Dinofelis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaDinofelis
Dinofelis.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Subfamília: Machairodontinae
Tribo: Metailurini
Género: Dinofelis
Espécies
ver texto

O Dinofelis ("gato terrível") é um dos tigres-dentes-de-sabre pertencentes à tribo Metailurini e viveu na Europa, Ásia, África e América do Norte durante o Plioceno.

O seu tamanho é semelhante ao de um jaguar e tem as patas posteriores curtas em relação aos Felídeos atuais.

Dinofelis é conhecido como o "falso dente-de-sabre" porque, contrariamente aos verdadeiros dentes-de-sabre, os seus dentes parecem ser um cruzamento entre os dentes-de-sabre e os dentes em forma de cone dos felinos modernos. Os caninos do Dinofelis são menores do que os dos verdadeiros dentes-de-sabre.

Dinofelis caçavam animais, incluindo, filhotes de mamute, mastodontes jovens e idosos, Australopithecus afarensis e Homo habilis (ancestrais dos humanos modernos) e outros animais.

Vários locais de fósseis da África do Sul parecem mostrar que Dinofelis pode ter caçado e matado Australopithecus africanus, uma vez que abrigavam restos fossilizados de Dinofelis, hominídeos e outros grandes animais contemporâneos do período. Também, desde que restos de Dinofelis foram encontrados próximo a fósseis de Paranthropus na África do Sul, alguns dos quais com buracos individuais peculiares em seus crânios correspondendo quase exatamente ao espaçamento dos caninos superiores de Dinofelis, é possível que Dinofelis caçasse hominídeos robustos também.

Na cultura popular apareceu em um capítulo da minissérie da BBC Walking with Beasts, como um superpredador. Sua presa favorita é o Australopithecus.

A possibilidade de Dinofelis ser um assassino especialista de hominídeos é brevemente explorada no livro The Songlines, de Bruce Chatwin: [1]:

Poderia ser, somos tentados a perguntar, Dinofelis, era essa a Nossa Besta? A Besta além de todos os outros avatares do Inferno? O arqui-inimigo que nos perseguia, furtivamente e astuciosamente, onde fossemos? Mas quem, no final, que levou a melhor?

Espécies[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Carnívoros pré-históricos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Bruce Chatwin, The Songlines ISBN 0-09-976991-3