Discussão:Dialetos da língua portuguesa

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 8 de julho de 2018 de Frlara no tópico Mapa português

Uma nota sobre esta questão dos dialectos (de um mero leigo no assunto): acho estranho colocar os Açores todos num grupo quando existem diferenças bem maiores entre dialectos locais do que entre algumas das zonas indicadas em Portugal Continental. Dois exemplos: o dialecto utilizado na ilha do Faial (ou na zona norte da ilha do Pico) e o dialecto utilizado no interior da ilha de São Miguel (que é, curiosamente, semelhante ao utilizado na zona sul do Pico) são completamente diferentes quer na pronúncia quer em algumas das palavras utilizadas. Estas diferenças devem-se principalmente ao facto que nas ilhas não as pessoas não se deslocavam entre zonas mesmo dentro da própria ilha. Há 40 ou 50 anos atrás muitas pessoas na ilha do Faial só davam a volta à ilha (estamos a falar de cerca de 50km) uma vez por ano... na ilha do Pico a separação entre a zona norte e o resto da ilha é conhecida como "Fronteira" tal era a resistência em ultrapassar esta barreira natural. Portugalgay.pt 16:35, 23 Outubro 2005 (UTC)

Considero abominável a generalização dos "dialetos nordestinos" e a exclusão do dialeto baiano deste grupo, sendo que o baiano é o mais "típico", ou assim se faz na mídia. Há um abismo entre o dialeto pernambucano e o paraibano, entre estes e o cearense e, por fim, no interior daquele primeiro outros dois importantes (recifense/olidense), bem como em todos os estados há a divisão entre o dialeto das capitais e do interior e, como é óbvio, entre o litoral (em que normalmente situam-se as capitais) e o interior. Outros estados mais próximos ao Norte, por exemplo, também apresentam configuração sonora diferente. Enfim, essa classificação é, obviamente, precária e realizada por alguém que definitivamente não considerou com atenção os estados nordestinos. --Matheus M. de Brito (discussão) 14h05min de 10 de Dezembro de 2007 (UTC)


Discordo quanto à utilização do termo "Nortenho" para designar o grupo de dialectos portugueses que ocupa a região Porto-Braga. Tal termo não é usado pelo linguistas, pelo menos não com esse sentido restrito: note-se que o suposto dialecto "Nortenho" ocupa uma área geográfica a sul da área correspondente ao Alto-Minhoto... O conjunto de dialectos falados na região Porto-Braga inscrevem-se no grupo Baixo-Minhoto-Duriense-Beirão, podendo entrar-se em detalhes sucessivamente maiores (especificando áreas de ocupação sucessivamente menores), distinguindo por exemplo o "Portuense". Esta designação de "Nortenho" para designar os dialectos do eixo Porto-Braga parece-me denotar um enviesamento de algumas pessoas da dita região, que a intitulam restritivamente de "Norte", excluindo dessa designação os Transmontanos e os Alto-Minhotos (que se situam mais norte...). Sugiro por isso que o termo seja corrigido, reflectindo a designação usada pelo Instituto Camões: http://www.instituto-camoes.pt/cvc/hlp/geografia/mapa06.html 89.214.189.9 (discussão) 16h38min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Dialeto fluminense[editar código-fonte]

Que absurdo dizerem q o dialeto fluminense é falado nos "Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo", quem escreveu isso nunca ouviu um capixaba de nenhuma parte do Espírito Santo falando. A fala do capixaba é completamente diferente da fala do carioca, completamente! Uma coisa é dizer que o dialeto é falado também "nas regiões limítrofes com os estados vizinhos" (como o descrito no artigo 'Dialeto fluminense'), mas daí até dar a entender que o dialeto é tão falado no Espirito Santo quanto no Rio de Janeiro é inconcebível, isso precisa ser alterado. Imperatriz (discussão) 03h33min de 24 de Maio de 2008 (UTC)

Um dos piores...[editar código-fonte]

Infelizmente não dá para deixar passar um artigo desses. Este é sem dúvida um dos piores artigos da Wikipedia. Parece que foi escrito por uma criança com menos de 12 anos de idade. É por artigos assim que eu não consigo engolir esse papo furado de que um elevado número de edições gera um artigo de melhor qualidade.

Não tenho profundos conhecimentos sobre o tema, por isso não vou "ajudar a bagunçar", mas estou marcando para revisão na esperança que algum lingüista bem disposto possa dar uma melhorada.

Minha sugestão é a seguinte: precisa harmonizar os parágafos e revisar toda a parte técnica sobre os dialetos.

Talvez deixar clara a diferença entre "sotaque" e "dialeto" seja um bom começo...

O artigo é bom e muito relevante, mas precisa urgentemente de uma ajuda.

--Ziguirayou (discussão) 22h48min de 11 de Agosto de 2008 (UTC)

Este artigo contém um erro crasso e absurdo.

dialecto

   do Lat.  dialectu < Gr. diálektos, linguagem


   s. m.,
   linguagem peculiar a uma região, não diferindo essencialmente da linguagem das regiões vizinhas;
   cada uma das línguas que se consideram variedades do mesmo tipo fundamental;
   provincianismo.

Ora o que se está aqui a confundir são regionalismos, falas e sotaques com dialectos. Instituto Camões, nova proposta sobre dialectos 81.193.231.170 Instituto Camões, mapa dos dialectos em Portugal discussão) 18h04min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

Revisão Urgente[editar código-fonte]

Esse artigo está a criar uma confusão entre versões da língua portuguesa no Brasil e em Portugal com dialetos. Por exemplo, o Bretão como dialeto da língua francesa oficial.comentário não assinado de 88.2.50.165 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Diga-me onde isso está escrito que eu corrigirei, mas eu não encontro.JF (discussão) 17h59min de 30 de outubro de 2013 (UTC)Responder

Estremenho é um nome alternativo para o Português Padrão?[editar código-fonte]

Sei que se costuma dizer (erradamente) que o Padrão do português é o de Lisboa-Coimbra mas, como já deveria ter sido esclarecido, o Português Padrão é o de Coimbra, onde se diz espelho, vermelho, coelho, geração, mestrado, etc., e não é certo dizer-se como em Lisboa - espâlho, vermâlho, coâlho, gèração, mèstrado,... Tendo em conta que estremenho refere-se a Estremadura e que Coimbra não está na Estremadura, porque raios está estremenho associado ao Português Padrão? Tuggaboy (discussão) 00h49min de 24 de fevereiro de 2014 (UTC)Responder

Fusão Dialetos da língua portuguesa; Versões da língua portuguesa

Não percebo a exclusão do dialecto ribatejano, muitas vezes ignorado. Se não é um dialecto, em quais das categorias apresentadas se insere?

Mapa português[editar código-fonte]

Por favor, alguém poderia fazer uma legenda para esse mapa? Sem legenda é apenas um enfeite, não apresentando informação útil. A fonte para este arquivo parece ser [1], mas mesmo no original eu não consegui entender a legenda pois diferentes dialetos são mostrados na mesma cor, e ao mesmo tempo cores diferentes são usadas para a mesma categoria, ficou tudo confuso. Como não entendi, não posso fazer a legenda; peço que alguém com conhecimento do assunto esclareça estes problemas para que possamos ter um mapa bonito e informativo. Quando houverem informações coerentes eu me proponho a refazer o mapa, juntamente com o do Brasil, para unificar os estilos dos dois.

Para medir a importância do problema, ele afeta tanto esta página quanto outras 7 que hoje utilizam o mesmo arquivo, e possivelmente várias outras que podem passar a usar se ele for melhorado. Frlara (discussão) 21h15min de 8 de julho de 2018 (UTC)Responder