Determinantes sociais da saúde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Representação visual de vários determinantes de saúde em variados níveis de abrangência. Esta imagem, licenciada em fonte aberta, fora validada por analistas de saúde pública, acadêmicos de cuidados de saúde, e profissionais de tecnologia informática de saúde.
Determinantes de saúde em variados níveis de abrangência. Esta imagem, licenciada em fonte aberta, fora validada por analistas de saúde pública, acadêmicos de cuidados de saúde, e profissionais de tecnologia informática de saúde.[1]

Determinantes sociais da saúde são as condições econômicas e sociais que afetam a saúde. Virtualmente todas as doenças mais comuns são primariamente determinados por uma série de fatores socioeconômicos que aumentam ou diminuem o risco de contrair tal doença, em particular, doença cardiovascular e diabetes tipo II.

Determinantes sociais da saúde incluem renda, educação, emprego, desenvolvimento infantil, cultura, gênero e condições ambientais.[2][3] Pessoas e famílias em boa situação socioeconômica, e que possuem boa educação, possuem menor risco de adquirirem ou serem afetados por doenças, devido ao maior conhecimento e acesso aos meios pelo qual as doenças podem ser tratadas,[2] enquanto que gênero e cultura estão comumente correlacionados com fatores socioeconômicos, e visto, são incluídos como determinantes sociais.[4]

Referências

  1. «Social Determinants of Health visualization». Wikimedia. 26 / fevereiro / 2019  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. a b «Social determinants of health and Nursing». Canadian Nurses Association 
  3. L. L. Stamler & L. Yiu. Community Health Nursing. [S.l.: s.n.] 85 páginas 
  4. L. L. Stamler & L. Yiu. Community Health Nursing. [S.l.: s.n.] 83 páginas 
Ícone de esboço Este artigo sobre saúde é um esboço relacionado ao Projeto Saúde. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.