Diario Clarín

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diario Clarín
Clarín Argentina.jpg
Periodicidade Diário
Formato Tabloide
Sede Buenos Aires
Fundação 28 de agosto de 1945 (71 anos)
Fundador(es) Roberto Noble
Presidente Ernestina Herrera de Noble
Diretor Ernestina Herrera de Noble
Editor Ernestina Herrera de Noble
Orientação política centrista

Diario Clarín é o jornal de maior circulação da Argentina. Editado em Buenos Aires, foi fundado em 1945 por Roberto Noble, que o dirigiu até 1969. Em 1965 tornou-se o jornal com maior tiragem na capital argentina. Faz parte do Grupo Clarín, assim como o jornal esportivo Olé.

História[editar | editar código-fonte]

Clarín de 28 de agosto de 1945

Clarín foi criado por Roberto Noble, ex-ministro da província de Buenos Aires, em 28 de agosto de 1945. Foi um dos primeiros jornais argentinos publicados em formato tabloide. Tornou-se o maior jornal argentino vendidos em 1965 e o maior jornal de língua espanhola em 1985. Ele também foi o primeiro jornal argentino a vender uma revista com a edição de domingo, desde 1967. Em 1969, as notícias foram divididas em vários suplementos por tópico. Em 1976, a impressão a cores de alta foi beneficiado pela criação de AGR.

Apareceu em 28 de agosto com uma tiragem inicial de 60.000 cópias. O jornal foi financiado com contribuições de empresas alemãs ea Embaixada do Terceiro Reich na Argentina.[1] O jornal foi favorável ao golpe de Estado que derrubou Juan Domingo Perón em 1955. Na sua 22 de setembro publicou uma biografia lisonjeira do ditador. Nos dias seguintes, publicou em sua capa diferentes notas de apoio ao golpe[2]

Durante a ditadura militar entre 1976 e 1983, Ernestina Herrera de Noble usou seus contatos com o ditador Videla, para pedir-lhe para remover os jornais concorrentes.[3] A partir de março de 1977, os membros da família Graivers, proprietários do Papel Prensa, a única empresa que se dedica à produção de papel de jornal na Argentina. Em 8 de março, Juan Graivers de Papaleo, sua esposa Lidia Papaleoy seus pequenos de 6 anos Graivers Isidoro foram levados para o centro de detenção clandestino conhecido como o poço de Banfield. Alguns deles continuam ainda como desaparecidos e outros morreram devido a tortura aplicada. Meses mais tarde, após a tortura e assassinato de seu marido, Lidia Papaleo foi forçado a vender a empresa ao jornal Clarin[4][5] Atualmente o jornal possui uma tirada de 248.252 exemplares [6]

Orientação ideológica[editar | editar código-fonte]

O jornal tem orientação política-ideológica de extrema-direita, desde a sua fundação estava ligada e financiada por grupos nazistas[7] Em 1955 deu apoio ao golpe contra o presidente Juan Domingo Perón e foi uma das maiores plataformas de oposição ao governo da presidente Cristina Kirchner.[8]

Para Jorge Asís, o enfrentamento político entre Clarín e kirchnerismo foi uma "guerra-divórcio", "uma versão institucional de Guerra dos Roses." Sobre essa relação, assegura Julio Blanck, editor-chefe do diário e jornalista desde de 1977, que nunca viu aliança política tão solidária como a que tiveram. E reconhece: "nos últimos anos, fizemos um jornalismo de guerra."[9]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.