Deny & Dino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Deny e Dino
Informação geral
Origem Santos, São Paulo
País  Brasil
Gênero(s) Jovem Guarda, Rock and roll, MPB, Iê-iê-iê
Período em atividade 1958 - 1996
Afiliação(ões) Jovem Guarda
Integrantes José Rodrigues da Silva e Décio Scarpelli (1942-1994), Elliot de Souza Reis (a partir de 1996)

Deny e Dino foi uma dupla musical brasileira formada inicialmente pelos cantores e compositores José Rodrigues da Silva, o Deny (Santos, 1944) e Décio Scarpelli, o Dino (Santos, 1942São Paulo 1994)[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

A dupla se conheceu em Santos, em 1956, e no final da década de 1950 formavam "Os Boas Pintas"[2], que cantava nas rádios e boates. Nos anos 60, convidados para participar dos programas de televisão de Hugo Santana, adotaram os cognomes de Deny e Dino, e na época gravaram o primeiro compacto, para a Odeon, em 1966, com a música Coruja (da dupla), que obteve grande sucesso[2]. Participantes do programa Jovem Guarda, da TV Record, em São Paulo, lançaram várias composições, como “Eu não me importo”, “Lição de moral”, “O estranho homem do disco voador”, incluídas todas no LP Coruja[2], que vendeu mais de dois milhões de cópias, um feito inacreditável para a época.

Em 1969 a dupla gravou o LP Deny e Dino, também pela Odeon. Outros sucessos foram: O maior golpe do mundo (Continental, 1975), com música-título de Marcos Lago e Dino Rossi, e Cantem comigo (Top Tape, 1973).

A dupla gravou mais de 30 compactos e 10 LPs e participou de muitos programas de televisão da década de 1960. Assunto obrigatório em jornais e revistas, a dupla esteve com muitas outras músicas nas paradas de sucesso da época e ganhou vários discos de ouro e troféus como os famosos Chico Viola e Roquette-Pinto.

Suas músicas também foram tocadas em todos os países da América Latina.

Após a morte de Dino, em 1994, Deny continuou carreira com outro parceiro, Elliot de Souza Reis, que desde 1996 manteve o cognome Dino, e gravou o CD Essencial (selo Acervo, 1995), com regravações de antigos sucessos ao lado de músicas novas. Deny participou também de shows comemorativos dos 30 anos da Jovem Guarda e passou a apresentar programas de rádio dedicados ao rock das décadas de 1950 e 1960.

Atualmente Deny mora no bairro do Jardim Suarão, na Baixada Santista.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Deny e Dino». VIAF (em inglês). Consultado em 2 de dezembro de 2019 
  2. a b c Deny & Dino no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, acessado em 10 de março de 2024

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.