Discussão:Bibi Bailas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Acredito que o reconhecimento do trabalho de mulheres cientistas brasileiras no meio de divulgação científica e combate à pseudociências enfrente alguns desafios, ainda mais com um argumento de "notoriedade não evidente e promoção de currículo/canal no youtube" para remoção da página. A tal notoriedade mencionada é sobre o enfrentamento de problemas estruturais evidentes, tanto dentro da academia quanto na internet como um todo, inclusive na própria Wikipédia agora. Sugiro, também, um repensar da visão que as mulheres recebem quanto a inclusão de notoriedade em plataformas, isso não é uma promoção de canal no youtube nem de curriculo lattes (como mencionado pelo argumento de remoção) e sim de um trabalho conquistado à duras penas em um ambiente hostil como a internet. Agradeço a atenção. NatashaLa (discussão) 13h26min de 14 de outubro de 2020 (UTC)[responder]

NatashaLa Olá, bom dia! Fico triste que tenha tido tais impressões. Os critérios gerais de notoriedade podem ser consultados aqui, e os específicos na aba lateral desse link. Mas adianto que não há distinção de gênero em nenhum deles, nem no critério geral, nem nos específicos, portanto o lugar de combatermos o machismo excede essas normas – que foram estabelecidas consensualmente pela comunidade e que, ressalto, não fazem distinção de gênero/sexo e afins.

Sobre os outros dois comentários, estão linkados com suas devidas explicações na proposição de eliminação rápida. Por Lattes, entende-se: "Artigos autobiográficos ou currículos sobre pessoas ou grupos de pessoas não são permitidos. A comunidade interpreta a existência desses artigos como vaidade e não para o aprendizado de todos.", a razão pela qual linkei esse "erro comum" é que o artigo cita o Lattes como fonte, nada mais.

A respeito do caráter divulgatório, pensei especificamente no tópico 5 do endereço linkado, onde diz "5. Propaganda. Toda informação sobre empresas e produtos deve ser escrita de forma neutra e objetiva. Todos os tópicos do artigo devem ser verificáveis com fontes independentes, então artigos sobre uma empresa local normalmente são inaceitáveis", ou seja, dizem respeito ao critério de verificabilidade e cobertura de múltiplas fontes independentes. Novamente, reforço que a justificativa não está, de nenhuma maneira, endereçada à biografada enquanto pessoa, mas exclusivamente ao presente artigo.

Como diz em WP:PPE/O que você não deve fazer: "[...] pedimos que não leve para o lado pessoal e que procure compreender o funcionamento do projeto. É compreensível que se sinta injustiçado ou irritado ao ver seu artigo eliminado após árduo trabalho, mas por favor, procure trabalhar de acordo com os complicados processos que os wikipedistas desenvolveram para gerenciar um dos maiores projetos colaborativos do mundo." Ainda, note que este não é o caso, pois o artigo não foi eliminado, e você pode adequá-lo aos critérios exigidos caso tenha interesse. Mesmo se for, há procedimentos que permitirão a republicação. Se tiver quaisquer dúvidas, e quiser, pode me contatar na minha página de discussão. Att, MikutoH fala! 14h20min de 14 de outubro de 2020 (UTC)[responder]

Alterações nas referências da página[editar código-fonte]

Olá,

Foram feitas atualizações e adição de referencial extra na página em questão. Frases que eram de alegação de notoriedade foram removidas. É importante salientar a necessidade de uma maior visibilidade das mulheres na Ciência.

Peço que a página seja analisada novamente antes de uma exclusão.

--FisicaBr (discussão) 02h14min de 2 de fevereiro de 2021 (UTC)FísicaBr[responder]