Discussão:Artes marciais chinesas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta Página está sendo vítima de vandalismo[editar código-fonte]

Sumiu a definição e os textos relativos aos Estilos Marciais Internos, substituídas pelo "têrmo chulo" que hoje se encontra na página.

Por isto, reverti a página.

Parece haver um praticante (???) de arte marcial que gosta de usar o espaço da Wikipédia para expessar a superioridade da arte marcial que prática em relação a outras artes marciais.

Ele não se identifica, mas deixou o mesmo tipo de observações preconceituosas/opiniões pessoais espalhadas por diversas páginas vinculadas de alguma forma ao tema.

Também não responde às páginas de discussão, além de acrescentar links externos quase sem conteúdo relativo aos artigos, com caráter de propaganda.

--TarcísioTS 02:48, 14 Setembro 2006 (UTC)

[editar código-fonte]

Acrescentei alguns detalhezinhos sobre a importância histório-cultural do kung-fu na china além de extender um pouco a discussão sobre os termos.

???

Razão da retirada da proposta de fusão[editar código-fonte]

Retirei a proposta de fusão não justificada. A wikipedia em outras línguas, como a inglesa, tem artigos separados para tratar destes assuntos.

Conforme o artigo "Chinese martial arts" da Wiki em inglês:

Kung fu and wushu are popular terms that have become synonymous with Chinese martial arts. However, the Chinese terms kung fu (Chinese: 功夫 pinyin: gōngfū) and wushu (Traditional Chinese: 武術; Simplified Chinese: 武术) have very distinct connotations.

--TarcísioTS 02h33min de 29 de Setembro de 2007 (UTC)


Fiz uma revisão bem ampla do artigo[editar código-fonte]

Desde 2012, o artigo parecia não ser revisado e não apresentava uma fonte sequer. Havia muitas informações equivocadas, imprecisas ou lendárias sobre as artes marciais chinesas. Aparentemente, os editores não conheciam muito sobre romanização e não estavam habituados com ideogramas chineses. Tornei o padrão de romanização mais homogêneo, com o uso do pinyin e acrescentei as palavras nos ideogramas originais, onde mais necessário. Também fiz uma revisão dos links, remetendo, quando possível, para a Wikipédia em português. Retirei os juízos de valor e as comparações sem sentido, como aquela entre shaolinquan e taekwondo ou a afirmação de que não existem hoje muitos mestres com conhecimento profundo de neijia... Retirei alguns absurdos como a afirmação de que quase ninguém conhece as Montanhas Wudang no Ocidente. Até porque se trata de um patrimônio mundial da UNESCO... Ainda assim, tentei manter mais ou menos a estrutura do verbete, que fala da história das artes marciais chinesas (antes, na verdade, contava alguns mitos da origem das artes marciais) e segue com uma explanação geral sobre a variedade de estilos, escolas e classificações que abrangem. O verbete ainda continua bastante superficial, mas é informativo para o leigo ou mesmo para um iniciante em kung fu ou tai chi, por exemplo. A versão inglesa, Chinese Martial Arts, é bem mais substancial em informações e pode ser utilizada por futuros revisores que queiram melhorar este verbete em português, que tem, talvez, o mérito de ser uma introdução mais sucinta e resumida. As referências ainda precisam ser melhoradas e ampliadas. Coloquei o que pude localizar mais rápido, porém, tem muito material (on-line ou não) que pode ajudar a melhorar a qualidade das informações. Perto do que estava, no entanto, melhorou infinitamente.

GuilhermeAmaralLuz (discussão) 16h35min de 11 de novembro de 2016 (UTC)

Referências[editar código-fonte]

Inseri referências bastante completas para todas as informações editadas. Acho que não cabe mais o aviso de que elas não cobrem todo o conteúdo do artigo.

GuilhermeAmaralLuz (discussão) 16h20min de 12 de novembro de 2016 (UTC)

Fusão Artes marciais chinesas; Wushu