Desportos Ilustrados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Primeira página do Desportos Ilustrados – jornal curitibano

Desportos Ilustrados foi um jornal especializado em esportes, com sede na cidade de Curitiba e circulação nas principais localidades do estado do Paraná.

História[editar | editar código-fonte]

"Desportos Ilustrados" foi fundado em 1949 com o lançamento da primeira edição no dia 11 de abril deste ano. A iniciativa do periódico foi de Nelson Justus, F. Zgoda, M. Taddei, Manoel L. de Oliveira e Leandro de Freitas, tendo como redator-chefe, W. Rio Apa [1].

O objetivo do jornal era mostrar o dia-a-dia do esporte paranaense, em especial, o futebol e com o subtítulo: "a voz livre do esporte paranaense", a publicação era no formato tablóide e a sua periodicidade era semanal, indo para as bancas e jornaleiros a partir das segundas-feiras.

Furacão[editar | editar código-fonte]

Com a manchete de primeira página da edição de 20 de maio de 1949: O “Furacão” levou o “Tigre” de roldão, o jornal informava aos seus leitores a goleada aplicada pelos jogadores rubro-negros no time do Britânia S.C. (pelo campeonato paranaense) no domingo, 19 de maio, sendo que este resultado era a quarta goleada consecutiva do CAP no certame[2].

A partir desta data toda a imprensa paranaense passou a denominar de “Furacão” o time do Clube Atlético Paranaense e assim nasceu o apelido que acompanha o rubro-negro da baixada até os atuais dias[2].

O fim[editar | editar código-fonte]

Desportos Ilustrados: "A voz livre do esporte paranaense", teve vida curta. Com o final do campeonato de futebol paranaense de 1950 o jornal saiu de circular [1].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. a b CARDOSO, 1978, p428.
  2. a b «Surgiu um Furacão em 1949 - texto Professor Heriberto - 2 de fevereiro de 2008» [ligação inativa] site oficial do Clube Atlético Paranaense – acessado em 7 de junho de 2010

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CARDOSO, Francisco Genaro. História do Futebol Paranaense. 1ª ed. Curitiba: Ed. Grafipar. 1978. 450 p.
Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.