Discussão:Edifício Itatiaia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Nomenclatura da Rua Irmã Serafina e outras questões[editar código-fonte]

1. O nome correto do tipo de via é Rua Irmã Serafina, conforme se pode ver numa página[1] de informações históricas da empresa responsável pelo trânsito de Campinas. Embora a via na frente do Edifício Itatiaia possua duas pistas, isto foi consequência de um alargamento posterior, feito no final da década de 1950, quando o Ed. Itatiaia já estava concluído. A Rua Irmã Serafina vai até o número 1007, estende-se por 11 quadras (lado ímpar)/9 quadras (lado par) e somente o trecho entre a Rua Cônego Cipião e a Rua General Osório (5/4 quadras) possui duas pistas. A lógica do senso comum determina que vias com duas ou mais pistas sejam denominadas "Avenidas", embora no caso de Campinas isto não seja correspondente à realidade. A principal via da cidade, a Avenida Francisco Glicério é larga em boa parte de seu trecho, mas só possui uma pista na sua parte principal e em quase toda sua extensão, excluindo apenas duas quadras entre a Av. Aquidaban e a Rua Henrique de Barcelos. Outro caso: uma das principais vias da cidade, apesar do nome, é a Rua Piracicaba (Jd. N. Campos Elíseos), que apesar de ser rua, tem duas pistas. Outras vias, que seriam em qualquer lugar apenas "Ruas" em Campinas são chamadas de "Avenidas" em função de sua maior largura em relação às vias próximas (v.g., Benjamin Constant, Dr. Thomaz Alves, Barra Bonita, Dr. Carlos Stevenson, Cel. Silva Telles, etc.). Os recursos de busca de endereço na página dos Correios e de pesquisa no Google também confirmam a tese. Por tudo isso, vou alterar o tipo de logradouro de "Avenida" para "Rua", em prol da coerência com a nomenclatura oficial.

2. Embora a referência do item anterior diga que o Ed. Itatiaia tenha sido concluído em 1960, isto não corresponde à realidade, considerando que o habite-se, documento público que autoriza o início do uso e por conseguinte o final das obras, foi obtido em 1957 no caso do Itatiaia. O ano de 1960 está presente em duas das fontes, colocado na versão inicial do artigo por mim escrito (eram as fontes que eu tinha na época), mas quem lida com informações sabe que as fontes não são tão respeitáveis quanto sua aura talvez faça supor. Fica assim o aviso: o Itatiaia foi concluído em 1957 (talvez mesmo ainda em 1956, considerando a emissão do habite-se em fevereiro de 1957), mas o que vale é a informação oficial.

3.Outra informação problemática é a de que o edifício teria sido projetado originalmente com três apartamentos por andar, redivididos para quatro quando se percebeu que as vendas das unidades "supergrandes" não foram "tão boas". Os artigos e a dissertação de mestrado que mencionam os projetos do Itatiaia feitos por Oscar Niemeyer já mostram a divisão atual, pois a única coisa presente no projeto original retirada antes da - ou durante a - execução foram as varandas, eliminadas e substituídas pela solução única na fachada. O artigo da atual referência de número 1 em sua página 33, figura 16, mostra o anúncio original do lançamento do edifício já com os quatro tipos de planta hoje existentes, em nada se referindo a supostos apartamentos "supergrandes". Trata-se de outra questão a considerar.

Coloco-me à disposição para quaisquer dúvidas sobre a questão. Fasouzafreitas (discussão) 10h01min de 26 de dezembro de 2013 (UTC)[responder]

Eliminei referência aos apartamentos "supergrandes" e à tipologia de três apartamentos por andar, à medida que esta, conforme o item 3 da observação anterior, não se confirma pela observação visual anúncio original do edifício, que já mostrava a divisão atual dos cômodos e dos apartamentos. Assim, creio que a partir de agora praticamente não haja mais informação dubitável ou contraditória no artigo. Fasouzafreitas (discussão) 11h03min de 7 de janeiro de 2014 (UTC)[responder]

Referências

  1. VARONI, Marília (s/d). «Rua Irmã Serafina - uma pequena grande via». EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas. Consultado em 26 dez. 2013 

--

Talvez eu não possua conhecimentos o suficiente sobre engenharia/arquitetura para dar uma opinião mais "qualificada", mas alguns dos pontos eu gostaria de comentar de acordo com o que eu tenho em mãos:

1. Rua ou Avenida. Não conheço Campinas, e também não sei se existe uma qualificação específica do tipo oficial ou quais sejam os parâmetros de abordagem para a definição ao exato. O curioso a se notar aqui é a variedade de formas a que se é referida, algumas fontes trazem o termo rua, outras o termo avenida. A exemplo, encontrei um documento referente a uma reunião que disponha sobre o tombamento do edifício. Nela há uma série de argumentações e afirma em duas ocasiões que está "localizado à Avenida Irmã Serafina nº. 919". (Ata 380, Ordem do dia: c - Ofício nº 79/09, página 2-5, http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/atas/091046_Ata380.pdf).
2. 1960? Todas as fontes que encontrei mencionam que a construção ocorreu de 1954-1960 (ex.1 e ex.2 etc). Se de fato, o habite-se foi emitido em 1957 e não 1960 ou posterior, então há uma grande contradição. Eu gostaria de ter mais fontes com relação ao documento do habite-se, mas a sua fonte é coesa e confiável, uma vez que foi feita por profissionais da área e que apesar de não ter a data de conclusão específica, em nenhum momento encontrei qualquer alusão a 1960. Minha conclusão: 1960 pode ter sido um equívoco das fontes, e isso é muito provável. O que mais me convence de que o prédio tenha sido concluído em 1957 ou 1956, é um senhor chamado Ruy Novaes. De acordo com as fontes, ele foi prefeito após a construção do edifício ou pelo menos a maior parte dele em dois mandatos distintos. Encontrei um relato de um engenheiro da obra, www.youtube.com/watch?v=_1_RHka9ozM , que às 21:55 do vídeo menciona que nessa época, Ruy era apenas empresário. No começo do vídeo, a entrevistadora afirma que o Itatiaia antecede Brasília de 1956. De acordo com o Dr. Noir, em 1958 a construtora Ribeiro Novaes fechou as portas, o que implica dizer que o prédio deve ter sido antecessor a tal data. Se for possível, seria bom incluir o vídeo como referência.
Rafa Kenneth 17h40min de 7 de janeiro de 2014 (UTC)[responder]

Realmente, há as duas formas de referência - Rua e Avenida. Em verdade, nenhuma delas está errada. Originalmente, a Irmã Serafina é uma rua, tal como se pode ver nestes três exemplos: [[1]], [[2]] e [[3]]. Mas logo em seguida, passa a duas pistas, como se vê aqui: [[4]] e [[5]]. Eu prefiro a denominação rua, mas se acharem melhor avenida na hora do destaque, não pretendo me opor. A data de 1960 realmente deve estar errada, tendo sido colocada por um equívoco daquelas reportagens, que não foram feitas por um jornal reconhecido e que nem existe mais. Sei que na Wikipédia anglófona vídeos do Youtube podem servir como referência, mas duvido que o mesmo valha para a lusófona. Também não sou especialista em arquitetura ou engenharia, mas creio que o artigo já possua nível para destaque, ou pelo menos para artigo bom, uma distinção e tanto na Wikipédia. E por fim: muito obrigado, Rafael, por ter me ajudado a melhorar o artigo. Fasouzafreitas (discussão) 21h19min de 7 de janeiro de 2014 (UTC)[responder]