próximos lançamentos provavelmente receberão os nomes de "Napisten", "Áldás", "Új Kenyér", "Őszelő", "Magvető", "Enyészet" e "Álom", que referem-se, respectivamente, aos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Formação[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Fergeteg (2004)
  • Jégbontó (2006)
  • Kikelet (2007)
  • Szelek (2008)
  • Arany-album (2009)
  • Ígéret (2011)
  • Napisten hava (2012)
  • Áldás (2015)
  • Forrás (2016)
  • Nyárutó (2018)

Referências

  1. folk-metal.nl. «Dalriada». Consultado em 27 de dezembro de 2019 
  2. metalinside.de. «BAND: DALRIADA». Consultado em 27 de dezembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Hungria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.