Discussão:Ayrton Senna/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eu fiquei com a impressão de que quem adicionou uma ligação para Excelente site sobre a história da F1 (http://www.gemani.hpg.ig.com.br), o fez para divulgar sua própria página e não para acrescentar algo útil ao artigo. --Patrick

Desculpe se passei essa impressão, mas quero esclarecer que não faço a mínima idéia de quem é o dono do Site nem mesmo ganho com divulgar sites. Você visitou? É excelente! achei sem querer em uma busca no Goggle e acho que deve ser referência sempre que se tratar de fórmula 1. --Althoffj 16:50, 28 Mai 2004 (UTC)

Patrick acho que não tem problema não. Althoff procure só não usar julgamentos de valor para mantermos a imparcialidade dos artigos, links, etc. Paulo Colacino 14:35, 28 Mail 2004.

Ciente. --Althoffj 17:46, 28 Mai 2004 (UTC)

Ok, eu apenas retirei o adjetivo excelente, como expliquei na sua página de discussão. --Patrick 00:28, 30 Mai 2004 (UTC)

Olá, meu nome é Adriano e sou o criador do site. Muito obrigado pelo link e gostei desta página. ABraços.

Foto (sugestão)[editar código-fonte]

Algum wikipedista paulistano ou de passagem pela cidade poderia tirar uma foto de algum monumento ou até mesmo do túmulo de Ayrton Senna? Obrigado :-). --Patrick msg 14:26, 13 Mai 2005 (UTC) ayrton senna da silva

O artigo em inglês tem mais informacões[editar código-fonte]

É triste que o artigo sobre Ayrton Senna em Wikipedia em Inglês tem mais informacões do que o artigo em portugês. O artigo em português nem tem foto. (não assinou - anónimo)

Porque não acrescenta informação? Quanto à foto, bem... é preciso achar uma cujo uso seja livre. A da wikipédia em inglês diz que é GFDL, mas eu duvido que seja - vou informar-me e, se for possível, passo-a para cá. Manuel Anastácio 17:44, 13 Novembro 2005 (UTC)

Reversão de 02 de fevereiro de 2006[editar código-fonte]

Violação de direito autoral. Origem: [1] --Patrick msg 12:52, 2 Fevereiro 2006 (UTC)

O Senna merecia uma página mais completa,será que as fotos da página em inglês não podem ser copiadas , será que nenhum fotografo profissional brasileiro ou português possa ceder alguma para a wiki ??

Sugestão: GP memorável para GP's memoráveis[editar código-fonte]

Olá pessoal! Sou novato por isso sujeitoa muitos erros!

Coloquei o resto das vitórias do Senna, e o respectivo cirtuito. Acho que deveríamos comolocar lado alado, de acordo com os anos, ou fazer uma tabela como no site espanhol.

Deveríamos passar o título de GP memorável para GP's memoráveis, porque afinal foram vários os momentos memoráveis, mesmo aqueles em que le não ficou em primeiro. Como é o caso de 1984, em Mónaco, no circuito de Monte Carlo. Ele tinha um Toleman-Hart, saiu da 13ª posição e conseguiu chegar em 2º lugar, tendo a corrida terminado a meio, por vontade dos Comissários (ou com a decisão de Prost) pelas más condições da pista, uma vez que chuvia muito. Senna estva se aproximando de Prost, estava apenas a 7 segundos, e se fosse até o final, ainda faltavam 31 voltas. Outro GP memorável foi de 1991, no Brasil onde ele mesmo com a caixa de velocidades bolqueada na 6ª conseguiu a vitória.

Também acho que tal como as vitória, também deveríamos acrescentar as 65 pole positions.

Quanto as fotos, não sei se o site da Globo feito para o Senna, terão copyright. Não posso me comprometer em ajudar muito por enquanto, porque preciso de um algum tempo para resolver as minhas coisas, antes de poder me dedicar a isto novamente. Contudo, gostaria de participar mais, só nãos ei exatamente quando.

Acho que o site espanhol e inglês sobre o Senna, estão melhores do que em português Não há problemas se se copiar alguns conteúdos de outras páginas da Wikipedia em espanhol ou inglês para a página em português? Tipo imagens, etc.? Afinal, faz tudo parte do mesmo projeto. De qualquer forma como podem garantir o copyright de uma imagem se ela pode ser obtida de diversas formas (revistas, internet,etc.)? P.S. Desculpem a minha ignorância. ayrton senna da silva

Prrmss msg

Acrescentada tabela com os resultados de Ayrton Senna na F1[editar código-fonte]

Aproveitei o brilhante trabalho do wikipedista inglês, e adaptei a tabela que ele criou (ou terá sido o wikipedista espanhol!?) para o português. Completei-a mais, mas... alguns links (a maioria das siglas dos GP's) ainda estão em inglês. podem verificar ao passar o rato por cima por exemplo do GP do Brasil BRA ou GP portugal POR. Acrescentei "em tradução" entre "chavetas" porque algus links, ao passar rato passar por cima tem uma ligação que não vai dar a lugar nenhum porque pertencia ao site em inglês. Ou deve-se retirar os interlinks ou renomear, para ficar em português...


Prrmss msg

Realmente esse dia foi inesquecível para todos os brasileiros. Lembro quando foi divulgado o vídeo no "Fantástico". Tina Turner, 67 anos, que hoje está aposentada de grandes turnês, se apresentava em Adelaide, em 1993, chamou o piloto no palco e disse que ele era o melhor e, em homenagem a ele, cantou a música "The Best". Uma imagem inesquecível para os fãs do piloto. Para quem não se lembra, a "rainha do rock", em 1988, no Maracanã, entrou para o livro dos recordes pelo maior público pagante de uma apresentação solo de uma artista. Mais de 182 mil pessoas assistiram ao show da cantora.

O verbete do Senna em russo e considerado destaque. Em portugues, deveriamos ter vergonha dele.

Removi alguns links que estavam quebrados.

Reformulação[editar código-fonte]

Fiz uma total reformulação neste artigo fundindo informações sobre o mesmo tema de outras Wikis. Ainda estou tratando de "limpar" os vermelhos e acrescentar algumas fontes adicionais (nem acho necessário já que é um assunto masis do que conhecido e divulgado pelos meios de comunicação). Enfim, se alguem tiver uma sugestão, avise-me. Abraços: --Renzo Grosso (discussão) 23h32min de 16 de Dezembro de 2007 (UTC)

Renzo, mesmo que o assunto seja de conhecimento amplo, é preciso citar as fontes. Quais meios de divulgação publicaram tais fatos? O artigo tem várias alegaçoes sem fontes. Consegui fontes a respeito de ele ser considerado "um dos maiores pilotos da historia do automobilismo", mas nao achei nada sobre ele ter levado "a pequena equipe inglesa à exaustão e a obter resultados jamais alcançados", por exemplo. Tambem precisamos de fontes para:
  • "...com Alan Prost, protagonizou uma das maiores rivalidades da Fórmula 1".
  • "A sua grande habilidade em dirigir em pista molhada deu-lhe um lugar de honra na história do automobilismo e muitas comparações com o legendário piloto argentino Juan Manuel Fangio."
  • "Este acidente Japão foi considerada por muitos uma revanche do ano anterior... "

Entre outras citaçoes varias. Digo isso porque admiro demais o piloto e gostaria muito que este artigo estivesse entre os destacados. Mas para isso precisa se adequar ao livro de estilo. --Castelobranco (discussão) 10h29min de 23 de Dezembro de 2008 (UTC)

Eu achei desnecessário a citar fontes quando o assunto é de conhecimento notório. Qualquer um que tenha ouvido falar de Senna conhece bem essas afirmações. Se quiser, posso colocar a revista Veja como fonte (até mesmo na questão do homossexualismo).

Quanto ao destaque, eu fiz a reformulação do artigo com essa intenção. Difícil compreender as razões, mas não obtive os votos necessários para isso. --Renzo Grosso Parla ! 01h25min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)

Retirada da categoria:Canhotos[editar código-fonte]

Retirei categoria:Canhotos pq não é citado no artigo e não tem fontes comprovando a verdade. Caso venham a adicionar novamente, favor colocar a fonte (ou tirarei de novo). Rjclaudio msg 18h38min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Fonte sobre a bandeira da Áustria encontrada no carro[editar código-fonte]

Encontrei a fonte sobre esta notícia mas não consigo encontrar uma maneira correta de citar a fonte. Por favor alguém desfaça as minhas edições e coloque a fonte da maneira certa. Estou sem tempo para corrigir a contento. Perdoem. Jacamadura (discussão) 19h28min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

<html>

Vi que uma edição recente foi desfeita. Nela há duas frases atribuídas a Senna. Sei que uma delas realmente procede. Lembro-me até da referência, mas não a tenho mãos no momento. Se alguém tiver material sobre Senna, pode procurar na edição especial de Caras quando da sua morte. Eu devo ter acesso a essa revista apenas no final de maio, se até niguém tiver encontrado, eu procuro a referência. Até! Roberto (discussão) 02h26min de 14 de Abril de 2008 (UTC)

Correcção 1[editar código-fonte]

Na parte "O acidente fatal em Ímola", onde se lê

Senna resolveu visitar o local do acidente para ver ele mesmo o que poderia ter acontecido e essa ousadia lhe custou mais uma advertência e algum desgaste na sua atribulada relação com a FIA e seu presidente francês.

O presidente da FIA era Max Mosley já desde 1993, cuja candidatura fora motivada pela desclassificação de Senna no GP Japão 1989. Ninguém mais do que Mosley (que não era francês) defendia Senna na FI(S)A.

JMRRF - Porto, Portugal 2008

Já corrigi a falha quanto ao francês, mas a advertência aconteceu de fato. --Renzo Grosso Parla ! 22h09min de 20 de Julho de 2008 (UTC)

Correcção 2[editar código-fonte]

No 4º parágrafo de Apresentação, on se lê:

A colisão tirou Prost da corrida e Senna conseguiu continuar, mas foi desqualificado por cortar caminho numa chicane.

Fois desclassificado e não desqualificado.

JMRRF - Porto, Portugal 2008

Corrigido. --Renzo Grosso Parla ! 22h09min de 20 de Julho de 2008 (UTC)

Correcção 3[editar código-fonte]

No 3º parágrafo de Apresentação:

A sua grande habilidade em dirigir em pista molhada deu-lhe um lugar de honra na história do automobilismo e muitas comparações com o legendário piloto argentino Juan Manuel Fangio.

A habilidade em pista molhada valeu-lhe muitas comparações a Fangio? Ou seria ao lendário Michael Schumacher? Embora Schumacher seja posterior seria mais óbvia tal comparação.

JMRRF - Porto, Portugal 2008

Até a morte de Senna, o alemão era ainda uma grande promessa do esporte. A comparação com Fangio é mais acertada pois ele era o grande campeão. E, depois de Senna, foi a vez de Schumacher ser comparado a Fangio. --Renzo Grosso Parla ! 22h09min de 20 de Julho de 2008 (UTC)

<utk> html>

Correcção 4[editar código-fonte]

Todo o artigo é muito tendencioso, sem a imparcialidade duma enciclopédia. Por exemplo, no parágrafo inicial:

É considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e o maior piloto da história do automobilismo.

Por quem é considerado? Que dados objectivos justificam esta afirmação?

Eu considero apenas esse ponto o "tendencioso" do artigo. Onde houver outros, por favor apontem. Não vejo nenhuma outra afirmação ou fato que não tenha sido notícia nos meios de comunicação. --Renzo Grosso Parla ! 22h09min de 20 de Julho de 2008 (UTC)

JMRRF - Porto, Portugal 2008

E SERIA MAIS PROVEITOSO SE VOCE SE REGISTRAR

Ayrton Senna é considerado por muitos como heroi da F1, entretanto para algumas pessoas, bem poucas (pois a etica e principios morais parecem ser artigo de luxo hoje em dia)existe uma verdade bem diferente para esta figura popular (e impopular)da F1. Inicialmente o esporte em si, corrida, sendo patrocinado pelas industrias do cigarro, provavelmente se configura como um esporte amaldiçoado, e qualquer pessoa envolvida neste circo, esta correndo o risco de se configurar como criminoso, ao endossar, veicular, e se beneficiar do vicio de milhões, que estão fadados a uma morte prematura, devido aos maleficios, bem estudados, da nicotina. Outro problema importante atrás do fumo, é o trabalho infantil nas fumageiras, muito pronunciado no pais de origem de Ayrton, o Brasil, que nos faz imaginar qual a função do equivocado Instituto Ayrton Senna, gerenciado por sua irmã Vivianne. Equivocado no sentido em que desautoriza o governo brasileiro em sua função suprema de cuidar do bem estar das crianças, atraves de uma saude e educação publicas adequadas. Retirando-se esta função, deixa-se o estado mais a vontade para não fazer a sua parte no trato da criança. A outra parte logicamente é de repsonsabilidade dos pais. Qualquer terceira pessoa envolvida na criação e desenvolvimento de uma criança, que não o estado e a familia, configura obviamente a falta de qualidade ou até mesmo a ausencia destas duas figuras chaves no desenvolvimento de uma nação. Outra importante faceta de Ayrton que não aparece em nenhum artigo que se propõem falar desta figura publica, são os rumores de sua homosexualidade, assunto aparentemente tratado homofobicamente por todos os que o que conheceram, se beneficiaram de contratos de negocios, e principalmente, no caso dos jornais e canais de tv, primaram por criar uma figura mitologica, endeusada e sem nenhuma falha. É sabidamente conhecida a voracidade com a qual Ayrton tratava a F1, não poupando meios, para conseguir seus intentos de vitorias, sendo que as derrotas o colocavam em um estado de angustia e raivas profundas. O que estava Ayrton tentando provar, com esta paixão doentia pela vitoria. Estas vitorias no campo dos esportes seriam uma compensação?

Recentemente o pai de Ayrton Senna está sendo processado judicialmente por crime de escravidão em sua fazenda de algodão na Bahia. Imaginá-se que formação moral e ética poderia vir de uma familia em que a exploração do ser humano, parece ser algo corriqueiro!

Lulafan (discussão) 14h54min de 16 de Agosto de 2008 (UTC)


Ok Sr. Lulafan. Não creio que seu nome verdadeiro seja "Alice" e certamente voce não mora no "país das maravilhas". No seu país deve ter muita coisa errada também. As acusações que voce faz contra o Brasil e o Intituto Ayrton Senna, verdadeiras ou não, são irrelevantes ao artigo. Estamos tratando de Ayrton Senna da Silva que foi uma pessoa de inigualável carisma e verdadeiramente apaixonado pelo que fazia e trouxe o brasileiro de volta à emoção da vitória neste país que, sem dúvida, ainda carece de heróis. Senna foi o orgulho de uma nação e sua morte trágica deixou o esporte órfão. Ele foi sem dúvida, e a imprensa mundial confirma, um dos maiores pilotos de todos os tempos. Quanto à sua homossexualidade, apesar de conhecida, não há registro comprovado exceto por fofocas de outros pilotos e alguns artigos em publicações sem credibilidade.

A paixão doentia de Senna por vitórias é uma realidade várias vezes discutida pela mídia. Isso fazia parte de sua personalidade e se ele tentava provar ou compensar alguma coisa, eu realmente não sei dizer.

Quanto a indústria do tabaco, hoje em dia o Brasil restringe bastante a publicidade de cigarros mas mesmo assim o consumo não diminui. Mesmo com toda a infromação a que os jovens tem acesso, o cigarro e as drogas ainda fazem parte corriqueira do cotidiano em todo o mundo. O jovem faz uso de drogas ou de cigarros pelas mesmas razões de sempre e, na maioria, porque os amigos o incentivam.

O Instituto Ayrton Senna, a exemplo de várias outras entidades do gênero, tenta suprir a deficiência que existe no estado brasileiro trato com os jovens carentes. E acredite: isso existe até nos Estados Unidos. O estado nem sempre cumpre seu papel em 100%. Para isso existem as entidades e as ongs sérias. E nenhuma delas desautoriza o estado.

Quanto ao pai do Ayrton, não tenho conhecimento de nada do que voce citou.

Mais uma vez, devo alerta-lo que o artigo trata da pessoa do piloto e não do instituto ou de seu pai ou do país. Ao escrever o artigo eu tentei fazê-lo com o máximo de imparcialidade sem deixar escapar as atenções para fatos colaterais.

De resto, convido-o a registrar-se no Wiki para que voce mesmo faça as edições que achar necessárias e participar das discussões sobre os artigos.

Abraços, --Renzo Grosso Parla ! 01h45min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)

Grafia da Vovó ?[editar código-fonte]

Não entendi essa "Grafia da Vovó" que o usuário Castelobranco quis impor ao artigo "Ayrton Senna" fazendo-o virar "Aírton Sena". De onde vem essa idéia ? Não é comum, no Brasil, a tradução ou simplificação dos nomes próprios. Se assim for Sr. Castelobranco, mude o seu próprio nome para Miguel. --Renzo Grosso Parla ! 23h30min de 22 de Dezembro de 2008 (UTC)

Na verdade, Renzo, ainda estou tentando entender como funciona isso por aqui. Sou a favor de manter os nomes proprios tais como ficaram conhecidos. Assim, Ayrton Senna seria o título adequado. Mas quando estava desenvolvendo o artigo da poetisa potiguar Auta de Souza, verifiquei que seu nome era de fato grafado com Z, e propus a mudança do nome na página de discussão. Nao havendo manifestações em contrário, alterei o nome do artigo, o que foi revertido logo em seguida pelo admin Dantadd, que usou exatamente aquele termo de "grafia da vovo" (eu jamais seria tão rude), para justificar que os nomes de pessoas falecidas devam ser escritos de acordo com a norma vigente. E segundo a mesma norma que ele cita, Ayrton Senna deveria ser grafado Airton Sena. Achei que havia entendido, mas parece que a norma vale para uns e não para outros... Sendo assim, vou insistir na alteração para Auta de SouZa.
Quanto à mudança do meu nome, acho que não se aplica ao caso, porque a discussão é sobre a ortografia de nomes próprios, e não sobre sua tradução. Miguel e Michel têm pronúncias diferentes e, portanto, ortografias diferentes. Mas se meu nome fosse Michell, por exemplo, acredito que um artigo publicado sobre mim depois de minha morte deveria ser grafado com 'll' mesmo, sem 'correção'. Os titulos de pessoas vivas sao grafados exatamente como sao. Assim, os jogadores de futebol Souza (Panathinaikos) e Souza (Atletico-MG) continuam sendo grafados com Z (ate sua morte, quando serao alterados para Sousa, pelo que estou vendo). Obrigado.

P.S. Desculpe o texto, estou sem os sinais de acentuação em meu teclado e preciso copiar e colar cada letra acentuada. --Castelobranco (discussão) 04h21min de 23 de Dezembro de 2008 (UTC)

Até onde eu sei, no Brasil os nomes próprios não sofrem mudanças ou traduções. Não acho correto que o nome de uma pessoa seja mudado porque a ortografia mudou. Baseado no que o Dantaad fez, realmente o Ayrton viraria Airton, mas isso é ridículo. Eu gostaria de ver ese tal documento e consultar um especialista em ortografia. Abraços, --Renzo Grosso Parla ! 11h24min de 23 de Dezembro de 2008 (UTC)
Primeiramente, o nome Ayrton é uma invenção brasileira e não faz parte da onomástica da língua portuguesa. O Senna dele não sei se tem origem portuguesa, portanto, é melhor deixar como está. A regra existe e já discuti diretamente com o Renzo. Quanto à atitude do usuário Castelobranco aqui neste verbete, trata-se de um ato um tanto disruptivo, que desde já peço que não se repita. Se quiser conversar sobre o tema, estou sempre a disposição. Dantadd (α—ω) 12h42min de 23 de Dezembro de 2008 (UTC)
Texto literal do AO-1990: Base XXI - Das assinaturas e firmas: "Para ressalva de direitos, cada qual poderá manter a escrita que, por costume ou registo legal, adote na assinatura do seu nome. Com o mesmo fim, pode manter-se a grafia original de quaisquer firmas comerciais, nomes de sociedades, marcas e títulos que estejam inscritos em registo público."
Logo, os nomes de pessoas vivas devem ser mantidos com a grafia constante do registro de nascimento. Após a morte, deve ser atualizada para a regra padrão atual. Então, "Ayrton" passa a "Aírton" (com acento por ser paroxítona). O caso de Senna é mais complexo, porque existe "Sena", mas se o sobrenome do grande piloto vier de uma origem italiana, os nn ficam. Mas se a origem for portuguesa, um dos nn cai. Eu fico predisposto a crer que, neste caso, Senna seja de origem italiana, pois ele é ítalo-luso-brasileiro. Sendo "da Silva" algo indiscutivelmente português, possivelmente o "Senna" seja italiano e, sendo assim, será mantido. Essa é uma pesquisa que não se resolve "jogando no Google", o que resolveria essa discussão de uma vez por todas. Fasouzafreitas (discussão) 12h05min de 27 de julho de 2009 (UTC)
A função dessa regra é simples: passados mais de cem anos, após tantas reformas ortográficas, sem contar a imaginação popular na hora de registrar um nome, ninguém pode afirmar, com certeza absoluta, qual era a "grafia original" de um nome. Muitos nomes que acreditamos serem os originais já são atualizações daquilo que se encontrava em registro. Assim, ao se fazer referência a algum nome, pode-se e deve-se fazê-lo seguindo a regra em vigor. Isso facilita a vida de todos e padroniza o idioma. O ideal seria os cartórios passarem a registrar as pessoas vindouras apenas com a regra em vigor, mas isso, infelizmente, não se verifica. --tony :: jeff ¿ 12h20min de 27 de julho de 2009 (UTC)
Ainda que meio tarde, gostaria de fazer uma pergunta que considero pertinente: e se o nome da pessoa, registrada no Brasil, é Jackson? Depois de morta, como ficaria? Jackson é um nome escrito em inglês que várias pessoas no Brasil carregam como nome próprio, algumas até com certa fama. 193.136.139.253 (discussão) 14h42min de 3 de novembro de 2010 (UTC)

Data de Aniversário[editar código-fonte]

Creio que um fato muito importante ficou escandalosamente errado. Ayrton Senna nasceu em 27 de março de 1960, e não em 21 de março.

Parcialidade[editar código-fonte]

Na seção controvérsias, o texto diz que Ayrton era ganancioso e sem moral. Pelo que dizem dele, ele era o completo oposto--João Vítor Vieira (discussão) 11h08min de 28 de julho de 2009 (UTC)


Cadeado pessoal[editar código-fonte]

Acho que a terceira vez que pego gente vandalizando hoje a pagina, olha o que saiu hoje:

Ayrton Senna morreu na California, numa corrida de Formula um, mas pena que o carro dele voou...

Fala sério, vandalismo toda hora, vamos manerar. Proxima vou entrar em contato com o adminsitrador. --LimaRS 23h36min de 10 de novembro de 2009 (UTC)

A morte de Ayrton Senna[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: A morte de Ayrton Senna

Estou traduzindo este artigo do inglês. Devido à falta de tempo, estou fazendo este trabalho aos poucos. Quem quiser ajudar, fique à vontade. Abraços: --Renzo Grosso Parla ! 21h15min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)

O texto acima foi movido de: A morte de Ayrton Senna CasteloBrancomsg 20h36min de 8 de maio de 2010 (UTC)

FUSÃO DO ARTIGO[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: A morte de Ayrton Senna

Numa primeira olhada, achei que o artigo em inglês era mais interessante mas agora percebo que tem muita enrolação e pouca coisa a acrescentar além da autópsia e mais alguns poucos fatos. Estou propondo a fundir este artigo ao Ayrton Senna já que ambos compartilham das mesmoas informações e, caso não haja discordância, farei as modificações nos próximos dias. --Renzo Grosso Parla ! 18h38min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)

O artigo sobre o Ayrton Senna é muito extenso e a inclusão da informação que aqui está vai torná-lo ainda mais gigantesco. Porque não haver dois artigos separados? Patrícia msg 16h56min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Eu propus a fusão porque no artigo "A morte..." existem muitas informações que já constam do artigo principal como, por exemplo, o dia do acidente, a explicação da causa, etc. Ele acrescenta muito poucoa coisa exceto a autópsia e alguns depoimentos. O artigo sobre o Ayrton Senna não ficaria muito maior e sim mais completo já que ambos tratam do mesmo tema e são complementares. --Renzo Grosso Parla ! 18h33min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

O texto acima foi movido de: A morte de Ayrton Senna CasteloBrancomsg 20h36min de 8 de maio de 2010 (UTC)

A parcialidade da seção "Apresentação" é óbvia, só não é vista por quem não leu o trecho ou está de má fé. O trecho parece texto de blog de fã, com pérolas como "Também é notável a dualidade de seu caráter. Esse desejo intenso de vencer na pista fazia grande contraste com sua personalidade humana e compassiva. Como um homem profundamente religioso, usou parte de sua fortuna para criar o Instituto Ayrton Senna, com o propósito de ajudar os jovens pobres do Brasil e no mundo.". RafaAzevedo disc 11h35min de 9 de junho de 2010 (UTC)

Não seja por isso, basta que se ajuste a passagem ! Onjackmsg 14h15min de 9 de junho de 2010 (UTC)
Como se esse fosse o único problema da seção (que, como eu já disse, parece blog de fã).... Aliás o artigo inteiro merece a tag, tem trechos deste naipe espalhados por toda a sua extensão. RafaAzevedo disc 14h21min de 9 de junho de 2010 (UTC)

O artigo inteiro por que?Vinicius LimaDiscussão 21h26min de 9 de junho de 2010 (UTC)

Não sou blogueiro e sim, fã das corridas, como dos pilotos e dos carros. Eu reescrevi esse artigo há dois anos e a única "imparcialidade" que apontaram no texto foi devidamente corrigida. Todas as informações contidas no artigo podem ser encontradas nas mais respeitadas publicações do mundo, inclusive nas outras Wikis, de onde vieram inúmeras referências. A maioria dos artigos biográficos contém passagens que parecem ter saído de um fã. Vide o artigo sobre o José Bonifácio, por exemplo. E tudo o que está alí é público e notório. Renzo Grosso Parla ! 02h12min de 11 de junho de 2010 (UTC)

Remarcação[editar código-fonte]

O atigo continua muito parcial.

  • “Senna envolveu-se em vários acidentes, com causas absolutamente controversas”
  • “sem contar os poderosos dirigentes do esporte”
  • “Graças ao excelente motor Renault de treinos, Senna passaria a ser o "rei das pole positions".” :-O
  • “A lendária curva Eau Rouge no circuito da Bélgica”

As passagens parciais se espanlham por todo o artigo e ainda tem a gíria “foi o enrosco que o piloto brasileiro teve com o jovem Schumacher” :-O

--Minerva97 (discussão) 22h23min de 12 de março de 2011 (UTC)

Concordo. "Enrosco" num artigo de enciclopédia é o fim da picada. RafaAzevedo disc 22h34min de 12 de março de 2011 (UTC)

tópico 'frases'[editar código-fonte]

existe um certo 'administrador' que insiste em retirar o tópico 'frases' da referida página, alegando não possuir fontes para manter tal seção. gostaria de informar a esta pessoa de pouca inteligência que as fontes são as revistas Veja, Istoé e Manchete, todas especiais, do mês de Maio, do ano de 1994 que noticiaram a morte de Ayrton Senna.o comentário precedente deveria ter sido assinado por Charlesluciano (discussão • contrib.) 01h40min de 16 de setembro de 2010 (UTC)

A pessoa de pouca inteligência creio que sou eu... A de pouca credibilidade, quem é? Ver: verificabilidade. Leandro Martinez msg 01h39min de 16 de setembro de 2010 (UTC)