Discussão:Coreia do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estrela de artigo destacado Coreia do Sul é um artigo destacado; o que significa que ele (ou uma versão anterior) foi identificado como um dos melhores artigos produzidos pela comunidade da Wikipédia. Apesar disso, se puder actualizar ou melhorá-lo, por favor, faça-o.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
28 de novembro de 2010 Candidato a artigo destacado Promovido
4 de março de 2011 Candidato a artigo destacado Promovido
Estatuto actual: Artigo destacado


Untitled[editar código-fonte]

Quais são as curiosidades da Coreia do Sul?

Curiosidades da Coréia (http://www.ceap.g12.br/projetos2002/Pagina2B/CarolineFrancisRachel/PaginaGeo/coreia.htm)

- A capital dos brasileiros públicos, Suwon, em 1997 a prefeitura lançou a campanha: vamos transformar nossos banheiros nos mais belos e limpos do planeta.Conseguiram.Os suwoneses cuidam de seus banheiros como se eles fossem jóias delicadas. São banheiros onde se pode levar a família para jantar.Banheiros que viraram atração turística. Existem 16 banheiros de concurso, de concurso mesmo, eles ganharam um certo Prêmio especial para o Mais Belo Banheiro. Há banheiros que funcionam com energia solar, banheiros com dois andares, banheiros com suave som ambiente, com toalhinhas felpudas em vês de folhas de papel.Um dos mais famoso é o Solbatsan toilet, situado numa área central da cidade, o banheiro se situa no alto de um pequeno monte no qual se derraman as sombras de saudáveis pinheiros. O Solbatsan é dividido em três toaletes, as três têm aquecimento central, vasos de plantas nas pias e nos boxes, quadros nas paredes e esculturas nos cantos, revistas e jornais para distrair os freqüentadores, mas a principal qualidade do Solbatsan é a vista.O prédio é todo envidraçado, o freqüentador pode satisfazer suas necessidades enquanto admira a paisagem lá em baixo-os vidros só deixam ver de dentro para fora.

- As mulheres coreanas são tímidas, evitam exibir-se em público e cobrem seus corpos até quando vão à praia.

- Na Coréia os coreanos não atravessam a rua sem que o sinal para os pedestres estiver “aberto”, nem que não tenha carros passando ou vindo de longe, eles não se mexem sem que abra o sinal, mas quando o sinal se abre eles atravessam juntinhos feito um pelotão.

- Em vez de boate, o que existe em Ulsan (Coréia) é room music.Room music é, em tese uma sala de karaokê, coisa de que os coreanos gostam muito, mais do que arroz.É um quarto fechado, sem janelas, com sofás encostados às paredes e uma mesinha no centro, sobre a mesinha um caixa de lenços de papel.A finalidade “oficial” da sala é o karaokê, os coreanos iriam lá para assassinar suas musicas descansados, numa sala bem isolada acusticamente.Só que não é isso que acontece, quando o sujeito chega numa dessas salas de musica, um grupo de mulheres lhe são apresentadas.Ele escolhe uma, paga e faz sexo com ela ali mesmo, no sofazinho, para isso a caixa de lenços de papel.

- Assoar o nariz em público, principalmente em restaurantes, é sinal de extrema falta de educação.

- É o segundo país asiático com maior população cristã - um total de 25%, perdendo apenas para as Filipinas.

- Repolho é ingrediente fundamental na gastronomia. Há até um museu dedicado ao legume.

- Cerca de 20% da população tem o sobrenome Kim e 15%, Lee. Os nomes normalmente têm duas sílabas, separadas por hífen, e vêm depois do sobrenome (Kim Chung-hi, por exemplo).

- Nunca coloque os hashis (de inox ou prata) cruzados em direção ao fundo do prato de comida. Na posição vertical, lembram espetos de incenso numa cumbuca de cinzas - um claro sinal de morte.

- Nunca escreva bilhetes com caneta vermelha. Essa cor de tinta é utilizada em mensagens de inimizade.

- Criado em 1446, o alfabeto coreano (hangeul) é considerado um dos mais eficientes do mundo. Originalmente tinha 28 letras, mas hoje são usadas apenas 24. Ainda assim, 70% dos verbetes têm origem chinesa.

- O salário mínimo na Coréia é algo em torno de 1 mil reais, mas quase ninguém ganha tão pouco.

- As férias na Coréia duram só uma semana por ano.

- Cerca de 70% do território é coberto por montanhas, fazendo do alpinismo um dos esportes mais populares do país.

- Para a população o ginseng cura qualquer mal. Tem até um festival exclusivamente dedicado à raiz. Ela entra na preparação de comida como condimento, é chá, refrigerante, tônico, aguardente, salada, petisco, etc.

- Os coreanos contam o primeiro ano desde o nascimento. Um coreaninho já nasce com um ano de idade. Se você tem 15 anos, pela idade coreana teria 16.

Bibliografia: http://www.ceap.g12.br/projetos2002/Pagina2B/CarolineFrancisRachel/PaginaGeo/coreia.htm

Povo autolimpante[editar código-fonte]

Esta notícia está tão distante do nosso dia-a-dia que a primeira reação é duvidar da sua autenticidade. Pois não só há testemunhas como até virou notícia. No domingo, a Coréia do Sul conseguiu um empate heróico de 1 a 1 contra a seleção da França. Em êxtase, os torcedores asiáticos invadiram as ruas da cidade alemã de Leipzig para festejar. Pularam, dançaram e beberam até cansarem.

No início da manhã, por volta das 5h, chegaram os sonolentos garis, preparados para catar as montanhas de lixo deixadas para trás pelos torcedores após cada comemoração. Colocaram as vassouras a postos e… nada para varrer!

Segundo o “Estadão”, as ruas estavam limpas. Como? Os próprios sul-coreanos haviam dado conta do recado, recolhendo todo o lixo produzido durante a festa. Não sobrou um copo de plástico para contar a história.

“Foi genial, facilitaram muito nosso trabalho”, afirmou Ute Brueckner, porta-voz do serviço de limpeza de Leipzig. “Os lixeiros terminaram de trabalhar cerca de duas horas antes do horário habitual, graças à ajuda dos torcedores sul-coreanos.”

Esses coreanos inventam cada coisa. É o primeiro povo autolimpante da história.

Publicado por Luiz Antonio Ryff - 20/06/06 7:36 PM (http://nonsense.nominimo.com.br/?p=128)

japao lutando pela coreia (lolz)[editar código-fonte]

As origens da guerra remontam à Primeira Guerra Sino-Japonesa de 1894-95, na qual a China, então sob a dinastia Qing, foi derrotada pelo Japão e forçada a ceder o território de Taiwan e a reconhecer a INDEPENDENCIA DA COREIA. Como resultado da guerra, enquanto o Japão emergia como potência e realizava importantes medidas de modernização do país, a dinastia imperial entrava em colapso em função de revoltas internas e pelo imperialismo exercido pelas potências estrangeiras. As turbulências políticas na nação derrotada, nos anos imediatamente posteriores à guerra, levaram em 1912 à revolução que causou a queda do imperador e a fundação da República da China.

Hino da Coreia do Sul[editar código-fonte]

O áudio na coluna de informações gerais na página do artigo na verdade é o hino nacional do Japão(Kimigayo). Sugiro a correção deste erro, já que é uma ofensa para um coreano ter na página de seu país o hino da nação que os colonizou no passado. o comentário precedente deveria ter sido assinado por 201.81.66.148 (discussão • contrib.) .

Quais são as ref.s que precisam de formatação?[editar código-fonte]

É COMPLETAMENTE ABSURDO colocar a marca sem indicar quais são, pois olhando rapidamente para as ref.s todas elas parecem formatadas! Muito obrigado por colaborarem dessa forma no melhoramento do artigo! Ajudaram imenso tanto aqueles que o escreveram (não foi o meu caso), como aqueles que tentaram ajustar os detalhes! --Stegop (discussão) 18h17min de 24 de novembro de 2010 (UTC)

Também acho que a marcação nesse caso foi totalmente absurda, quem dera um quinto dos artigos da Wikipédia tivessem as referências tão bem formatadas quanto esse... RafaAzevedo disc 18h21min de 24 de novembro de 2010 (UTC)
Justamente, Stegop. Compartilho da sua revolta. Não entendi também onde é que estão as tais "refs sem formatação". A propósito, o único voto que creio que deveria ser anulado, ao meu ver, é o do Maddox. Heitor diz aí! 18h23min de 24 de novembro de 2010 (UTC)
Também acho que o artigo está com referências bem formatadas. Então, baseando-se nas críticas dos usuários acima, retirei a marcação e anulei o voto do Maddox. Marcos (discussão), 18h39min de 24 de novembro de 2010 (UTC).
Podia esperar eles (Maddox e Silent) responderem antes, né? Mas tudo bem. Heitor diz aí! 18h40min de 24 de novembro de 2010 (UTC)
Pra falar a verdade, é só a ref "163" que precisa de formatação. Porém ao ler o comentário do Maddox fui ver se existia mesmo esse problema, e logo na primeira ref sem formatação que vi, coloquei a TAG. Achei que fossem mais. A propósito, o imenso número de refs (E com a sua maioria formatada), dar uma impressão que todas estão com formatação, o que não eh verdade. Talvez aja até mais de uma, além da citada por min. Silent (Contact) 18h51min de 24 de novembro de 2010 (UTC)
A referência citada era a que estava contida na {{Feriados na Coreia do Sul}}. Referência formatada! Marcos (discussão), 18h53min de 24 de novembro de 2010 (UTC).
  • Retirei a tag. Caso eu encontre outra, recolocarei. Silent (Contact) 19h01min de 24 de novembro de 2010 (UTC)
Ao invés de sair colocando tags por aí, não seria melhor (e mais produtivo) corrigir a referência? Acredito que a tag deveria ser usada apenas quando todas, ou a maioria, das referências de um determinado artigo estiverem sem formatação. Do jeito que a coisa toda foi feita, me pareceu um desrespeito com o trabalho do Marcos. Heitor diz aí! 19h13min de 24 de novembro de 2010 (UTC)
Estou extremamente sobrecarregado com as PVs, e contudo, estava estressado de mais pra corrigir a referência. Silent (Contact) 19h26min de 24 de novembro de 2010 (UTC)


Link quebrado[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h37min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 2[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h37min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 3[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h37min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 4[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h37min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 5[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h37min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 6[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h37min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 7[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

  • http://kosis.nso.go.kr/cgi-bin/sws_999.cgi?ID=DT_1A1&IDTYPE=3&A_LANG=1&FPUB=3&SELITEM=
    • In Coreia do Sul on 2013-12-12 03:15:47, Socket Error: 'Uma tentativa de liga\xe7\xe3o falhou porque o componente ligado n\xe3o respondeu\r\ncorretamente ap\xf3s um per\xedodo de tempo, ou a liga\xe7\xe3o estabelecida falhou\r\nporque o anfitri\xe3o ligado n\xe3o respondeu'
    • In Coreia do Sul on 2013-12-21 18:37:48, Socket Error: 'Uma tentativa de liga\xe7\xe3o falhou porque o componente ligado n\xe3o respondeu\r\ncorretamente ap\xf3s um per\xedodo de tempo, ou a liga\xe7\xe3o estabelecida falhou\r\nporque o anfitri\xe3o ligado n\xe3o respondeu'

--LijeBot (discussão) 18h38min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 8[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h38min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 9[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h38min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 10[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h38min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 11[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h38min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 12[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

  • http://kosis.nso.go.kr:7001/ups/chapterRetrieve.jsp?pubcode=MA&seq=292&pub=3
    • In Coreia do Sul on 2013-12-12 03:16:12, Socket Error: 'Uma tentativa de liga\xe7\xe3o falhou porque o componente ligado n\xe3o respondeu\r\ncorretamente ap\xf3s um per\xedodo de tempo, ou a liga\xe7\xe3o estabelecida falhou\r\nporque o anfitri\xe3o ligado n\xe3o respondeu'
    • In Coreia do Sul on 2013-12-21 18:38:38, Socket Error: 'Uma tentativa de liga\xe7\xe3o falhou porque o componente ligado n\xe3o respondeu\r\ncorretamente ap\xf3s um per\xedodo de tempo, ou a liga\xe7\xe3o estabelecida falhou\r\nporque o anfitri\xe3o ligado n\xe3o respondeu'

--LijeBot (discussão) 18h38min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 13[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h39min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 14[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h39min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 15[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h39min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 16[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h39min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 17[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h39min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 18[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h40min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 19[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h40min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 20[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h40min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 21[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h40min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 22[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h40min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 23[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 18h40min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)