De nens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
De nens
Carles Gusi
Catalunha
cor •  188 min 
Direção Joaquim Jordà
Roteiro Joaquim Jordà, Laia Manresa
Elenco Óscar Albaladejo, Carles Bars, Mònica Bassols, Oriol Bohigas, Marina Carbonell, Diego Cortés, Josep Cuní, David del Castillo, Manuel Delgado, Arcadi Espada, Armand de Fluvià, Marta Galán, Sabeli García, Carla Jiménez, Joaquim Jordà
Idioma catalão, espanhol
Página no IMDb (em inglês)

De nens ("De crianças", 2004) é um documentário do diretor catalão Joaquim Jordà, no qual este revela a manipulação do chamado 'caso Raval' –sobre uma suposta rede de pederastia descoberta no bairro barcelonês do Raval em 1997, o qual teve uma ampla repercussão midiática na Catalunha e na Espanha e que resultou uma invenção da polícia a partir de um pequeno caso isolado– ideada pelos meios de comunicação, o sistema judiciário, a imprensa, a polícia e os políticos, inspirado por interesses urbanísticos e jogos de poder[1][2]. Um dos objetivos centrais do filme não é de realizar um documento sobre o julgamento contra os acusados de pederastia, mas sim mostrar como funciona a imprensa através de um julgamento e como ela construi notícias falsas[3].

O filme é baseado no livro do jornalista catalão Arcadi Espada Raval: Del amor a los niños (Barcelona, 2000), uma obra de pesquisa documental que descreve a caça às bruxas desencadeada após a descoberta da suposta rede de pederastia em 1997, e que serviu para desarticular a Taula del Raval, a organização que se opunha com mais decisão às intenções especuladoras da Prefeitura de Barcelona[4].

Referências

  1. "De niños". Ficha em Fotogramas.es.
  2. Berthier, Nancy; Seguin, Jean-Claude. Cine, nación y nacionalidades en España. Barcelona: Casa de Vázquez, 2007, p. 142. ISBN 849682005X.
  3. Seifert, Anuschka Seifert; Castillo, Adriana. "Entrevista a Joaquim Jordà". Lateral, nº 114 (2004).
  4. Delgado, Manuel. La Ciudad Mentirosa: Fraude y Miseria Del 'modelo Barcelona'. Madrid: Los Libros de la Catarata, 2007, p. 56, nota 36. ISBN 8483193205.