Discussão:Ação Integralista Brasileira/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Retirei a parte que falava que o Integralismo, e propõe que o Constitucionalismo, em São Paulo derivou de formas de vestimentas italianas (lol?) e simbologia(s) (Que simbologias ???). Verifiquei a fonte e sobre esse segunda parte a fonte não se encontra nem funcionando, o link está quebrado. Caso encontre uma fonte que prove tal afirmação (o que garanto que não vá encontrar) favor manter o texto da forma como está, reajustado. Obrigado.

Esclarecimento[editar código-fonte]

Ao colega que, não sei se por falta de conhecimento sobre o assunto, disse que o Integralismo pregava o racismo. Interessante vc falar isso já que o famoso "Almirante Negro dos mares" João Cândido Felisberto comandante da revolta da chibata foi convidado pelo próprio plínio para fazer parte do movimento, vide site do integralismo, "dentre elas a criação de um molde de intelectualidade branca que excluia estudantes e professores negros de diversas escolas", sério juro que eu estou tentando ver alguma coerência, nisso onde na doutrina Integralista aparece isso? Demais o negro é ressaltado como herói nos discursos do movimento, e você vem dizer-me uma asneira dessas, eu sei que o nível tem que ser mantido nas discussões, mas tudo tem limites né! Agora o melhor é a parte anti-semita, uma tentativa de aproximar o integralismo do nazismo, eu não vou nem comentar essa parte. Só deixo o meu recado que a wikipédia não deve ser encarada como uma brincadeira, se você não tem aptidão, ou no mínimo paciência para pesquisar, é melhor que não edite os textos, porque isso é algo muito sério. Se basear em achismos e opniões desvairadas, dignas de internos de clínicas para estresse mental, é inadmissível e espelho de um espírito fraco e medíocre. o comentário precedente não foi assinado por Pablob160 (discussão • contrib.)

Caro editor, por favor, insira suas intervenções ao final da discussão para que outros editores compreendam melhor o que está acontecendo.
Cordialmente,
Porantim msg 02h59min de 1 de julho de 2009 (UTC)

Removidos algumas indicações de carência de fontes, MOTIVO: o editor não verificou as referências corretamente.

1) ...e uma grande geração de políticos como Juscelino Kubitschek e uma série de programas como a "Casa-Própria" e a "Alfabetização de Adultos"... CONSULTAR REFERÊNCIA N° 2

2) O integralismo foi um movimento muito importante... IMPOSSÍVEL NEGAR A RELEVÂNCIA DO INTEGRALISMO NO CONTEXTO DOS ANOS 30.

3) ...como Juscelino Kubitschek, que agradece a Plínio Salgado pela inspiração propiciada pelo livro "13 Anos em Brasília", que o levou a construir a nova capital brasileira... VER REFERÊNCIA N° 3

Intelecto br

O integralismo teve sim, varias vertentes racistas... dentre elas a criação de um molde de intelectualidade branca que excluia estudantes e professores negros de diversas escolas, bem com forte carater anti-germanico e anti-semita.


Porquê não contam tudo?[editar código-fonte]

Pelo que se vê neste verbete, o Integralismo é uma coisa linda e maravilhosa, benéfica e pacífica, que conclama a humanidade a uma união fraterna... faltou aos autores comentar sobre o anti-semitismo deste 'movimento', inclusive os 'pogroms' executados pelos integralistas no Nordeste brasileiro nos anos 1930, nos quais residências de judeus eram invadidas e os moradores espancados. Afinal os integralistas se orgulham ou não de suas ações? se repudiam tais atos do passado deveriam deixar isto claro. Este verbete cheira a propaganda mal-intencionada e revisionismo, coisa de comunista.

Especialistas[editar código-fonte]

Esse verbete deve ser gerenciado por um ou mais especialistas no assunto, e não por militantes. Chega de eu, historiador especialista em integralismo, contribuir com o fruto da minha pesquisa, e um fascistinha qualquer estragar meu trabalho. Que eles criem uma Wikipedia paralela, só com as coisas deles. Fazer ciência no Brasil é uma porcaria, e ainda vem uma meia dúzia de "entendidos" querer estragar as poucas iniciativas sérias? Bah... o comentário precedente não foi assinado por 201.56.110.148 (discussão • contrib.)

O integralismo era conservador sim![editar código-fonte]

Em A Quarta Humanidade, Plínio Salgado afirma que é no conservadorismo que se fará a revolução integralista. Há, nos escritos ideológicos integralistas de Plínio, uma exaltação ao Brasil Colônia, pela sua "brasilidade" "autêntica", sem interferência de Portugal. o comentário precedente não foi assinado por Grandeirmao (discussão • contrib.)

Não está ruim o verbete... Até que enfim os fascistas pararam de mexer no artigo.o comentário precedente não foi assinado por 201.90.169.233 (discussão • contrib.)

endereços de portais[editar código-fonte]

alguém sabe por que os endereços dos portais integralistas foram retirados deste artigo?

Até que enfim[editar código-fonte]

Até que enfim o verbete integralismo foi bloqueado, e, acredito, está sendo melhor vigiado! Dá até vontade de voltar a fazer valer meus 7 anos de universidade pública (4 de graduação mais 3 de mestrado em História) aqui na Wikipedia...

Os comunistas dominam as universidades, e não estão sendo imparciais e científicos,
acrescentam episódios contrafactuais sobre o integralismo ( seu inimigo declarado ).

Não sou especialista no assunto, mas o verbete sobre o Integralismo está claramente parcial, pois não apresenta qualquer crítica à ideologia e ações do movimento. Minha opinião: não seria o caso de ser incorporada uma sessão ou passagem com este tipo de conteúdo? Infelizmente, não tenho conhecimento para tal.

Alterações.[editar código-fonte]

Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2007.

Hoje foram acrescentados fatos históricos comprovados, como a verdadeira origem da AIB, suprimidos palavras ou frases que classificavam o artigo como "imparcial" e novamente acrescentados os links que tem relação com o artigo, já que são os links dos atuais herdeiros do pensamento político da AIB.

Os links foram apagados antes em atos que classifico como, VANDALISMO. Foram adicionadas também referências sobre os artigos citados.

Obrigado. Críticas e sugestões serão bem-vindas.

o comentário precedente não foi assinado por Intelecto br (discussão • contrib.)

Caro editor, cuidado ao "classificar" as edições de outros como "vandalismo". Conheça e respeite as políticas da Wikipédia.
Os links foram retirados em respeito a essas políticas. Reinserí-los, sim, é um ato de vandalismo e, como tal, passível de reprimenda ou punições mais sérias.
Saudações.
Porantim msg 15h42min de 16 de Dezembro de 2007 (UTC)

Observação[editar código-fonte]

Se tens o poder em retirar o que o editou publicou, então tens o dever de informá-lo antes.

Editor, excelente artigo!

o comentário precedente não foi assinado por Canol (discussão • contrib.)

Caro editor iniciante. Procure conhecer as políticas da Wikipédia antes de se aventurar em comentários sem sentido. Saudações. Porantim msg 11h59min de 6 de Maio de 2008 (UTC)

Por favor caro administrador.[editar código-fonte]

Nao continue fazendo vandalismos nem intimidando novos usuarios, ainda mais em artigos onde o senhor nao tem uma ideia indiferente como esse. --Santista1982 19h43min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

Caro Santista, é conhecida a defesa que você faz do fascismo. Por favor, não utilize a Wikipédia para aplicar sua agenda ideológica. Não retire informação referenciada com fontes independentes, como tem feito. Porantim msg 16h56min de 30 de abril de 2009 (UTC)
Caro Santista, novamente: não retire informação referenciada por fontes. Se crê que as fontes são parciais, podemos discutir aqui e chegar a um consenso. Porantim msg 02h28min de 16 de junho de 2009 (UTC)

Pergunta de um Ignorante[editar código-fonte]

Por favor esclareçam-me esta questão: Como é que se é a favor da propriedade privada e no entanto contra o capitalismo? por favor respondam..... eu gostava de obter uma resposta. comentário não assinado de 83.132.32.137 (discussão • contrib) 5 de maio de 2009/21h40min (UTC)

Simples: O integralismo não critica o capitalismo propriamente dito mas sim a forma "pura" do capitalismo: O neoliberalismo e as privatizações,que na visão nacionalista enfraquece a soberania nacional,e torna o país dependente econômico de outros. Ou seja: O integralismo é capitalista. É a favor da livre-troca e da propriedade privada. Porém,é contra o capitalismo "puro",e em vez de chamá-lo de capitalismo puro,usa a palavra mais simples e "atrativa": Capitalismo. Espero ter elucidado. Raphaelfer (discussão) 22h16min de 20 de fevereiro de 2017 (UTC)

Galinhas Verdes: parcialidade[editar código-fonte]

Retirei a menção ao apelido "galinhas verdes" por ser pejorativo e estar associado exclusivamente a um determinado grupo ideológico, o que não contribui pra imparcialidade do artigo. Também retirei a referência que linkava ao blog de um jornalista reconhecidamente ligado ao governo, o que confirma a suspeita de parcialidade. o comentário precedente deveria ter sido assinado por Leotb (discussão • contrib.) Leslie Msg 03h00min de 19 de dezembro de 2009 (UTC)

Não bastando uma fonte, há quatro fontes que corroboram o termo (Info Escola, Melchíades Cunha Júnior, Franklin Martins e Luis Nassif). O termo faz referênciai ao episódio da Revoada dos galinhas-verdes, amplamente divulgado pela imprensa. O editor tem todo o direito de não gostar do termo, mas este é referenciado e publicado. Ser imparcial é diferente de "escolher" as informações que publica. Além do que, ainda não consegui imaginar qual o tal "determinado grupo ideológico" que consegue unificar a Rede Globo, O Estadão, o Nassif e a Maria Amélia (filha do Plínio Salgado). Porantim msg 05h14min de 19 de dezembro de 2009 (UTC)
É engraçado que de todas as fontes que você afirmou ter disponível, você tenha linkado a um post do blog de Franklin Martins (antigo comentarista do JN demitido por estar envolvido em tráfico de favores com o governo) sobre uma marchinha de carnaval com o título "galinhas verdes" que ele mesmo assume ser satírica. Contraditório, não? Não cabe a mim "gostar" do termo ou não, como você falaciosamente tentou comprometer minha opinião, só esperava contribuir com o artigo de maneira imparcial, o que já vi ser impossível. Eu lamento que a Wikipedia esteja eivada dessa maneira por partidarismo político. --189.104.178.168 (discussão) 03h49min de 22 de dezembro de 2009 (UTC)
Caro usuário anônimo, sugiro que leia o artigo (clique na aba "Página" lá no topo). As fontes estão lá, eu não afirmo ter nada disponível. Ao atacar o jornalista, incorres em argumentum ad hominem, uma falácia, uma ferramenta estritamente retórica sem base lógica.
Tente compreender que imparcialidade é quando nenhuma posição é privilegiada. Imparcialidade não é quando a sua posição é que prevalesce.
Se, em meio a seus lamentos sobre a WP, conseguir um pouco de força para ler as fontes, perceberá que a própria filha do Plínio Salgado utiliza o termo.
Saudações. Porantim msg 17h32min de 22 de dezembro de 2009 (UTC)
Eu não incorro em nenhuma falácia, tampouco estou "atacando" ninguém porque não se trata de um juízo de valor e sim de um fato. Ao tentar sustentar seu argumento com base em uma fonte jocosa que contribui pouco para enriquecer o artigo, procedente do blog de um jornalista declaradamente ligado ao governo, o Sr. com certeza passa uma mensagem muito clara e tendenciosa a qualquer um que tenha uma noção mínima sobre a sensibilidade do assunto. Se insiste em deixar o termo, sugiro que ao menos arranje uma fonte mais ilustrativa e menos flagrante. --189.104.178.168 (discussão) 23h16min de 23 de dezembro de 2009 (UTC)
Não é possível, esse editor que não quer se identificar não tem a capacidade de ler (ou então mente descaradamente)! Leia: Existem QUATRO fontes. Quatro é um mais um mais um mais um. Duas vezes dois. Quatro é o número natural que vem depois do três. Info Escola, Melchíades Cunha Júnior e Luis Nassif bastam para você? E que tal a filha do Plínio Salgado? Basta para você como fonte? Ou que tal isso: buscando por "galinhas verdes"+integralismo no Google, retornamos aproximandamente 1.060 resultados. "galinhas verdes"+integralistas são aproximadamente 1.430. "galinhas verdes"+"Plínio Salgado", 825. Conseguiu ler agora ou vai continuar com o fetiche com o Luis Nassif? Quer saber do que mais? Os filhotes do facismo brasileiro, o PRONA, é base de sustentação desse mesmo governo, pois se diluiu no PR (junto com o Partido Liberal, pasme).
Tenha respeito com os outros editores. Com tal argumentação falaciosa, mentirosa e cara de pau você tenta chamar aos outro de imbecis. Saudações. Porantim msg 19h04min de 25 de dezembro de 2009 (UTC)

Pois é, esse usuário (Porantim) é comunista e fica editando (vandalizando) esse artigo, já não sei quantas vezes ele reverteu minhas edições aqui e ninguém fez nada. Esse termo é pejorativo e foi usado por rivais políticos, queria saber se o mesmo edita o artigo sobre comunismo e insere apelidinhos como "comedores de criancinhas" ou outros do gênero. --Santista1982 19h18min de 25 de dezembro de 2009 (UTC)

Olha, Santista, se crê que eu vandalizo alguma coisa, tem a responsabilidade de fazer esta comunidade me parar. Isto é um ambiente colaborativo e esse tipo de ataque gratuito é inadimissível. Sobre os outros adjetivos que dirige a mim, prove-os. Você não sabe do que está falando. Sobre o termo, como disse ao outro que não se identifica, leia as fontes. Porantim msg 15h21min de 26 de dezembro de 2009 (UTC)
Que os integralistas ficaram conhecidos como "galinhas verdes" é fato público, notório e amparado pelas fontes. Artigo da wikipédia é pautado pela verificabilidade, doa a quem doer, isso aqui não é local de fazer propaganda ideológica. O usuário Porantim está coberto de razão. Russel Hammond (discussão) 14h03min de 13 de abril de 2019 (UTC)

Anti-Semitismo?[editar código-fonte]

Me retifiquem se eu estou errado, mas o Integralismo abrange e defende o Anti-semitismo do Nacional-Socialismo? comentário não assinado de Cleitonx1 (discussão • contrib) 5 de fevereiro de 2010 14h51min (UTC)

Depende. O integralismo não tem o anti-semitismo atrelado a ideologia. Porém,alguns dos primeiros integralistas tinham ideais anti-semitas,fascistas e nazistas. O próprio site do integralismo afirma que eles são (ao menos hoje em dia) contrários ao racismo (presume-se que sejam contra o anti-semitismo também). Se quiser ler,está aqui: http://www.integralismo.org.br/?cont=900&ox=1. Raphaelfer (discussão) 05h35min de 21 de fevereiro de 2017 (UTC)
O antissemitismo do movimento integralista de fato existia, e julgando pela grande disseminação dos textos do escritor Gustavo Barroso em periódicos integralistas (além da recomendação constante aos membros da AIB para que comprassem os livros do autor), é possível supor que a alta cúpula integralista era conivente com esse antissemitismo. Por outro lado, ao longo do tempo houve uma crescente resistência por parte da ala liderada por Plínio Salgado, à essas ideias racistas e conspiratórias. No livro "Integralismo: O Fascismo brasileiro na década de 30", o cientista político Hélgio Trindade informa que após as críticas de Plínio Salgado em relação à Gustavo Barroso e demais radicais da AIB, os textos de Barroso inclusive foram suspensos (temporariamente) nas publicações do movimento. Russel Hammond (discussão) 14h47min de 13 de abril de 2019 (UTC)

Contribuição ao debate[editar código-fonte]

Lamentável, como historiador, ver o cabo de guerra entre esquerda e direita numa enciclopédia livre, e de quebra pifiamente fundamentado.

Alguns documentos que podem ajudar à discussão

- Sobre o antissemitismo Depoimento do escritor Afonso Schmidt em 1944 (Testamento de uma geração, organizado por Edgar Cavalheiro)

E não são apenas judeus. A verdade é que o judeu não é tão bom como pensa nem tão mau como dizem. É tediosamente humano, como qualquer de nós. As perseguições levadas a efeito contra eles, há milênios, por príncipes encalacrados, deram-lhe aguda combatividade, compreensão rápida, inteligência lúcida. Quem lê os livros do meu amigo Dr. Gustavo Barroso fica com uma grande admiração pelos judeus. A história do Brasil foi por eles movimentada. A eles devemos a unidade da nação e o clima de liberdade que, felizmente, é o nosso. A dar crédito ao ilustre historiador, o judeu, pelo muito que lhe devemos é, de fato, um povo eleito.

A referência obviamente irônica à Gustavo Barroso, ideólogo e militante do Integralismo, deixa claro o seu antissemitismo clássico (i.e. conspiratório). Cabe lembrar, para qualquer discussão acerca de um fenômeno ideológico, que sempre haverá divergências internas dentro de qualquer corrente, de modo que é fundamental notar no artigo a presença de uma linha antissemita. Se o camarada, pelo que parece, sente simpatias pelo Integralismo, sirva de consolo que o mundo gira e oitenta anos depois vocês ainda podem se redimir - contanto que com honestidade e reconhecimento de erros do passado. Sabemos que o mesmo se dá com o comunismo - milhões de mortos por Stálin, mas nem todo comunista é stalinista... só aqueles que insistem em negar um fato nítido.

- Sobre a origem fascista do Integralismo

Dois livros fundamentais: "Viagem no tempo e no espaço", de Cassiano Ricardo. Amigo íntimo de Plínio Salgado, com quem colaborou no Movimento Verde Amarelo, Cassiano Ricardo - getulista e de visões nacionalistas autoritárias - relata pormenorizadamente a sua ruptura (intelectual, mas não pessoal) com Plínio Salgado, explicitando a clara inspiração do fascismo europeu no ideólogo integralista, motivo único da ruptura. "A brasilidade modernista - sua dimensão filosófica", cujo autor agora me escapa (basta googar). Esclarecendo as origens modernistas do Integralismo, o autor demonstra, através de minuciosa análise de documentos e textos do próprio Plínio Salgado, como o Integralismo é essencialmente conservador e autoritário - e não se envergonha disso - o que se explicita não em ataques vazios ou metafísicos, mas no vocabulário que emprega, na visão de história que defende, e nos projetos que articula.

- Sobre termos pejorativos

Cabe citá-los como anedotário, mas não como nomenclatura oficial, obviamente, já que "galinha", num movimento altamente militarizado jamais seria admitido como oficial... convenhamos. Quanto ao argumento de "quatro fontes", que o compatriota entenda que número nesse caso não é critério algum (se eu citar o Jornal Nacional, a Folha, o Estado, a Veja e a Época - cinco fontes - sobre o recente escândalo de cocaína no helicóptero, poderíamos pensar que ele nunca existiu, correto?). Também não tenho simpatia alguma pelo integralismo (para além de um interesse científico), mas este artigo será usado por muitos leigos para se esclarecer sobre o assunto, principalmente alunos do fundamental e médio. Acredito profundamente que todo o absurdo se explicita por si só, dispensando xingamentos ou piadas. Basta deixar o artigo neutro, e a verdade fala por si :)

comentário não assinado de Texugos2013 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Autoritarismo ?[editar código-fonte]

Um erro comum é pensar que o Integralismo é totalitário e aliado a regimes como o Nazismo e o Fascismo, já que os próprios Integralistas consideravam estes "Alienígenas". Quanto a relação entre o Integralismo a propriedade privada e o capitalismo, o próprio Plínio Salgado afirma no livro O Espírito da Burguesia, que a propriedade privada é uma necessidade humana, já o capitalismo é o Materialismo desenfreado. Se quiserem ver fotos de Integralistas negros, podem colocar no google, vão aparecer, não era um movimento racista, uma vez que a saudação era uma palavra (Assim diziam eles) Tupi, "Anauê" que significa : Você é meu irmão, não parece muito racista um Branco dizer isto a um Negro ou Indígena. comentário não assinado de Gabriel Historiador (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 23h58min de 16 de abril de 2019 (UTC) (UTC)